SóProvas


ID
1477384
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eleições no Brasil

   As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente.

   Atualmente no Brasil ocorrem eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares. À exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos têm mandatos de quatro anos. Como as eleições ocorrem a cada dois anos, os cargos eletivos são disputados em dois grupos, da seguinte forma: eleições federais e estaduais – para os cargos de: Presidente da República (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual; eleições municipais – para os cargos de Prefeito (e vice) e Vereadores.

   As eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro. Os cargos correspondentes ao Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) são disputados em turno único. Para os cargos do Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), pode haver segundo turno, a ser realizado no último domingo de outubro.

   Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política. Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.

   O processo eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja sede é em Brasília, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), sendo um em cada estado, território ou Distrito, pelos Juízes Eleitorais e pelas Juntas Eleitorais. Todos estes órgãos são regidos pelo Código Eleitoral, que estabelece as competências de cada órgão/segmento.

   Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, o voto é facultativo para os analfabetos, aos maiores de 70 anos e para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos. É obrigatório para os cidadãos entre 18 e 70 anos, sendo necessário justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, no dia da eleição, sob pena de multa.

   Desde 2000, com o uso das urnas eletrônicas, as eleições brasileiras passaram a ser totalmente informatizadas, o que permite que atualmente sejam consideradas as eleições mais rápidas e atualizadas do mundo.

(Disponível em: http://www.infoescola.com/direito/eleicoes‐no‐brasil/. Acesso em: 10/03/2015.)

Sobre o valor semântico referencial dos pronomes destacados a seguir, analise.


I. “A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente." (1º§) – O pronome relativo “da qual" faz referência ao sujeito da oração principal do fragmento em estudo.

II. “O processo eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja sede é em Brasília, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), (...)" (5º§) – O pronome possessivo “cuja" está empregado corretamente, pois, deve‐se colocá‐lo entre o possuidor (Justiça Eleitoral) e o possuído (Tribunal Superior Eleitoral), conforme utilizado pelo enunciador do texto em análise.

III. “Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política." (4º§) – O pronome indefinido “algum", em destaque, refere‐se à terceira pessoa do discurso de modo genérico, vago ou impreciso. 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Os pronomes indefinidos referem-se à terceira pessoa do discurso de uma maneira vaga, imprecisa, genérica.

  • qual o erro da 1?

  • Acho q o único erra da "I" é que o pronome relativo é "a qual", e não "da qual" (de + a qual). 

  • QUESTAO I: o verbo é transitivo direto e não pede complemento de como foi usado . o certo seria  a qual e não da qual = de+a + qual

    QUESTAO II: o pronome relativo cuja é usado quando dar ideia de posse e ele se refere como pronome possessivo. cuja ,cujas,cujo,cujos sao pronomes relativos.

     QUESTAO III : so sobrou essa que esta corretissima.

  • No enunciado I “da qual” não pode ser chamado de pronome relativo, tal expressão é composta pela fusão de uma preposição “de” com o artigo “a” acrescida do pronome relativo. Segundo Celso Cunha, “da qual” é a expressão resultante da junção da preposição “de” ao pronome relativo “a qual”. Dessa forma, aquela expressão não se constitui como um pronome relativo e sim como uma locução prepositiva. 


    No enunciado II o pronome em destaque está classificado indevidamente, pois, cuja é pronome relativo e não possessivo. 


    O enunciado III indica e interpreta adequadamente o uso do termo em destaque. Pois, O pronome indefinido “algum”, em destaque, refere‐se a terceira pessoa do discurso de modo genérico,vago ou impreciso, pois, apesar do candidato poder escolher o partido político no universo de mais de 30 partidos, não se pode precisar qual será o escolhido.


    Dessa forma, a única afirmativa correta é a número III.


