SóProvas


ID
1453735
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arranjo de documentos é uma atividade ao mesmo tempo material e intelectual.
Em uma instituição, antes de se proceder à ordenação dos documentos e das séries documentais, é necessário, como operação preliminar,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.


    Como já aprendemos no Capítulo 2 (Teoria das 3 Idades), o arquivo permanente possui documentos que devem ser preservados para sempre, por terem valor secundário. Segundo Marilena Leite Paes, “a função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não corrente”.


    Atividades de um arquivo permanente
    1) arranjo
    2) descrição e publicação (facilitar o acesso aos documentos)
    3) conservação
    4) referência (política de acesso e uso dos documentos)
    Obs.: Política de acesso: que documentos devem ou podem ser consultados. Política de uso: quem pode consultar os documentos e a forma como estes devem ser consultados (regulamento da sala de consultas). (Fonte: Paes, 2004.)

    Arranjo
    Na organização de “arquivos permanentes”, significa ordenar os documentos em fundos, as séries dentro dos fundos, e, se for conveniente, os itens documentais dentro das séries. A partir da análise das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e do estudo do acervo, podemos definir o quadro de arranjo nos arquivos de 3a idade, com as seguintes divisões: Fundo, Grupo ou Seção, Subgrupo ou Subseção, Série e Subsérie (hierarquicamente o fundo se sobrepõe às demais divisões).
    As tarefas de arranjo são de 2 tipos: intelectuais e físicas. As primeiras compreendem a análise documental no que tange a sua forma, conteúdo e origem funcional. As segundas referem-se à arrumação dos papéis nos locais adequados, seu empacotamento, entre outras.  Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

  • fundo: Conjunto de documentos de documentos uma mesma proveniência. proveniência Termo que equivale a arquivo(1) arquivo(1)

     

    Fonte: Dicionário brasileiro de terminologia arquivística