SóProvas


ID
1475293
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
                              É justo que as mulheres se aposentem mais cedo?


          A questão acerca da aposentadoria das mulheres em  condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens  suscita acalorados debates com posições não somente técnicas,  mas também com muito juízo de valor de cada lado.
         Um fato é certo: as mulheres intensificaram sua participação  no mercado de trabalho desde a segunda metade do século 20.
         Há várias razões para isso. Mudanças culturais e jurídicas  eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo:  um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua  primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.
         Avanços no planejamento familiar e a disseminação de  métodos contraceptivos permitiram a redução do número de  filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de
trabalho.
         Filhos estudam por mais tempo e se mantêm fora do  mercado de trabalho até o início da vida adulta. Com isso, o custo  de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter  fonte de renda para o sustento da casa.
        A tecnologia também colaborou: máquinas de lavar roupa, fornos micro-ondas, casas menores e outras parafernálias da vida  moderna reduziram a necessidade de algumas horas nos afazeres  domésticos e liberaram tempo para o trabalho fora de casa.
        A inserção feminina no mercado de trabalho ocorreu, mas  com limitações. Em relação aos homens, mulheres têm menor  taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários
mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho. Quando  voltam para a casa, ainda têm que se dedicar à família e ao lar.
        Essas dificuldades levam algumas pessoas a defender formas  de compensação para as mulheres por meio de tratamento  previdenciário diferenciado. Já que as mulheres enfrentam
dificuldades de inserção no mercado de trabalho, há de  compensá-las por meio de uma aposentadoria em idade mais jovem.
         A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam  de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
        No serviço público, que exige idade mínima, as mulheres  podem se aposentar com cinco anos a menos de idade e tempo  de contribuição que os homens.

                                                          (Marcelo Abi-Ramia Caetano, Folha de São Paulo, 21/12/2014.)

“Com isso, o custo de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter fonte de renda para o sustento da casa.”
O segmento “para o sustento da casa” pode ser adequadamente substituído pela seguinte oração desenvolvida:

Alternativas
Comentários
  • Orações reduzidas são compostas por gerúndio, particípio e infinitivo. Desenvolvidas, tudo menos essas formas.

    a) infinitivo

    b) gabarito

    c) particípio

    d) particípio

    e) má concordância

  • Resposta: Letra B

    Oração desenvolvida o verbo fica flexionado, isto é, não fica no infinitivo, AR, ER, IR, e geralmente, a oração inicia com a conjunção integrante "que"...


  • Orações Reduzidas  
        # Não apresentam conjunções;    

        # Apresento verbos nas formas nominais: Infinitivo (r), Particípio (ado/ido) e Gerúndio (nd);    

        # Apresentam duas orações.

    _________________________________________________________________________________________________________

    Orações Desenvolvidas       

         # Iniciam-se por uma conjunção (geralmente pela conjunção "que");    

        # Não apresentam verbos nas formas nominais.

    _________________________________________________________________________________________________________

    Exemplos:                      Oração Desenvolvida                                |                                     Oração reduzida                                                               >>>     Ele prometeu que faria....     <<<                                           >>>      Ele prometeu fazeR....   <<<     

       Or.  Subordinada Substantiva  Obj. direta DESENVOLVIDA                     Or. Subord. Substantiva Obj. Direta REDUZIDA

  • Gabarito B.

    Conjunção integrante "que"...

  • vejo que a grande maioria marcou a alternativa "A"

    não sou bom em português, mas Sempre que a FGV mandar desenvolver a oração vai ter o "que" no meio

  • Nessa belíssima questão a FGV cobrou o trivial conceito de oração desenvolvida e reduzida. Resumindo, existem 3 tipos de reduzida, de gerúndio, de infinitivo e de particípio. Eliminadas a, c e d. Sobra b e e. E não tem concordância. Gabatito b

  • 08. B

    1.  “Com isso, o custo de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter fonte de renda para o sustento da casa.”

    2.  Com isso, o custo de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter fonte de  renda para que sustente a casa.

    O segmento  marcado em (1) não é uma oração porque nele não existe verbo.

    É reduzida a oração que apresenta verbo em uma das formas nominais (gerúndio, infinitivo ou particípio) e não vem introduzida por conjunção nem por pronome relativo.

    O segmento sublinhado em (2) é uma oração reduzida, já que apresenta verbo no presente do subjuntivo e vem introduzido pela locução conjuntiva “para que” de sentido equivalente ao da preposição “para”.

    Comentário das outras opções:

    (A) para sustentar a casa.  

    Mantém o sentido básico da estrutura original, mas a oração proposta é reduzida. 

    (C) para que a casa fosse sustentada.

    É oração desenvolvida, mas não substitui adequadamente o segmento marcado por apresentar uma forma verbal do passado, estabelecendo, assim, uma correlação indevida com as formas verbais do presente “cria” e “cresce”.

    (D) para a casa ser sustentada.

    Não é oração desenvolvida. O infinitivo “ser” mostra ser uma reduzida de infinitivo.

    (E) para que sustentem a casa.

    É oração desenvolvida, mantém o sentido básico, mas não substitui adequadamente o segmento marcado por apresentar erro de concordância verbal: o sujeito do verbo “sustentar” é “a mulher”, da terceira do singular.

