SóProvas


ID
1452631
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um outro leitor declara o seguinte: “Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto: porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida aquela que atingiu alguém? Se o objetivo das balas é matar e, na melhor das hipóteses, ferir alguém, sempre que aquilo acontece a bala cumpriu sua função e, assim sendo, não deveria ser chamada de bala perdida".

As opções a seguir apresentam trechos da carta do leitor sobre “bala perdida" que mostram alguns erros no emprego da língua.
Esses erros estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • a A também está certa, pelo fato de que "no noticiário" é um adjunto adverbial  e o adjunto n está no fim da frase por isso deveria ter virgula pra marcar a deslocação...


  • GABARITO CORRETO: A

    Também marquei alternativa D por pensar que a melhor das hipóteses seria ferir, a pior, matar.

  • Devemos prestar atenção nesses enunciados, o examinador pediu a opção correta dentre as erradas, logo todas estão erradas exceto 1. Assim, a melhor opção seria a letra A, pq. no noticiário é um adjunto adverbial deslocado e prefere-se o uso da vírgula!"

  • Lediane se você rever a questão verá que ela pede o inverso do que você falou. Olha -->
     Esses erros estão listados a seguir (erros que foram apontados no texto) (sendo as correções corretas), à exceção de um ( 1 erro não foi apontado ).  Assinale-o.

  • Eu marquei a A, e o Gabarito assinala a D... E agora? 
    Observei que a D estava errada visto que o "melhor das hipóteses" é do ponto de vista do escritor e não do objetivo da bala que é matar, então na "pior das hipóteses" seria ferir alguém, portanto ele empregou mal o termo. 
    Logo me resta a A como correta, porém este gabarito... 

  • Raciocínio Lógico: Se você, por força do destino, tiver de ser atingido por uma bala perdida, o que preferiria:

    -que ela te matasse?

    -que ela apenas te ferisse?

    Bem, eu acho que apenas FERIR seria a melhor das hipóteses!

    Agora com relação ao objetivo da bala... a bala não tem desejo nenhum ela é um ser inanimado... aqui foi utilizado uma figura de linguagem.

  • Concordo com a colega, a solução para essa questão está na lógica: se matar alguém é mais grave do que ferir, consequentemente, o termo "na pior das hipóteses", como assinalado na letra D, está equivocado, pois o autor utilizou-se do termo correto.

    "Na melhor das hipóteses ..." (refere-se ao fato da bala ferir alguém) é o mais adequado quando o autor quer expressar que ferir alguém é "menos grave" do que "matar".

  • PRA MATAR A QUESTÃO:


    A BANCA diz que os erros estão listados nas alternativas a seguir, propondo as alterações, EXCETO: Ou seja, que alteração você fizer vai incorrer em erro (já que as alterações propostas estarão corretas)?


    VAMOS EM FORMA DE PERGUNTA PRA COMPREENDER?


    A) Deveria haver vírgula após o termo “no noticiário". ? 

    RESPOSTA : SIM, DEVERIA -->Toda vez que vejo (,) no noticiário (,) ......)

    _______

    B)  Deveria haver vírgula após a oração “que alguém foi atingido por uma bala perdida".?

    RESPOSTA. SIM, DEVERIA ---> (,) no noticiário (,) que alguém foi atingido (,) --> adjunto adverbial longo.

    _______

    C) A grafia do termo “porque" em “porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida aquela que atingiu alguém" deveria ser corrigida para “por que".?

    RESPOSTA. SIM. Nesse caso, como se trata de pergunta em início de oração, é separado sem acento.

    _______

    D)  O termo “na melhor das hipóteses" deveria ser substituído por “na pior das hipóteses", para ser mais coerente.?

    RESPOSTA: NÃO. Pois NAS HIPÓTESES de morrer ou de  ser ferido por uma bala, a MELHOR das hipóteses é ser apenas ferido. 

    ________

    E)  A forma do demonstrativo “aquilo" deveria ser substituída por “isso", para melhor adequação.?

    RESPOSTA. SIM. O texto diz que a bala cumpriria sua função social de que forma? ATINGINDO  a pessoa, seja a matando OU  ferindo. Quando o texto põe o termo "aquilo", dá a impressão de que está retomando "matar", e que essa seria a função social (objetivo) da bala, o que não é verdade. A função social dela, no caso, é ATINGIR, seja matando ou ferindo. Assim, seria OBRIGATÓRIO colocar o termo ISSO no lugar de AQUILO, por que retomaria as duas hipóteses (matar ou ferir - termo anafórico).


    GABA. D

  • ótima explicação Marcus Vinicius!

