-
Absurdo esse gabarito, sempre soube que todavia e porém são conjunções adversativas. Não entendi nada
-
Acredito que não seja absurdo não.
A frase está errada, o que a questão diz é DEVE SER ALTERADO, apenas pegar a frase anterior "seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos.TODAVIA , os animais captam estímulos que nós não captamos." => TODAVIA = PORÉM, mas está errado.
Olhe abaixo
"seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos.POIS, os animais captam estímulos que nós não captamos."
-
...animal considerando que não só sua inteligência, mas também (CONJUNÇÃO ADITIVA)
seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia (CONJUNÇÃO ADVERSATIVA), os
animais captam estímulos que nós não captamos.
A FGV não pode deixar de considerar a letra A como correta. Cabe recurso!!
-
No meu humilde entendimento acredito que o gabarito está correto. O "pois" não esta como conjunção conclusiva, mas sim explicativa.
Leiam a primeira fase: "É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos."
A segunda frase explica o porquê dos sistemas sensoriais serem diferentes: "Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos."
Só que conjunções adversativas servem para expressar ideias contrarias, o que não temos aqui, logo não poderia ser "porém" ou "embora". A conjunção "logo" é para conclusão, e concluir o texto no segundo período é no mínimo estranho. E julgando como o sentido sendo de explicação a conjunção "todavia" esta empregada de maneira equivocada tornando a alternativa "E" incorreta.
-
Uma pegadinha básica. Todavia nos remete a substituição pelo porém. Mas a frase é explicativa e cabe um "pois". Letra B.
-
É cair na pegadinha!
mas depois que voltei a ler o texto percebi esse detalhe explanado pelos colegas
-
Será que alguém sabe se "pois" pode iniciar período, pela pequisa que fiz essa construção estaria errada.
-
Pegadinha do malandro.
-
Não concordo com o gabarito, visto que se trata de uma conjunção coordenativa Adversativa, Todavia, pode ser substituído por, Mas, porém, contudo, no entanto, entretanto....
Cabe recurso
-
O problema é que as pessoas confiam que todos os textos colocados na prova estão 100% corretos gramaticalmente, este é um caso claro de que os textos podem ter erros em sua construção! O autor usou a conjunção de forma equivocada! Se a construção estivesse correta a questão teria mais de uma resposta!
-
No texto tratado, visto que é uma explicativa da afirmação feita na primeira oração, o "pois" está correto pois trata-se de um termo anafórico, explicando-a.
-
Pessoal a FGV colocou este texto de propósito, ela queria que você percebesse que a conjunção ,no texto, foi empregada de forma incorreta, pois não a relação de adversidade entre os períodos. Perceba que o segundo período é uma explicação do primeiro; Por que os sistemas sensoriais dos animais são diferentes dos nossos ? Porque eles captam sinais que nós não captamos. Percebeu ? Não existe relação de adversidade para empregarmos o todavia. Veja só um exemplo : Fui à praia me bronzear, todavia choveu. Logo a alternativa correta é aquela que diz que a conjunção todavia deve ser alterada para "pois".
-
A muito tempo não via a FGV fazendo pegadinha. Vamos ter mais atenção!
-
Só consegui fazer voltando ao texto e colocando cada alternativa no lugar da original... "Pois" é a única que encaixou! E de quebra percebemos a intenção da banca em nos fazer "escorregar"... rsrs
-
pensei q a banca nao colocasse textos com erros....pensei q fosse condiçao 'sine qua non ' isso não acontecer....ou seja, nao se dá para raciocinar eliminando as alternativas q asseveram esses erros, pois agora descobri q isso pode acontecer....
-
Não vejo surpresa quanto ao texto estar incorreto, pois já resolvi muitas questões da FGV, e muitas delas pede para corrigir ou verificar o erro das frases nos textos. Isso cai muito!
-
(deve ser alterada para “pois”) > estranho não considerarem a colocação de maiúscula após o ponto final. Vixe ta feia a coisa. Cabe recurso!
-
-
Gente, entendo firmemente que o segundo período não é uma explicação do primeiro, mas uma consequência do mesmo. Como os sistemas sensoriais são diferentes dos nossos, os animais captam estímulos que não conseguimos. "captar estímulos" não precede ter sistema, é o contrário. Os animais conseguem captar estimulos diversos justamente por terem sistemas também diversos. A melhor alternativa é "logo".
-
Prezados,
Entendo que, tanto a questão quanto o gabarito estejam corretos (letra b). Senão, vejamos: a oração "os animais captam estímulos que nós não captamos" está explicando as orações anteriores que afirmam (em forma de tese) sobre os animais "que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos".
