-
Correto,
Questão auto explicativa, o modelo gerencial visa a busca dos RESULTADOS através da clara prestação de contas (accountability).
-
CERTA
No modelo gerencial da nova administração pública uma separação clara entre a esfera política, onde
são tomadas as decisões políticas e dadas as diretrizes básicas para os gestores públicos, e a esfera
administrativa, dinamizada através da concessão de ampla liberdade gerencial, é considerada essencial
para garantir a cobrança de resultados e estabelecer transparência e condições de accountability, que
tanto fazem falta em países como o Brasil com sistemas políticos denominadas por O’Donnell (1991)
de democracias delegativas.
http://anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_629.pdf
-
MEMORIZE -accountability- TRANSPARÊNCIA, instrumento utilizado pela sociedade para cobrar dos setores públicos eficiência e publicidade.
-
Não entendi a expressao "liberdade gerencial", alguém pode explicar?
-
Gabriel Nascimento, liberdade gerencial = Autonomia para gerir os bens/materiais/recursos que estão à disposição do administrador público.
-
GABARITO: CERTO
O modelo gerencial é mesmo caracterizado por uma maior liberdade ou autonomia aos gestores. O foco passa a ser na cobrança de resultados, ao invés de um controle "a priori", de procedimentos e regras rígidas.
O outro aspecto levantado pela banca, o conceito de accountability, também está corretamente associado ao modelo gerencial. Esse conceito está ligado à prestação de contas e à transparência dos agentes públicos.
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
Questão só pode ser dada certa pra quem não a entendeu -- inclusive o próprio elaborador, o gênio.
Não está se falando da relação entre accountability e o modelo gerencial em si, a qual é inquestionável
A relação da qual a assertiva fala é entre um aspecto específico do modelo gerencial: a liberdade gerencial do gestor -- "liberdade gerencial aos gestores públicos, aspecto essencial para que seja ..."
E nesse sentido a assertiva é errada, pois a liberdade do gestor não está relacionada com metas de accountability, uma vez que esta última impõe deveres de prestação de explicações e contas ao gestor, o que se mostra uma restrição em relação a ele. Logo, não é a liberdade gerencial um aspecto que sustenta a accountability; a accountability se mostra uma restrição a essa liberdade na medida em que impõe obrigações prestacionais.
-
O modelo gerencial é mesmo caracterizado por uma maior liberdade ou autonomia aos gestores. O foco passa a ser na cobrança de resultados, ao invés de um controle "a priori", de procedimentos e regras rígidas.
O outro aspecto levantado pela banca, o conceito de accountability, também está corretamente associado ao modelo gerencial. Esse conceito está ligado à prestação de contas e à transparência dos agentes públicos.
Gabarito: certa
Rodrigo Renno
-
O modelo gerencial da administração pública é dinamizado por meio da concessão de liberdade gerencial aos gestores públicos, aspecto essencial para que seja garantida a cobrança de resultados e para o estabelecimento de metas e condições de accountability.
A questão me deu a entender que essa LIBERDADE GERENCIAL DOS GESTORES É ESSENCIAL PARA GARANTIR O ACCOUNTABILITY, quer dizer que sem essa liberdade, se for um trabalho mais rígido, inflexível, não se garante accountability???????
Errei por este motivo, alguém me explica?
-
Péssima redação
-
CERTO
-
- Modelo Gerencial: A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações; DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER e RESPONSABILIZAÇÃO;
Objetiva a simplificação de processos, economicidade, a prestação de serviços públicos de qualidade, a adequada administração do patrimônio público e, essencialmente, foco no cidadão, o qual é o verdadeiro proprietário da “res publica”.
Controle baseado nos resultados: Modelo Gerencial;
CESPE - Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e administração de recompensas são características associadas ao paradigma gerencial.
CESPE - A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.
CESPE - O modelo gerencial, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado e torná-lo mais eficiente, surgiu no Brasil na segunda metade do século XX.
CESPE - No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos.
CESPE - Na administração pública gerencial, a responsabilização dos administradores pelos atos decorrentes do exercício da função pública é procedimento essencial à defesa dos princípios republicanos (DESCENTRALIZAÇÃO)
CESPE - O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão das funções econômicas e sociais da sociedade com uma proposta de diminuição do tamanho do Estado.
CESPE - a reforma gerencial visava enfatizar a profissionalização e o uso de práticas de gestão do setor privado.
-
A administração pública evoluiu
por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista,
a burocrática e a gerencial. Segundo Chiavenato
(2018), essas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer
uma delas seja inteiramente abandonada.
Destaca-se que a adoção do modelo
gerencial de Administração pública trouxe, entre outras mudanças de
paradigma em relação ao modelo burocrático, o controle de resultados das
ações públicas, exercido a posteriori, adicional ao controle
meramente formal e apriorístico; o estabelecimento de metas alinhadas
aos objetivos estratégicos do setor público e as condições de accountability,
que referem-se à responsabilidade com ética e remetem à obrigação, à transparência, de
membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a
instâncias controladoras ou a seus representados.
Gabarito do
Professor: CERTO.