    Fonte: https://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/419/41_15042015200420.pdf

  • I da qul nao pode ser chamado de pronome relativo e sim uma locucao prepositiva

    II o pronome em destaque esta classificado indvidamente pois cuja e pronome relativo e nao possessivo

  • I. ERRADAA primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante  do Conselho da Vila de São Vicente.” (1º§) – O pronome relativo “da qual faz referência ao sujeito da oração principal  do fragmento em estudo. (Locução Prepositiva: de + a qual)

    II. ERRADA “O processo eleitoral é organizado pela  Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral  (TSE), cuja  sede  é  em  Brasília,  pelos  Tribunais  Regionais  Eleitorais  (TRE),  (...)”  (5º§)  –  O  pronome  possessivo  “cuja”  está  empregado corretamente, pois, deve-se colocá-lo entre o possuidor (Justiça Eleitoral) e o possuído (Tribunal Superior  Eleitoral), conforme utilizado pelo enunciador do texto em análise. (Cuja é um pronome relativo com ideia de posse, não é pronome possessivo. A ideia de posse recai sobre "sede" e não sobre "Tribunal Superior Eleitoral")

    III. CERTA Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país,  cada  um  com  uma  ideologia  política.”  (4º§)  – O  pronome  indefinido  “algum”,  em  destaque,  refere-se  à  terceira  pessoa do discurso de modo genérico, vago ou impreciso. 



  • I-  Errada. O sujeito da primeira oracao é registros. o verbo existem concorda com registros e nao primeira eleicao. E o pronome relativo o qual  refere-se á primeira eleicao e nao registros que é o sujeito.

    II- Errada, pois o possuído é sede em brasilia e o possuidor é o TSE. 

    III- Correta.

     

  • Muito boa questão!

  • “A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente." (1º§) – O pronome relativo “da qual" faz referência ao sujeito da oração principal do fragmento em estudo. ( É SÓ PRONOME RELATIVO QUAL)

     

    “O processo eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja sede é em Brasília, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), (...)" (5º§) – O pronome possessivo “cuja" está empregado corretamente, pois, deve‐se colocá‐lo entre o possuidor (Justiça Eleitoral) e o possuído (Tribunal Superior Eleitoral), conforme utilizado pelo enunciador do texto em análise. (É PRONOME RELATIVO CUJA)

     

    “Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política." (4º§) – O pronome indefinido “algum", em destaque, refere‐se à terceira pessoa do discurso de modo genérico, vago ou impreciso  (CORRETO, SENTIDO IMPRECISO,SENTIDO GENÉRICO)

     

  • Resposta D

    I (ERRADA)

    Pronome relativo: O qual (e flexões)
     

    II - (ERRADA)

     Pronomes PossessivosSão aqueles que indicam a posse em referência às três pessoas do discurso:
    1a pessoa: meu (s), minha (s), nosso (s), nossa (s)
    2a pessoa: teu (s), tua (s), vosso (s), vossa (s)
    3a pessoa: seu (s), sua (s)

     

    III - (CERTA)

    Os pronomes indefinidos têm sentido vago ou indeterminado. Aplicam-se à 3a pessoa: algum, nenhum, todo, outro, muito, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, cada, algo, mais, menos, que, quem.

  • O pronome relativo “da qual" = ERRADO. É pronome relativo QUAL . DA QUAL NÃO É PRONOME RELATIVO!   Pegadinha!

     

    O pronome possessivo “cuja" : CUJA NÃO É PRONOME POSSESSIVO. É PRONOME RELATIVO! Pegadinha.

     

    III. “Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política." (4º§) – O pronome indefinido “algum", em destaque, refere‐se à terceira pessoa do discurso de modo genérico, vago ou impreciso.  ÚNICA CORRTA.

     

     

     

  •  

    Sobre a frase 1: 

    “A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, (...)".  

    Existem registros no Brasil das primeiras eleições. O sujeito é "Registros". 

  • Rapaz, o sujeito da primeira oração é "a primeira eleição", sim! ("A primeira eleição ocorreu em 1532.")


    "de que se tem registro" (tem-se registro da eleição) é oração subordinada adjetiva restritiva ou explicativa, a depender da pontuação, já que só tem uma vírgula. Então a pontuação é que estaria errada, não?
     

  • I. “A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente." (1º§) – O pronome relativo “da qual" faz referência ao sujeito da oração principal do fragmento em estudo. Não faz referência ao sujeito, pois a frase está invertida

    A primeira eleição da qual existem registros no Brasil - Existem registros da Eleição 

  • Que pergunta Sacana!!! cai nas duas pegadinhas I e II

  • Gabarito D

     

  • Algum professor pode esclarecer o erro da "I"?

    Alguns disseram ser o sujeito, outros por ser locução prepositiva ou ainda VTD. Confundiu...

  • O erro da primeira está na definição do pronome usado, que seria "qual" e não "da qual".

    A II está errado porque o pronome cuja é pronome relativo e não possessivo.

    A III está correta! :)