SóProvas


ID
1383952
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida com clareza e correção, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, está em:

Alternativas
Comentários
  • a) possui 

    b) a fazer (nao existe crase antes de verbo)

    c)...mas, que se comunica (o "que"  e' fator atrativo do pronome "se")

    d) a fim (antes de palavras masculinas nao ha crase)

    e) correta

  • a) não existe nenhuma conjugação do verbo possuir na forma: POSSUE
    b) NÃO existe crase antes de verbo (à fazer)
    Quem elogia, no caso da frase,  elogia algo, logo o elogio é ao LIVRO de ELIANE Brum, não se admite preposição no ''O QUAL'', pois o verbo não pede preposição.
    c) Quando há substantivo, a atração é opcional, ou seja tanto faz ''A autoria se emociona'' ou ''A autora emociona-se'', já no segundo caso do SE EXISTE PRÓCLISE, pois o QUE precedente é fenômeno de atração, assim como: advérbios de negação, pronomes não retos, conjunções subordinativas, EM+GERÚNDIO e frases optativas(desejo). Então o correto seria ''....mas que se comunica....''
    d) a crase é usada erroneamente.
    e) CORRETA

  • Vacilei, não marquei E pois pensei que o correto seria "diversos personagens (masculino)" e não "diversas personagens" kkk loucura.

  • Um dúvida,na letra 'a',   "às vezes",deveria vir entre vírgulas,por ser uma interrupção a continuação da frase,correto?

    Quem puder tirar essa dúvida..

    vlw

  • verbos terminados em UIR (possUIR, polUIR, distrUIR, evolUIr......)

    na terceira pessoa do singular sempre vão terminar com i 

    obs: geralmente, em provas,  aparecem na 3p.sing  

  • Segundo a autora, o português de Dorica possue influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer. (Possui/ às vezes deve vir entre vírgulas) 

    Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas à fazer parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.(Não se usa crase antes de verbos no infinitivo) 

    A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que comunica-se com grande poesia nesse idioma. (Se comunica, erro de colocação de pronome)

    Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se à fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos. (A fim de é um conjunção, não pede preposição)

    Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira. (Frase correta)
    Bons estudos!!

  • Estou com uma dúvida: pode haver crase antes de palavra masculina como na letra e (à descrição do cotidiano)?

  • Por favor colegas, me ajudem. Na letra "C" aquela frase intercalada "que o português é a segunda língua" me pareceu também incorreta, não sei se falta coesão ou algo do tipo. Alguém concorda?

    Obrigada!
  • Apenas respondendo à dúvida da Monica Pessoa: a palavra descrição é substantivo feminino e portanto pode receber crase.

    Espero ter ajudado.

  • Obrigada Natalia. Notei quando coloquei "um descrição" e "uma descrição" 

  • Concordo plenamente com a Natalia Campos Oliveira, pois quando li pela primeira vez a letra C, nem cheguei à parte do erro de colocação pronominal (que comunica-se). O erro anterior (que o português é a segunda língua) me chamou a atenção, pois a construção correta seria "a quem o português é a segunda língua" ou ainda "cuja segunda língua é o português". Como não encontrei erro algum no item E, acabei acertando a resposta.

    Quanto à dúvida do Leonardo de Araujo, minha opinião é de que a locução adverbial "às vezes" é muito pequena para causar uma interrupção, portanto o uso das vírgulas separando essa expressão do resto da frase seria uma liberdade estilística que daria ênfase ao fato de que o entendimento era prejudicado apenas algumas vezes, e não uma obrigatoriedade.

    Espero ter ajudado. Obrigada! =)

  • Pessoal, eu acho que não há erro nesse trecho ''A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua,...''
    Pois o ''que'' pode ser facilmente substituído por: a qual.
    ''A autora emociona-se ao falar de Dorica, A QUAL o português é a segunda língua,...''
    Logo, sendo um pronome relativo, a partícula ''que'' retoma a ''Dorica''. 

  • Além do erro de crase na locução "a fim de", na letra "d", reúnem-se leva acento pelas regras dos hiatos.

  • A letra C, alem do problema de colocacao, esta sim com problema de clareza, frase no meio ta mal formulada. O enunciado pede clareza e correcao. A letra D, alem da crase, tambem tem um problema de clareza, a conjuncao embora deixa a frase meio sem sentido.

