SóProvas


ID
1393705
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todos desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos deixamos extraviar. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas são um apelo eloquente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, a união de todos nós. Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbirão e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. Sei que os homens morrem, mas a liberdade não perecerá jamais.

Charles Chaplin)

Assinale a opção que indica a frase em que a conjunção e mostra valor adversativo.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito interessante um conjunção aditiva "e" desempenhando função sintática de conjunção adversativa temos que estar atentos as outras função que pode ser desempenhada pelas conjunções aditivas.
    Letra E (Correta) “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.”  O Conectivo "e" da função de oposição na assertiva.
    Bons Estudos Alfartanos Força!!!

  • Não podia ser a C?

  • Alternativa E.

    Pensamos em demasia MAS sentimos bem pouco.

  • A frase C é constatada como frase aditiva e não adversativa.

  • Buscar substituição do "e" por "mas" (conjunção adversativa), ajuda identificar a alternativa correta.

  • E = Mas. Veja que a alternativa E é a única que te sentido adversativo, sendo as demais alternativas aditivas.

  • A frase apresenta uma impropriedade gramatical quanto à pontuação. Veja: a alternativa correta é a E. Mas devido a segunda oração ter valor semântico adversativo em relação à primeira - ainda que construída com a conjunção E, deveria, por regra, apresentar-se virgulada. Nas quatro primeiras alternativas, o E introduz oração com ideia de adição, soma; já na alternativa E, a ideia é de oposição, adversidade.

  • Nas assertivas A, B, C e D, a conjunção "e" tem a função aditiva. São orações coordenadas aditivas.

    Já na assertiva "E", a mesma conjunção tem valor adversativo(oposição).

    “Pensamos em demasia e(mas, porém, todavia, entretando, contudo) sentimos bem pouco.”

    Portanto temos uma oração coordenada adversativa.

  • É o tal valor "intercambiado" das conjunções.

  • Gab E

    Demasia- 

    Quantidade ou quantia sobrante. Excesso, descomedimento, desregramento AO CONTRÁRIO de "bem pouco".


    Logo está alternativa tem  valor adversativo.



  • Gab E

    Demasia- Quantidade ou quantia sobrante, excesso, descomedimento, desregramento AO CONTRÁRIO de "bem pouco".

    Logo está alternativa tem  valor adversativo.

  • Pessoal, a título de curiosidade, na letra E, seria o caso de vírgula obrigatória? Alguém sabe?

  • “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.” -> oração coordenativa é independente "e sentimos bem pouco" esta com ideia de oposição.

    Danilo Rodrigues -> Todas as orações coordenadas devem ser ligadas por vírgula, salvo as ligadas por E desde que o sujeito seja o mesmo .

    Espero ter ajudado = )

  • Obrigado, Carol. Entendido! 

  • Se você trocar por outra adversativa, a única que se encaixa é a opção E:

    “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.”
    “Pensamos em demasia, mas sentimos bem pouco.”
    Abs!
    "Quando você acha que sabe tudo, a questão vem e te derruba....."
  • letra e)

    As conjunções "e"," antes", "agora"," quando" serão adversativas quando equivaler a "mas".


    “Pensamos em demasia e (MAS)sentimos bem pouco.”

    Carlos fala, e (mas) não faz. O bom educador não proíbe, antes (mas) orienta. Foram mal na prova, quando (mas) poderiam ter ido muito bem.

  • A Exceção da regra das vírgulas seria com "e" ADITIVO. No caso temos um "e" com valor ADVERSATIVO. Logo deveria cair na regra geral. Todas as orações coordenadas são virguladas. Existe uma inconsistência nesta questão!

  • todas são aditivas, só a E é adversativa.

  • Matei a questão trocando o "e" pela conjunção adversativa "todavia".

  • Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. 

    Facilitaria chegar à resposta substituindo algumas palavrinhas para entender exatamente o que a frase quer dizer: 

    Pensamos muito, porém sentimos pouco.

    O fato de pensar muito, torna implícita a ideia de que deveríamos sentir de forma equivalente. O "e", no caso, traz uma quebra de expectativa, por isto fica enquadrado como uma conjunção adversativa, a exemplo das famosas: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, não obstante...
  • Gabarito E.
    Conjunção coordenativa 'e' com valor intercambiado, ou seja, seu valor original seria de adição, mas no contexto expresso desta oração ela demonstra a ideia de oposição.
    A primeira oração equivale a segunda.

    " Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."  
     Pensamos em demasia, mas sentimos bem pouco.


  • A,B e C - aditiva

    D - consequência
  • Não deveria ter vírgula? já que trata de oração adversativa?
    "Carlos fala, e não faz."

