SóProvas


ID
1401862
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia reuniram-se para desenvolver o planejamento de Comunicação dos próximos cinco anos. Decidiu-se por uma pesquisa para levantar o percentual da população do estado que conhece os procedimentos para a abertura de um processo judicial. A assessoria de comunicação do Tribunal apresentou a proposta para a realização de diversos focus groups (discussão em grupo). Para o caso em questão, essa metodologia é:

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa em grupo é inadequada para a situação. Geralmente as focus group são usadas para casos em que os pesquisadores querem perceber opiniões mais aprofundadas sobre os temas em discussão. São feitas perguntas de caráter mais genérico. Busca-se também verificar tendências, entre tantas outras coisas. É uma pesquisa qualitativa.  Para a necessidade em questão seria mais adequada uma pesquisa qualitativa apenas para saber quem sabe ou não sabe os procedimentos. Vejamos a definição de focus group, fartamente encontrada na internet:  

    "Este tipo de pesquisa serve para se verificar quais são as reações das pessoas em relação a determinado assunto ou produto. Antes de fazer uma pesquisa mais específica (com perguntas objetivas), é preciso ter uma noção sobre o assunto pesquisado para realmente se criar um foco no levantamento. Aí que entra este tipo de pesquisa. Na Discussão em Grupo ou Focus Group é que saem informações básicas para pesquisas mais aprofundadas." 



  • Como está no próprio enunciado, "Decidiu-se por uma pesquisa para LEVANTAR O PERCENTUAL da população do estado que conhece os procedimentos para a abertura de um processo judicial." Se a intenção é levantar o percentual, deve ser feita uma pesquisa QUANTITATIVA.