  • ACHO que há outro erro na letra A, no trecho: Segundo a autora, o português de Dorica possue influência da língua indígena e do francês, e por isso...


    O certo deveria ser: influência da língua indígena e da (língua) francesa. Pois a palavra língua está subentendida antes de "francês".

    Faltou concordância na frase.

    Aliás, esse "francês" parece até que está se referindo a um homem francês, e não ao idioma falado. 


    Se eu estiver enganado, me corrijam POR FAVOR!

  • "viagem" nesse contexto não deveria ser com "j"?

  • Pessoal, o professor explica bem esta questão no vídeo e ele traz que o pronome que deve ser usado na frase: "...que o português é a segunda língua..." seria o pronome "cujo". Vejam o comentário. 

    bons estudos
  • a) Segundo a autora, o português de Dorica possue influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer. (possui)

    As formas verbais dos verbos infinitivos term. em -oer, -air e -uir são grafados com "i".

    b) Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas à fazer parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.(a fazer)(o qual)
    DICA: Diante de AÇÃO(verbo) crase é marcação!
    Não há termo que exija a preposição "DE" que se encontra fundida com o artigo definido "o".

    c) A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que comunica-se com grande poesia nesse idioma.(se comunica)

    Erro na colocação pronominal. É um caso de próclise, devido a presença do pronome relativo "QUE".

    d) Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se à fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos. (reúnem-se)

    A palavra reúnem é acentuada: re-ú-nem-se (regra do hiato)

    e) Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira.CERTO!

  • Letra E

    Reescrevendo das frases corretamente:


    a) Segundo a autora, o português de Dorica possui influência da língua indígena e do francês, e por isso, às vezes, prejudicava o entendimento do que ela queria dizer.

    b) Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas a fazer parte do livro de Eliane Brum, o qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.

    c) A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que se comunica com grande poesia nesse idioma.

    d) Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se a fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos.


    e) Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira. (Frase correta)

  • Respondendo ao amigo que perguntou se não seria "viajem" em lugar de "viagem" na proposição D:


    Viagem e Viajem existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra viagem é um substantivo comum, sinônimo de jornada e deslocamento.

    Viajem é a forma do verbo viajar conjugada na 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (ex.: Que eles viajem) ou na 3.ª pessoa do plural do imperativo (ex.: Viajem vocês).


    No contexto da proposição D, "viagem" é substantivo, sinônimo de jornada e, portanto, está correta sua redação com "g".

  • a) Segundo a autora, o português de Dorica "possue" influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer. ERRADA - POSSUI

    b) Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas "à" fazer parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura. ERRADA - NÃO SEM CRASE ANTES DE VERBO

    c) A autora emociona-se ao falar de Dorica, "que" o português é a segunda língua, mas que comunica-"se" com grande poesia nesse idioma. ERRADA - CUJO E NÃO QUE, SE COMUNICA - O "QUE" ATRAI A PRÓCLISE

    d) Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se "à" fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos. ERRADA, LOCUCÃO " A FIM DE " NÃO TEM CRASE

    e) Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira. CORRETA. DEDICA-SE A+A DESCRIÇÃO = À

  • Complementando no tocante aos erros da alternativa A, a correlação dos verbos possuir (que está redigido errado) com o verbo "prejudicar" não está correta, este último deveria estar no presente do indicativo (prejudica). 

    ABraços!

  • Na letra E o titulo não necessitava ser separado por virgula ?

    muito obrigado

  • É incorreto colocar vírgula após "livro"??

    "Em seu livro, intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira. 

  • Na D a palavra conduzir também não deveria estar no plural? Conduzirem?

  • Marcus Dias, "conduzir" está correto na letra D, pois após preposição o verbo deve estar no infinitivo.
    (Em http://www.gramaticaonline.com.br/page.aspx?id=9&iddetalhe=318&idsubcat=60&idcateg=3)
    Também em Rodrigo Bezerra (2011, p 288), que afirma que as preposições são empregadas não só com os infinitivos simples, mas também com orações infinitivas (reduzidas).

    Armando Simões, a oração não é um aposto, mas sim um termo deslocado, tratando-se de um complemento.

  • Quanto à letra "D":

    As únicas locuções conjuntivas que recebem sinal indicativo de crase é "à medida que" e "à proporção que".