Por isso, não cabe o nexo "todavia" que caracterizaria a oração como adversativa, da mesma forma que o nexo "porém" (letra a). O nexo "embora" (letra c) somente poderia ser usado se de concessiva se tratasse. Já, o nexo/conjunção "logo" (letra d) somente poderia ser usado se a oração fosse conclusiva. Mas, neste caso, a oração "os animais captam estímulos" deveria ser uma conclusão, o que, pelo contexto, não podemos afirmar.
Portanto, a única resposta correta seria a letra b, alterando-se a conjunção para "pois", explicativo (assim como poderíamos alterar para "porque" ou "porquanto"), que somente leva a vírgula imediatamente após devido ao ponto final que o antecede. Pois (neste caso também explicativo... rsrsrsr), as orações poderiam perfeitamente serem escritas da seguinte forma "É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos, pois os animais captam estímulos que nós não captamos."
-
Gabarito B.
Há uma ideia de motivo, explicação, ... pois (porque)...
-
Parabéns ao professor pela excelente explicação! Obrigado!
-
Dica básica: A conjunção "pois" no início da oração será sempre explicativa.
-
O item "B", considerado CORRETO pela banca, determina ser devida a alteração da conjunção adversativa "todavia" pela explicativa "pois". Isso se mostra acertado tendo em vista a sequência lógica verificada entre o contexto da narrativa do primeiro período e daquela do segundo período. Entretanto, uma simples troca de conjunções não renderia completo acerto ao período em comento. "Pois, os animais captam estímulos que nós não captamos" continuaria gramaticalmente incorreto sem que a supressão da vírgula fosse realizada. Pois, via de regra, não se deve virgular após conjunção explicativa, salvo a presença de termo interferente (como exemplifica a inserção da expressão "via de regra" no início deste período).
Espero ter contribuído para a movimentação das ideias.
-
Questão linda!!! É bom aprender essas coisas, a maioria erra !
-
Gostei também da questão. Mas o texto não deveria aparecer de forma gramaticalmente correta? O certo seria a banca criar situações, exemplos de possíveis erros, mas não colocar um texto com erro gramatical. Muito explicativo a aula.
-
É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos.
Realmente questão caprichada. Na verdade continuou a dar caracteristicas aos animais.
-
"Todavia os animais captam estímulos que nós não captamos."
1ª observação: Mas, contudo, entretanto, todavia, porém, no entanto -> conectivos adversativos, que passam a ideia de oposição.
2ª observação: não a ideia de oposição que o trecho apresentando quer transmitir e, sim, uma relação de causa e efeito. Existe o caráter de tese e explicação.
Num primeiro momento, é difícil imaginar algo colocado no texto, na sequência há a explicação do motivo pelo qual é difícil imaginar.
São conectivos de explicação: pois, já que, uma vez que.
Assim, letra "b" é correta.
Bons estudos!
-
Não coloquei "pois" por causa da vírgula: se substituirmos apenas os conectivos, sem supressão da vírgula, causaria um erro gramatical na frase:
É difícil imaginar como pode ser o mundo de um
animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas
sensoriais são diferentes dos nossos. Pois, os animais captam estímulos que ....X .sensoriais são diferentes dos nossos, pois os animais.....
mas o enunciado não entra na questão de correção gramatical do texto reescrito com outro conectivo.....
-
Quanto mais eu estudo português mais eu gosto de TODAS as matérias de Direito, até tributário fica simples!
-
Pegando o exemplo da Monique Ribeiro, São conectivos de explicação: pois, já que, uma vez que.
E esse examinador diz que DEVE ser alterado para pois como se fosse a única alternativa possível, quando na verdade deveria ser usado o comando que usou na alternativa A. (PODE SER SUBSTITUIDA ADEQUADAMENTE.)
-
Ok, a B realmente está correto, mas a banca deveria mencionar no comando da questão sobre os devidos ajustes de pontuação". A Cespe, pelo menos, faz isso.
-
Ótima explicação do professor. Iluminou minha mente! kkk
-
Eu só fiquei mais tranquilo depois de olhar as estatísticas e ver que 74% caiu na mesma pegadinha que eu! kkkkkkkkkk
-
pegadinha da "malandra"
-
Professor Alexandre Soares arrasou na explicação!!! Ele costuma ser prático, mas nesta ele foi minucioso. Gostei!!!
-
Ótima questão! Só pra constar, errei rs... Mas entendi perfeitamente com os comentários abaixo.
-
A verdade é que somos reféns das bancas. Vi que o "pois" se encaixava, mas tornaria a frase incorreta. O "logo" na frase tem o sentido de "assim", o que semanticamente caberia, além de deixar a frase ortográfica e gramaticalmente correta. Assim, o fato é que precisamos ter sorte na hora de escolher as alternativas porque apenas o conhecimento não resolve. Aliás, muitas vezes atrapalha. Isso beneficia candidatos despreparados, o que é uma covardia para quem perde um concurso por uma questão como essas. Enfim, é isso mesmo! Força, Foco, Fé e SORTE.
