SóProvas


ID
1370710
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Remédios e Venenos

No início do século XX, a indústria farmacêutica propagandeava as virtudes do ópio e da cocaína, puros e em vários remédios, para diversas finalidades, que eram consumidos livremente pela população, de crianças a idosos. Mas assim como não há registros da eficácia curativa dos remédios, também não há notícias de intoxicações e overdoses, e a ideia de "dependente de drogas" não existia.

Aracy de Almeida contava que, nos anos 30, se reunia com Noel Rosa, Mário Reis e outros artistas na Taberna da Glória e, quando a noite avançava e o cansaço chegava, mandavam um moleque à farmácia buscar "um bujãozinho de cocaína da Merck suíça", que era vendido legalmente no Brasil até 1937.

(....) Drogas sempre existiram, mas quando e como o consumo abusivo virou uma epidemia comportamental? Talvez nos anos 60, quando os hippies promoveram a cultura do LSD e da maconha, que eram associados ao ócio e à improdutividade, ao comportamento antissocial e à sensualidade pagã. A reação conservadora veio, nos Estados Unidos, com Nixon e a "guerra às drogas", que Reagan transformou em política de Estado, com os resultados desastrosos que se conhece e que fizeram tantos países repensar essa estratégia. Hoje a venda de maconha "medicinal" é livre em vinte estados americanos. Como no início do século XX.

No Uruguai, ela será comercializada pelo Estado, a preços populares (um terço da cotação atual na rua), mas sujeita a inúmeras, e inúteis, restrições. Estrangeiros não podem comprar, só fumar, e os usuários locais têm cota mensal de 40 gramas, mas podem vender a um amigo. Só 30% da população apoiam, mas o tabu foi quebrado e a experiência deles será uma pesquisa valiosa para nós.

(MOTTA, Nelson. O GLOBO, 13/12/2013)

O autor do texto colocou a expressão "dependente de drogas" entre aspas porque essa expressão

Alternativas
Comentários
  • Expressão linguística? Gabarito contestável, não?

  • As expressões linguísticas são aqueles termos ou frases que possuem um significado diferente daquele que as palavras teriam isoladamente. Esses termos trazem com eles traços culturais de determinada região onde são utilizados. Boa parte deles possui origem de alguma situação histórica ou de alguns hábitos que eram praticados pelas populações antigamente e que nos dias de hoje podem ter sido esquecidos.

    O uso dessas expressões é muito importante para a comunicação informal, tanto na escrita quanto na fala, sendo bastante utilizadas em discursos e correspondência formal.

    A pessoa que escreve ou fala, ao usar expressões idiomáticas tem como motivo a vontade de incluir na frase algo diferente que do que é pregado pela linguagem convencional. Ao utilizar esse tipo de expressão, essa pessoa pode fazer com que a frase tenha mais força ou suavidade, deixando-a mais rica. O poder de enfatizar os sentimentos de alguém fica mais claro.


  • Existem algumas expressões que são muito comuns em nosso dia dia como por exemplo: “Você acertou na mosca!” ou “Pode tirar seu cavalinho da chuva!” Mas quando dizemos que alguém acertou na mosca, essa pessoa realmente conseguiu acertar uma mosca? Sabemos que esse tipo de expressão é no sentido figurado, por isso chamado de expressão linguística. (Priscila Melo, site estudo kids) Na letra d o termo "dependente de drogas" não está no sentido figurado e sim no sentido literal da expressão. Alguém que depende de drogas. Neste caso, a questão é passível sim de ANULAÇÃO.

  • Discordo do gabarito, questão deve ser anulada.

  • a) a expressão comum na imprensa é "usuário de drogas"
    b) a ideia importante do texto é a tese ou o que motivou o texto
    c) depreciativo seria se fosse a expressão "maconheiro" ou "aspirador de pó"
    d) gabarito
    e) esses enunciados com afirmações depreciativas ou generalizadoras, você sempre desconsidera

  • Não entendi nada! Indiquem para comentário!

  • O termo ''dependentes de drogas'' tornou-se uma expressão linguística, pois o seu sentido é figurado, ninguém depende de nada, o termo correto para não ser uma expressão linguística seria usuário de drogas.

    Dizer dependentes de drogas é o mesmo de dizer que uma pessoa vive , come , respira, toma banho e faz todas suas atividades com drogas, que sem elas não conseguiria ser INDEPENDENTE

    LETRA D

    APMBB