  • o BIZU da questão é saber que 4 alternativas vão estar certas ou erradas, a estranha será o gabarito.

    a) Deveriab) Deveria C) deveriaD) NAO DEVERIAE) deveria
  • Eu só não marquei a D porque eu pensei como quem atira.  rsrsrs

    A melhor das hipoteses - Matar

    A pior das hipoteses - Ferir


  • misericórdia de questão. pensei que nem o rafael peixoto! ORA se a função da bala é atingir o alvo...a melhor hipótese é matar e a pior apenas ferir. aiaiai

  • Observação: se, numa prova discursiva da FGV,  eu fizer uma redacão m-e-r-d-a como o texto dessa questão, eu tiro zero. Elaborador dos infernos: ninguém sabe o que ele pede. TEM MISERICÓRDIA SENHOR DE NÓS POBRES CONCURSEIROS !!!

  • KKKKKKKKKKK...o que este examinador pensa eu não sei, louco

  • As alternativas A e B são muitos estranhas, porque segundo a gramática um adjunto adverbial de pequeno corpo (uma até duas palavras), não necessariamente, mesmo estando na ordem inversa, precisa ser separado por vírgulas. Além disso, a oração "que alguém foi atingido por uma bala perdida é uma oração substantiva objetiva direta, ou seja um termo integrante, em que  usualmente não se separa por vírgulas. O termo "Deveria ser ..." passa por cima do facultativo

  • Parabéns, Marcos Vinícius. Respondeu com clareza e objetividade às cinco opções.

  • Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário',' (essa separação pode ser feita?) que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto:"

  • Letra C é fácil de matar em uma prova

    Porque = Pois
    Porquê = substantivo ou substitui por motivo,ex:este é o porque deu não ter feito isso/este é o motivo deu não ter feito isso.
    Por que= por qual motivo/por qual razão (usado em interrogações)
    Por quê = usado em finais de orações

    vlw aquele abraço!!!

     

  • Que enunciado #*@#$*#
  • É desaffiador saber se a banca pediu a alternativa certa ou a errada nessa questão. 

    E por incrivel que pareça ela pede a alternativa ERRADA.

    Cheia de pegadinhas...

  • Não assinale a opção que não estiver não errada.... 3$%¨@#%¨&@#$

  • Puxa!

    Pegadinha essa viu.

  • Pra mim esse (que) da letra A retorna a notíciario.... Ela não está errada como fala a questão...

  • lopes, esse (que) da letra A não retorma a palavra notíciario. Ele é uma conjunção.

    Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto 

    Toda vez que vejo, ou leio,isso no noticiário...

     

  • Alternativa D

    Pois de matar e ferir, ferir seria melhor hipotese.

  • a) Deveria haver vírgula após o termo “no noticiário". CORRETO!

    - Comentário: 
     o complemento de um verbo ou de uma oração, não podem ficar separados por vírgulas, e se houver um termo intercalando-os, deve ocorrer a virgula "2x" para manterm a concordancia. Vamos usar o exemplo da questão para ficar melhor o entendimento: 

    Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida. "No noticiario é uma locução adverbial descolocada, se fosse no começo da frase, a virgula seria facultativa, visto que, a virgula só será obrigatoria para locuções adverbiais com 3 ou mais palavras (segundo academia brasileira de letras), como no caso da questão ela está entre a oração principal e seu complemento, como já citado, precisa ocorrer a virgula duas vezes para ficar dentro das regras da gramatica. O certo então seria: 

    Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário, que alguém foi atingido por uma bala perdida.

    b) Deveria haver vírgula após a oração “que alguém foi atingido por uma bala perdida". CORRETO! 

    - Comentário: Oração subordinada adverbial (sobretudo as que vierem antes da principal ou intercaladas), devem ser separadas por virgula. Resumindo, o "eu me pergunto" está deslocado da frase, posposto à oração subordinada, logo, virgula nele. 

    c) A grafia do termo “porque" em “porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida aquela que atingiu alguém" deveria ser corrigida para “por que". CORRETO! 

    - Comentário: 
    nesse exemplo, o porquê está sendo usado como particula causal,logo, a forma correta seria "por que", que é o equivalente a "por qual foi motivo, por qual razão". 

     d) O termo “na melhor das hipóteses" deveria ser substituíd por “na pior das hipóteses", para ser mais coerente. CORRETO! 

    - Comentário: 
    questão mais de interpretação de texto

    e) A forma do demonstrativo “aquilo" deveria ser substituída por “isso", para melhor adequação. CORRETO e ATENÇÃO! 

