SóProvas


ID
1422706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os recentes anúncios do Governo Federal acerca do aproveitamento de gás de xisto por meio de fraturamento hidráulico de rocha (folhelho) em bacias sedimentares do país têm causado polêmica, nos meios técnico e científico, em razão dos riscos ao meio ambiente, principalmente aqueles relacionados à contaminação de aquíferos. Em relação a essa temática, julgue o ite subsequente.

Os riscos relacionados à atividade de extração do gás de xisto são classificados como riscos tecnológicos.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Se nao existe tecnologia adequada para nao causar dano entao a culpa e tecnologia!
  • Sobre risco tecnológico devemos destacar que, segundo Sevá Filho (1988, p. 81), a abordagem desse tipo deve levar em conta três fatores indissociáveis: o processo de produção (recursos, técnicas, equipamentos, maquinário); o processo de trabalho  (relações entre direções empresariais e estatais e assalariados); e a condição humana (existência individual e coletiva, ambiente). Equivale a dizer, grosso modo, que, onde pelo menos um desses fatores for encontrado, haverá risco tecnológico ou a probabilidade de um problema causado por ele. 

     

  • Perfeitoooo Ana!

  • Obrigado, Ana Paula!

  • Repararam que a colocação pronominal deveria ser: "que se vinham firmando"

    Há também um detalhe: No texto, a colocação pronominal está correta, pois o pronome está conectado com a palavra "firmando". Já no comando da questão eles passaram o pronome pra palavra "vinham".

    QUE = Pronome Relativo.