    Pq em: “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."
    não tem vírgula? 

    ¬.¬

  • Concordo contigo, Algum Concurseiro!

    Quando o "e" expressar valor adversativo, pode ser substituído por "mas". Nesse caso será antecedido por vírgula.

  • Acho que meu comentário pode ajudar nessa dúvida.

    Na frase quando há apenas um sujeito, a conjunção "e" não necessita de vírgula, porém quando na frase há dois ou mais sujeitos necessita de vírgula.

    Espero ter ajudado :)

    Gab.: Letra E

  • Uma forma que resolve indo direto ao ponto é ver se os termos ligados possuem significado que expresse adversidade, que possam ser contrários. Por iss, em questões como essa SEMPRE É PRECISO VOLTAR AO TEXTO pois dependendo do contexto as palavras assumem seus significados.

     

    Pensar e sentir são verbos com significados contrários? Não.

     

    Mas no contexto em que estão inseridos passam a ideia de razão fria x sentimento afetuoso. O que confere ao "e" o sentido de adversidade. Separado do contexto, realmente, a frase em si não expressa necessariamente uma adversidade. Mas o que a Banca deseja é selecionar canditados que, acima de tudo, consigam compreender funcionalmente o que está escrito.

  • nesse   tipo  de  questão  eu  devo  ler o texto?

  • Comentário:  Nas alternativas “a”, “b”, “c” e “d” a ideia é de adição. Já, na alternativa “e”, a ideia é de contraste, oposição, adversidade. O autor poderia ter dito: “Pensamos em demasia, mas sentimos bem pouco”. Note que “sentimos bem pouco” é argumento contrário a “Pensamos em demasia”. Deste modo, alertamos: não basta decorar as conjunções que pertencem a um determinado grupo. Mais importante é captar o sentido que um conector conjuntivo possui em um determinado contexto discursivo.

    (COMENTÁRIO DO PROF. DELVARTE SOUZA - CONSULTORIA EM CONCURSOS PÚBLICOS)

  • Em questões assim, uma coisa que tem me ajudado é ver as palavras que normalmente são opostas. Tipo, ''demasia'' e ''pouco''

  • Trocando pelo mas dá pra solucionar mais rápido: Pensamos em demasia, MAS sentimos bem pouco.

  • prosperando!rs

  • 31 comentários pra uma questão com mais de 93% de acerto. Bastavam uns 3, né gente?

  • Consultem o texto para ficar mais fácil de responder

  • GABARITO: LETRA E

    Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    A sua pesquisa é clara e objetiva.

    Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

    Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Na alternativa (A), a conjunção “e” une dois verbos que não se opõem: “odiar” e “desprezar”. Veja que ambos possuem um tom negativo.

    Na alternativa (B), a conjunção “e” une dois adjetivos que não se opõem: “boa” e “rica”. Veja que ambos possuem um tom positivo.

    Na alternativa (C), a conjunção “e” une dois substantivos que não se opõem: “liberdade” e “beleza”. Veja que ambos possuem um tom positivo.

    Na alternativa (D), a conjunção “e” une dois substantivos que não se opõem: “miséria” e “morticínios”(relação com morte). Veja que ambos possuem um tom negativo.

    A alternativa (E) é a correta, pois a conjunção “e” une duas orações que efetivamente se contrastam, pois pensamos muito, porém sentimos pouco. Note que os adjuntos adverbiais “em demasia” e “bem pouco” reforçam a ideia de contraste (muito e pouco, respectivamente).

    Observação: É fato que a conjunção “e” que possua valor adversativo deve ser precedida de vírgula, porém isso não foi empregado pelo autor do texto. Mas note que a questão não fez nenhuma menção ao sinal de pontuação. Simplesmente devemos nos ater ao sentido da conjunção. 

    Gabarito: E

  • GABARITO: E

    ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA

    As orações coordenadas sindéticas adversativas são aquelas que transmitem uma ideia de oposição ou de contraste. Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e (quando pode ser substituído por mas), mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão...

    Dúvidas? Chama o Walt.

    JUNTOS ATÉ A POSSE!

  • Chupa FGV kkkkk auuuuuuuuuuuuuuuu

  • tô emocionada

  • Resposta correta letra E

    “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."

    É só verificar qual frase tem relação de oposição com a outra, ou seja, quebra a expectativa, você esperava uma coisa e veio outra. Se o segundo valor for igual ao primeiro, ou seja, dois valores positivos ou dois valores negativos, ele é então aditivo, está apenas somando ao valor que já tinha sido dito. Agora se ele é um valor diferente, contrário, é adversativo.