  • Oração subordinada adverbial  finalidade reduzida de particípio

    para o sustento da casa......

    dor é temporária mas a glória é eterna


  • Alterntativa Correta,letra B.Tendo em vista que oraçôes desenvolvidas não podem conter verbos nominais, e com isto já eliminamos as alternativas: A,C e D.Sobra as letras E e B, para escolher a correta basta verificar se o sujeito da frase em análise está no plural ou singular, e neste caso está no singular. Logo a alternativa correta é a letra B 

    a)para sustentar a casa.Verbo no Infinitivo

     b)para que sustente a casa.

     c)para que a casa fosse sustentada.Verno no Particípio

     d)para a casa ser sustentada.Verbo no Particípio

     e)para que sustentem a casa. Verbo no Plural

  • Esse "O" antes de sustento é artigo?

  • Uma oração reduzida é aquela que apresenta um verbo em sua forma nominal (infinitivo, gerúndio ou participio) e iniciada ou não por preposição ou locução prepositiva. 

    - Exemplo: Seria importante AJUDAR mais pessoas / Ela estuda PARA PASSAR na prova

    Uma oração desenvolvida apresenta o verbo na sua forma conjugada e vem iniciada normalmente (não sempre) por conjunção subordinativa (que) ou pronome relativo. 

    - Exemplo: Seria importante QUE SE AJUDASSEM MAIS PESSOAS / QUE MAIS PESSOAS FOSSEM AJUDADAS. 
    Um comentário que faço sobre essa parte, é que nem sempre será necessário a transposição de voz da ativa para a passaiva, ou passiva analitica para a sintética, o que mais importa nas quetões da FGV é manter a correlação verbal, a harmonia de sentidos entre as orações.
    Outro ponto muito importante é se atentar a concordancia verbal entre as orações, o verbo tem que concordar com o sujeito e a FGV gosta de fazer pegadinhas com isso. 

    Resumindo, para passar da forma reduziada para desenvolvida: 

    - transformar a preposição quando houver em uma conjunção de valor semântico equivalente e passar o verbo da sua forma nominal para a conjugada. 

    Vamos à questão, algum erro, basta me avisar. 

    a) para sustentar a casa. ERRADO! Falta conjunção, verbo na forma nominal

    b) para que sustente a casa. CORRETO! 

    c) para que a casa fosse sustentada. ERRADO! Erro de correlação verbal. Verbo está fora do contexto semantico da frase. 

    d) para a casa ser sustentada. ERRADO! Falta conjunção, verbo na forma nominal

    e) para que sustentem a casa. ERRADO! Como falei mais acima, a FGV gosta de pegadinhas de concordancia verbal, o verbo nessa frase não concorda com o sujeito mulher. Quem sustena a casa? A mulher. Outra pegadinha é que na oração reduzida a FGV apresenta o verbo substantivado pelo artigo "o" e na transposição para a desenvolvida ele o retira, tirando assim a palavra da derivação imprópria, voltando a ser verbo, e se é verbo, tem que concordar com o sujeito.

     

  • Willian Sampaio, a melhor explicação que vi! 

  • A questão pede que a substituição seja desenvolvida.

    Para a oração ser desenvolvida não pode apresentar a forma nominal que são:

    - infinitivo

    - gerúndio

    - e particípio

    Macete:

    Se "para o sustento...'' vier sem o ''que'' a oração será reduzida, mas se vier  "para que o sustento...'' a oração é desenvolvida.

     

    Explicação do prof Alexandre!

  • Só um adendo: em locuções verbais, quando o verbo auxiliar vier conjugado, não teremos ali uma oração reduzida, e sim uma locução verbal que age como um único verbo, exemplo:


    "O informante disse ter adquirido isso." Temos aí uma oração reduzida, visto que poderia ser reescrita da seguinte forma:


    "O informante disse que adquiriu isso."


    (Percebe-se que o verbo auxiliar está na forma nominal; não conjugada.)


    Agora em:


    "Nós estamos fazendo isso"; o termos marcado é apenas uma locução verbal; vejam que o verbo auxiliar está conjugado. Funciona como um único verbo. Exemplo:


    "Nós fazemos isso".


    The End



  • Pensei o seguinte :

    Normalmente as orações desenvolvidas começam com o pronome relativo "que" (pelo menos a FGV adora)

    Nesse contexto a MULHER, ou seja, ELA.

    Reduzida : para o sustento da casa

    Desenvolvida : Para que ( ela, a mulher) sustente ( verbo conjugado, concordando com a mulher) a casa

  • Gabarito: B

  • oração reduzida:  “para o sustento da casa

    oração desenvolvida: procurar QUE

    -------------------------------------------

    1) de cara elimamos A e D.

    -------------------------------------------

    A) para sustentar a casa.

    B) para que sustente a casa.

    C) para que a casa fosse sustentada.

    D) para a casa ser sustentada.

    E) para que sustentem a casa.

    ---------------------------------------------

    2) Buscar a forma desenvolvida.

    ----------------------------------------------

    A) para sustentar a casa.

    B) para que sustente a casa.

    C) para que a casa fosse sustentada. (MUDA O SENTIDO)

    ERRADA

    D) para a casa ser sustentada.

    para que sustentem a casa. ( MUDA O REFERENTE)

    ERRADA

    GAB: (B)