    Bons estudos!

  • Acredito que outro erro da letra C, que ninguém comentou é que a frase não tem clareza alguma. Não há continuação de sentido de uma frase com a outra. Emocionar-se ao falar de Dorica já tem um sentido completo, nada tem a ver com "que o Português é a segunda língua". A questão pede para vermos não apenas a correção (parte gramatical), mas também a clareza da frase.

  • O erro da letra C é a colocação pronominal do "comunica-se", o certo seria "se comunica".

  • Fiquei com dúvida na alternativa E. Caso alguém possa ajudar, gostaria de saber qual é o sujeito da frase  "que compõem a sociedade brasileira.". 

  • Não seria diversos personagens ao invés de diversas personagens......eu tinha marcado letra e....mudei e errei. alguém poderia me ajudar??

  • Terminações:

    UIR => escreve-se UI no final do verbo. Ex: possUIR = Ele possui.UAR => escreve-se UE no final do verbo. Ex: continUAR = É preciso que ele continue. 
  • Karla, a letra ''E'' não está errada porque existe o personagem e a personagem.

  • Obrigada Daniel!

  • a) Segundo a autora, o português de Dorica possui influência da língua indígena e do francês, e por isso, às vezes, prejudicava o entendimento do que ela queria dizer. 

    b) Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas a fazer parte do livro de Eliane Brum, o qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.

    c) A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que se comunica com grande poesia nesse idioma.

    d) Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se a fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos.

    e) Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira. (Frase correta)


    correta letra E

  • Na indicação da obra: O olho da rua, não deveria utilizar aspas ???
                                                                                                                                                                                                              ASPAS : COMO UTILIZAR ESSE RECURSO
    2- indicar nomes de publicações (científicas, literárias, da mídia) ou de obras artísticas 

  • Eugenio, o nome da obra já se encontra em itálico. Acho que as aspas são prescindíveis.

  • Obrigado Natalia, você está certa - realmente existe mais essa regra.

  • Na letra E não deveria ser diversOs personagens? Pois concorda com a palavra "personagens"


  • A palavra personagem pode ser comum de dois. Ou seja, tanto faz feminino ou masculino.Como exemplo: "A personagem Maria" e "O personagem Maria" estão ambos corretos.

  • Segundo a autora, o português de Dorica possue influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer.

    Pessoal, alguns colegas estão dizendo que esse "às vezes" deve vir entre vírgulas. Isso procede? Essa vírgula não seria facultativa por se tratar de adjunto adverbial curto?
  • GT, na letra e, considerada correta, tem diversas personagens". Não seria diversOs personagens?  E essa frase de à descrição se justifica como? Quem souber por favor me responda. Obrigada.

  • Cika,

    O substantivo "personagem" é comum de dois gêneros. Podemos escrever:

    O personagem ou

    A personagem.

    A palavra originalmente era apenas feminina, porém com o uso da língua ficou comum aos dois gêneros.

  • GABARITO = E

    A-) Segundo a autora, o português de Dorica possue (CORRETO = POSSU"I") influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer.
    B-)Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas à fazer (NÃO TEM CRASE ANTES DE VERBO) parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.
    C-)A autora emociona-se ao falar de Dorica, (FALTA ALGO AQUI. EX: CUJO PORTUGUÊS É A SEGUNDA LÍNGUA) que o português é a segunda língua, mas que (ESTE "QUE" ATRAI O PRONOME "SE". O CORRETO SERIA: MAS QUE SE COMUNICA) comunica-se com grande poesia nesse idioma.
    D-)Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se à fim de (A FIM DE NÃO TEM CRASE, ESSE "A" É SÓ UMA PREPOSIÇÃO) conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos.
    E-)Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se (QUEM SE DEDICA, DEDICA A ALGUMA COISA. O USO DA CRASE ESTÁ CORRETO) à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira. (TUDO CORRETO)

  • a)Segundo a autora, o português de Dorica possue influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer. POSSUI

     

     b)Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas à fazer parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura. NÃO SE USA CRASE ANTES DO VERBO

     

     c)A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que comunica-se com grande poesia nesse idioma. QUE SE COMUNICA ( O QUE ATRAI)

     

     d)Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se à fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos. A FIM

     

     e)Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira.

