SóProvas


ID
1365256
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 - CONSTRUIR A REALIDADE

José Antonio Marina

Todos queremos viver em liberdade e procuramos construir caminhos para alcançar esse propósito. Se um problema atravessa nossas vidas, nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres, pois há limitações e dificuldades de atuar. Ficamos em uma rua sem saída.

Felizmente, a inteligência nos permite encontrar soluções e nos possibilita criar alternativas. O pensamento liberta! Não nos contentamos em conhecer, não nos basta possuir, não somos seres passivos. Nossos projetos buscam conectar-se à realidade e ampliá-la. Por exemplo, milhares de pessoas leem livros de autoajuda, pois desejam mudar sua própria realidade, ainda que os resultados sejam pequenos. Então, por que continuam lendo? Porque a simples ideia de que “se pode” mudar enche o coração de esperança.

Em muitas ocasiões, nos sentimos presos à realidade, sem poder agir, limitados pelas contingências da vida. Felizmente, a inteligência nos diz que, dentro de certos limites - a morte é um deles -, a realidade não está totalmente decidida; está esperando que acabemos de defini-la. A realidade não é bela nem feia, nem justa nem injusta, nem exultante nem deprimente, não há maniqueísmo. A vida é um conjunto de possibilidades que devem ser construídas. Por isso, nada é definitivo, tudo está por vir. As coisas adquirem propriedades novas quando vamos em direção a elas com novos projetos.

Observemos essa explosão do real em múltiplas possibilidades. Cada coisa é uma fonte de ocorrências, cada ponto se converte na intersecção de infinitas retas, ou de infinitos caminhos. Cada vez mais se desfazem os limites entre o natural e o artificial. 4

“Se um problema atravessa nossas vidas, / nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres”; o segundo segmento desse trecho do texto 1, em relação ao primeiro, funciona como sua:

Alternativas
Comentários
  • Nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres- consequencia de quando se atravessa um problema.

  • "Se um problema atravessa nossas vidas" -> Condição

    (então) "nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres" -> Consequência


  • d) consequência.

    Nota-se que o segundo segmento demonstra o que se sucederá ao ocorrer o que diz o primeiro.

  • Fui marcando condição por ver o "se". De fato é consequencia

  • A idéia da segunda oração é consequência da primeira.

  • O  "termo chave" do período é a conjunção consecutiva SE. 
    Ela, por natureza,  da ideia de causa/consequência,logo....ao nos depararmos com essa conjunção, basta analisarmos qual oração exprime causa e qual exprime a consequência dela.

  • Dá para fazer um link com a disciplina de raciocínio lógico:

    Se ----> Então = consecutiva

  • A questão pergunta o SEGUNDO segmento do texto.
    Só pela conjunção condicional, sabemos que o primeiro segmento é uma condição,porém o segundo é uma consequência dessa condição caso ela ocorra. Pensem da seguinte maneira: 

    "Se um problema atravessa nossas vidas, nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres" Se um problema atravessar nossas vidas,qual será sua consequência? Nos sentirmos impossibilitados de estar plenamente livres.

  • Sempre uso o  famoso " O fato de ( A ), faz com que (B)", para ver a relação de consequencia, e dá certo!

  • troquei assim 
    (causa) Já que um problema atravessa nossas vidas,
    (consequência) nos sentimos impossibilitados ...

  • Fiquei em dúvida entre condição e consequência..

  • Há claramente subordinação na segunda frase, logo se exclui ae b. Condição seria fácil demais. Então testei conjunções e percebi que a segunda oração é motivada pela primeira. Portanto, consequência.

  • Catarina Gonçalves, a questão pede o valor do segundo segmento em relação ao primeiro. Realmente existe um valor de condição no trecho do enunciado, mas esse valor é exercido pelo primeiro segmento. O segundo trecho é uma consequência do primeiro.

  • O fato de um problema atravessar nossas vidas faz com que nos sintamos impossibilitados de estarmos plenamente livres.

     

     

  • “Se um problema atravessa nossas vidas, de modo que/ de maneira que/ de forma que nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres”


    Resultado: efeito, consequência.

  • LETRA D

    d) Certo. O segundo segmento desse trecho do texto, em relação ao primeiro, funciona como sua consequência.

    Questão comentada pela Profª. Tereza Cavalcanti

  • consequência;