-
Questão danada essa! Também errei. Show de bola a explicação do professor!
-
Ressalvas:
1)Perceba que no início de cada assertiva, eles colocam ideias de que a conjunção "poderia" ser trocada, ou seja, que ela está certa. A única que não possui essa ideia é a letra B.
2)Ainda acho que o termo mais adequado seria LOGO. Pois é PELO MOTIVO dos animais terem sistemas sensoriais diferentes QUE ELES captam estímulos que nós não captamos.
3)Trocando-se a conjução apenas por POIS gera incorreção gramatical, se não forem feitas as devidas correções, ALGO QUE A QUESTÃO NÃO BOTA.
Sei que não devemos lutar contra, mas essa questão deveria ser anulada.
-
Para mim, a dificuldade da questão é que ao mudar o conectivo adversativo (todavia) para explicativo (pois), muda-se semanticamente a relação estre os trechos pois, inicialmente, imaginamos que o fato de os animais captarem estímulos diferentes do que captamos se contrapõe à afirmação de que eles têm inteligência e sistemas sensoriais diferentes dos nossos, e ameniza também a dificuldade de imaginar seu mundo. Mas ao analisar essa ideia vemos que ela não faz muito sentido e que as frases têm realmente relação de afirmação e explicação.
"É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos, (pois) os animais captam estímulos que nós não captamos."
Pergunta >>> Por que "é difícil imaginar como pode ser o mundo animal..."?
Explicação >>> Porque "os animais captam estímulos diferentes dos nosso".
-
A pegadinha da questão é a gente querer substituir o conector que foi utilizado indevidamente por outro equivalente.
O segundo período complementa o primeiro e só faz sentido com o pois.
-
Eu acertei porque numa outra questão eu tinha colocado o 'logo' e era o 'pois', foi no chute.
Para mim, o 'logo' também serve. Não consigo ver a diferença sintáticamente entre o 'pois' e o 'logo'. Semânticamente percebo.
"...seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. LOGO, os animais captam estímulos que nós não captamos."
Se os sistemas sensoriais são diferentes, então captrão estímulos que não captamos.
Português da FGV é pra matar.
-
Puta sacanagem essa questão.
A banca se baseou na simples lógica: Uma conjunção adversativa deve obrigatóriamente nos reportar à OP da oração para analisar a coordenatividade (coordenação) ... o resto é uma questão de semântica. Essa, na verdade, é uma questão que une sintaxe, interpretação e semântica. Simples mas ordinária. :(
-
Discordo que tenha sido uma questão "boa", como muitos estão falando. É claro que a conjunção todavia não deveria ter sido usada, já que não expressa a ideia correta. Entretanto, colocar a conjunção "pois" ali gera um erro gramatical grotesco. Isso faz com que os candidatos tenham que escolher entre errar na gramática ou deixar o erro de sintaxe!
Mas isso nem é o pior de tudo. Se ficasse claro que nesses casos deveríamos dar preferência à sintaxe, tudo bem, nas próximas questões saberíamos o que fazer. Mas O GRANDE problema da FGV é a inconsistência na correção. Nunca sabemos qual a lógica a banca seguiu!
-
feita diretamente por lucinho...
filho do lúcifer
-
Se a relação entre os períodos fosse de adversidade, as alternativas A e E estariam corretas.
Para que fosse a alternativa C, o verbo teria que ir para o pretérito imperfeito do subjuntivo "Captassem"
A letra D, a relação entre os períodos não é de conclusão. (com a conjunção conclusiva os períodos ficam sem coesão)
Sistemas sensoriais são diferentes dos nossos, logo os animais captam estímulos que nós não captamos. (errado)
Sistemas sensoriais são diferentes dos nossos, pois os animais captam estímulos que nós não captamos. (relação de explicação)
Gabarito B
-
''Todavia'' é conectivo adversativo. Porém, dentro do contexto não caracteriza oposição de ideia. Sendo, portanto, uma ideia de explicação. Substituindo pelo conectivo ''pois'' (antes do verbo).
-
Erro da D: logo é conclusivo (conclusao) e a relação que as frases mantem é de explicação, por isso nao cabe "logo"
-
Letra C e D eliminei de cara.
Letra A e letra E são a mesma coisa. Se uma tivesse certa, a outra também deveria ta;
Sobra letra B
-
deve ser alterada para “pois”;
-
o pois deslocado é conclusivo, não explicativo. Se se pode usá-lo dessa forma, então poderia ser usado o "logo" também. Questão confusa.
-
Dúvido que se eu faço essa porcaria na minha redação, eu não teria perdido pontos.