  • a) possui

    b) a fazer (sem crase)

    c) cujo português (...) que se comunica

    d) a fim de (sem crase)

    e) CERTO

  • Letra C sem clareza tmb!

  • NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!

  • A palavra "reúnem-se" não deveria ser assim acentuada?

    Já que estamos diante de U que é a sílaba tônica; está precedida de vogal; e forma sílaba sozinha ???

  •  

    a) Segundo a autora, o português de Dorica possue(possui) influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer.

    b) Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas à fazer parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.

    c) A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que comunica-se com grande poesia nesse idioma.

    d)Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se à fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos.

    e)Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira.CORRETA

  • a) E. Errado: possue. Correto: possui.
    b) E. Não se admite crase antes de verbos. Errado: à fazer.
    c) E. O termo 'que' atraí pronomes. Errado: que comunica-se. Correto: que se comunica.
    d) E. Errado: à fim de. Correto: a fim de (conjunção que expressa finalidade).
    e) C.

  • Dúvidas? "Afim" x "A fim" --> https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=10

  • GABARITO E

     

    Analisando bem rapidinho: (erros em vermelho)

     

    a) Segundo a autora, o português de Dorica possue influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer.

       ERRADO. Não existe essa conjugação do verbo, o certo seria POSSUI

     

     b) Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas à fazer parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.

      ERRADO. Não existe crase antes de verbo. O certo seria sem crase.

     

     c) A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que comunica-se com grande poesia nesse idioma.

      ERRADO. Caso de próclise. Pronome "que" SEMPRE atrai o pronome átono "se" para pertinho de você. Ficando "... mas que se comunica com grande ..."

     

     d) Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se à fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos.

      ERRADO. Não se usa crase antes de palavras no masculino. Certo seria "a fim"

     

     e) Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira.

    CERTINHO. Crase antes de palavras femininas e seu verbo pede preposição. Quem se dedica, se DEDICA A alguma coisa. 

     

     

    bons estudos.

  • a) possui

    b) a fazer / pelo qual foi elogiada OU o qual foi elogiado

    c) que se

    d) a fim

    e) correta!

  • "Descrição" não é uma palavra masculina? Sendo desnecessário o uso da crase.

  • Luan da Silva


    Descrição é uma palavra feminina. Quando tiver dúvida observe o artigo que antecede a palavra.


    Ex: a descrição , a emoção, a atitude


    o chão, o dia, o sofá.


    Espero ter ajudado


    :)


  • a) possui [cuidado com os verbos terminados em uir]; possuir, atribuir, obstruir

    >>> possui e possuem; atribui e atribuem, obstrui e obstruem

     

    b) a fazer (sem crase)

     

    c) que se comunica

     

    d) a fim de (conjunção subordinada adverbial final)

  • Estudem esse tipo de questão! 95% das provas da FCC, sempre cai uma!

  • ATENÇÃO!

    Questão corriqueira da banca FCC.

    A banca quer saber...

    A frase redigida com clareza e correção, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, está em:

    A - Segundo a autora, o português de Dorica possue influência da língua indígena e do francês, e por isso às vezes prejudicava o entendimento do que ela queria dizer.

    POSSUI É A FORMA CORRETA DE ESCRITA DA PALAVRA. A PALAVRA POSSUE ESTÁ ERRADA.

    B - Além das parteiras do Amapá, outras pessoas foram convidadas à fazer parte do livro de Eliane Brum, do qual foi elogiado por jornalistas e amantes da literatura.

    O CERTO SERIA SEM CRASE. NÃO EXISTE CRASE ANTES DE VERBO.

    C - A autora emociona-se ao falar de Dorica, que o português é a segunda língua, mas que comunica-se com grande poesia nesse idioma.

    ERRADO: QUE COMUNICA-SE. CORRETO: QUE SE COMUNICA. OCORRE PRÓCLISE E NÃO ÊNCLISE

    D - Dorica, Jovelina e outras parteiras reunem-se à fim de conduzir a jornalista em sua viagem pela floresta, embora revelando seus segredos.

    NÃO SE USA CRASE ANTES DE PALAVRAS NO MASCULINO.

    E - Em seu livro intitulado O olho da rua, Eliane Brum dedica-se à descrição do cotidiano de diversas personagens que compõem a sociedade brasileira.

    Gabarito “E”