    - Comentário: 
    a FGV adora cobrar a função do pronome demonstrativo. Seja ela espacial, temporal, distribuitiva ou referencial (caso da questão).
    Na questão a FGV cobra os conhecimentos acerca da Função Referencial do pronome demonstrativo e função distribuitiva, no caso da função referencial, o "isso" refere-se a algo já citado anteriormente no texto, ou seja, tem função anaforica (AN de ANtes), o "isto" equivale a algo que ainda será dito no texto, tem valor catafórico. 

    Exemplos: "isso" sendo usado como termo anafórico - Eu falei que ele estava errado. e isso o incomodou. 
    "isto" sendo usado como termo cataforico- Eu falei isto: você está errado.

    Obs: o "aquilo" pode ser usado também como termo anaforico, acontece quando ele se refere a algo já citado no texto (e está em função distribuitiva), só que "distante", o "isto", quando em função distribuitiva, também pode se referir a algo já citado no texto, só que ao contrario do "aquilo", ele se refere a algo próximo. 

    Exemplos: Todos nós conhecemos João e Maria. A imagem desta (MARIA) tem como reflexo aquele (JOÃO).

  • GENTE, ATENÇÃO NA HORA DE COMENTAR ! MUITOS ALUNOS ESTUDAM E SE BASEIAM NOS COMENTÁRIOS DOS ALUNOS!!

    Willian Sampaio (COMENTÁRIO ABAIXO)  comentou errado ..! O gabarito é letra D!

     d) O termo “na melhor das hipóteses" deveria ser substituíd por “na pior das hipóteses", para ser mais coerente. CORRETO! 

    - Comentário: 
    questão mais de interpretação de texto

  • Gabarito D

    Observe que a questão pede a asertiva que não necessita ser corrigida. 

    "na melhor das hipóteses" esta correto, não tem sentido ser alterado para "na pior das hipóteses"!!

  • Entender o enunciado foi mais difícil do que responder kkkk

  • Bah, ratiei nessa questão...era para marcar a assertiva que não precisaria correção.

  • Bah, ratiei nessa questão...era para marcar a assertiva que não precisaria correção.

    2

  • Não marquei a letra D....pois pensei que a alteração para na pior das hipóteses caberia, pelo fato de que se objetivo das balas é matar, se ela não mata e fere, então é o pior tomando como base a bala e não o alvo. Para o alvo é melhor, mas para a bala é pior, porque o objetivo da bala é matar.

    OBS: por outro lado a pior das hipóteses para o objetivo da bala seria nem atingir o alvo. Mas não está escrito. E agora.

  • Poderia ser letra A.

    É um advébio curto deslocado, a virgula n é obrigatoria(deveria).

    Se eu estiver errado, me corrijam.

  • Questão inteligente com um enunciado mal feito. O examinador deveria estar louco, no momento em que elaborava. Foi mais fácil responder a questão, do que entender propriamente o que esta queria. No mais, FGV sendo FGV no quesito português...

    GABARITO D

    A- Correto .

    B- Correto.

    C- Correto.

    D- Errado, pois " na melhore das hipóteses" entre ser morto por uma bala e ser atingido resultando em ferimento, é melhor este, do que aquele.

    E- Correto.

    Questão foi feita com um nível de exigência grande, requisitando um bom entendimento dos elementos morfológicos e sintáticos pelo concurseiro.

    Bons estudos a todos. Tentar, persistir, cair, não desistir, vencer...

  • Errei a questão por não interpretar direito o enunciado...

  • Bah, ratiei nessa questão...era para marcar a assertiva que não precisaria correção.

    3

  • Raiva dessa banca, nunca sei o q ela realmente quer,nessa questão entendi q era p achar o erro, não o q seria correto se modificasse...grrrr

  • A questão diz que todas as alternativas apresentam erros do texto, todas estão corretas apontando os erros, exceto uma que está equivocada, que mostra um erro que não procede.

  • questões assim são necessárias para a gente ficar alertas. errei também
  • Se "na melhor das hipóteses" for substituído por "na pior das hipóteses" mudará o sentido. Bom... se ferir é melhor do que morrer, logo, não pode dizer que A PIOR DAS HIPÓTESES É SE FERIR.
  • ESSA BANCA PODERIA BOTAR AS QUESTÕES DIFICEIS NAS ALTERNATIVAS E NAO NO ENUNCIADO

  •  “na melhor das hipóteses" = só ser ferido

     “na pior das hipóteses" = matar alguém.

    Obs: Observe que matar já havia sido mencionado.

  • Acertei, mas achei mal redigida.