SóProvas


ID
1383910
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         Uma história em comum

     Os povos indígenas que hoje habitam a faixa de terras que vai do Amapá ao norte do Pará possuem uma história comum de relações comerciais, políticas, matrimoniais e rituais que remonta a pelo menos três séculos. Essas relações até hoje não deixaram de existir nem se deixaram restringir aos limites das fronteiras nacionais, estendendo-se à Guiana-Francesa e ao Suriname.

     Essa amplitude das redes de relações regionais faz da história desses povos uma história rica em ganhos e não em perdas culturais, como muitas vezes divulgam os livros didáticos que retratam a história dos índios no Brasil. No caso específico desta região do Amapá e norte do Pará, são séculos de acúmulo de experiências de contato entre si que redundaram em inúmeros processos, ora de separação, ora de fusão grupal, ora de substituição, ora de aquisição de novos itens culturais. Processos estes que se somam às diferentes experiências de contato vividas pelos distintos grupos indígenas com cada um dos agentes e agências que entre eles chegaram, dos quais existem registros a partir do século XVII.

     É assim que, enquanto pressupomos que nós descobrimos os índios e achamos que, por esse motivo, eles dependem de nosso apoio para sobreviver, com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região podemos constatar que os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si. E, também, que o avanço de frentes de colonização em suas terras não resulta necessariamente num processo de submissão crescente aos novos conhecimentos, tecnologias e bens a que passaram a ter acesso, como à primeira vista pode nos parecer. Ao contrário disso, tudo o que esses povos aprenderam e adquiriram em suas novas experiências de relacionamento com os não-índios insere-se num processo de ampliação de suas redes de intercâmbio, que não apaga - apenas redefine - a importância das relações que esses povos mantêm entre si, há muitos séculos, “apesar” de nossa interferência
.

(Adaptado de: GALLOIS, Dominique Tilkin; GRUPIONI, Denise Fajardo. Povos indígenas no Amapá e Norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam? São Paulo: Iepé, 2003, p.8-9)

A passagem do texto que se mantém correta após o acréscimo da vírgula é:

Alternativas
Comentários
  • Gente, regras básicas de pontuação.

    Uso das vírgulas:

    Nº 1 - Não se coloca vírgula entre sujeito e verbo.

    Com isso, elimina-se a A e B.

    Nº 2 - Não se coloca vírgula entre verbo e objeto.

    Com isso, elimina-se a C e D.

    Gabarito E. A parte ANTES da vírgula é um termo adverbial deslocado, na sentença, do final para o início. Por isso, há vírgula. Na ordem direta seria assim: (...) podemos constatar que os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região. Aqui, não haveria vírgula.

  • Parabéns Welder,comentário bem elucidativo.

  • O problema de colocar o texto na ordem direta é a ambiguidade que é gerada, pois, também dá para entender que "um pouco mais de conhecimento está se referindo aos índios". Observem:

    "os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região."

  • a Essas relações até hoje, não deixaram de existir nem se deixaram restringir aos limites das fronteiras nacionais...

     ERRADO, "até hoje" deveria vir intercalado com 2 virgulas assim  Essas relações, até hoje, não deixaram ...

    b . Essa amplitude das redes de relações regionais, faz da história desses povos uma história rica em ganhos e não em perdas culturais... ERRADO ( não se separa SUJEITO de VERBO ... sujeito: Essa amplitude das redes de relações regionais  , verbo: faz )c. como muitas vezes divulgam os livros didáticos que retratam, a história dos índios no Brasil.ERRADO

    ... OS LIVROS DIDÁTICOS RETRATAM A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO BRASIL (NÃO SE SEPARA O VERBO DE SEU COMPLEMENTO, NO CASO EM QUESTÃO SERIA "A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO BRASIL)

    d. Processos estes que se somam, às diferentes experiências de contato vividas pelos distintos grupos indígenas com cada um dos agentes e agências que entre eles chegaram...ERRADO

    PROCESSO SE SOMAM ÀS DIFERENTES.... (NÃO SE SEPARA VERBO DO COMPLEMENTO, NO CASO "ÀS DIFERENTES...")

    e.... com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região, podemos constatar que os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si. CORRETO 

  • Virgula proibida:
    - Separando sujeito do verbo
    - Entre os complementos
    - Termo regente e o termo regido (complemento nominal, Adj adnominal)
    - Verbos que comõem uma locução verbal
    Gab E


  • Regrinha básica  NUNCAAAAA separa o Sujeito do Verbo e do seu complemento por vírgulas. 

    Só nisso mata-se a questão.

    Gab letra E

  • Regra básica nunca se coloca virgula na ordem direta: sujeito,verbo,complemento e adjunto adverbial...

    Obs: se o adjunto estiver deslocado fica entre virgula quase sempre e assim... Pontuaçao!

  • Não se separa:

     

    ---> sujeito do verbo

    ---> verbo do seu complemento (OD e OI)

    ---> verbo de ligação do predicativo do sujeito

    ---> oração principal da oração subordinada