-
Por que o ítem III está errado?
-
Rhuana,
Está errado pois mudaria o SENTIDO!
A frase sem a vírgula antes do ''que'' fica com sentido de RESTRIÇÃO.(somente a decoração plástica citada)
A frase com a vírgula antes do ''que'' da sentido de EXPLICAÇÃO.(todas decorações plásticas)
III. No segmento ... além da decoração plástica que destacava detalhes específicos... (4o parágrafo) pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após o termo "plástica", mantendo-se a correção e o sentido originais.
Gramaticalmente fica certo!! Porém, o sentido muda!!
Espero ter ajudado ;)
-
Por que o ítem II está correto?
-
Cristiano,
Observe o período que está o item II:
'' Outro detalhe que surpreendeu o pesquisador foi a variedade de formas existentes nos sítios onde escavou, destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da Grécia Clássica.
O que destacaram-se?! CERTAS VASILHAS.
O que lembram?! AS QUAIS (CERTAS VASILHAS/), que é um pronome relativo que substitui CERTAS VASILHAS.
Espero ter ajudado..
-
Em minha opinião , o item 2 está errado pois o sujeito de`` destacando-se´´é certas vasilhas e o de ``lembram´´ é os quais ,apesar desse se referir ao sujeito do verbo anterior,para cada verbo há um sujeito diferente.
-
I. No segmento ...tabatinga -tipo de argila com material orgânico -... (4o parágrafo), os parênteses poderiam ser substituídos por travessões, por isolarem uma explicação do termo imediatamente anterior. CORRETO .
II. No segmento ... destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembramcongêneres da Grécia Clássica (3o parágrafo), os verbos sublinhados possuem o mesmo sujeito. CORRETO DESTACANDO-SE : O "SE" É PARTÍCULA APASSIVADORA PORQUE O VERBO É TRANSITIVO DIRETO, ASSIM O QUE VEM DEPOIS DELE É O SUJEITO (CERTAS VASILHAS). //AS QUAIS: PRONOME RELATIVO REFERE-SE A TERMO QUE O ANTECEDA (ANÁFORA), no caso em questão, CERTAS VASILHAS
III. No segmento ... além da decoração plástica que destacava detalhes específicos... (4o parágrafo) pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após o termo "plástica", mantendo-se a correção e o sentido originais. ERRADA.
QUE É PRONOME RELATIVO, ASSIM INICIA UMA ORAÇÃO ADJETIVA, essa com virgulas será explicativa e sem vírgulas será restritiva
-
III. No segmento ... além da decoração plástica que destacava detalhes específicos... (4o parágrafo) pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após o termo "plástica", mantendo-se a correção e o sentido originais. ERRADA.
Pessoal quando se coloca a vírgula após a palavra plástica a oração deixa de ser restritiva para ser explicativa
-
Gabarito A.
III) é uma oração restritiva, com a vírgula ela se torna explicativa, ou seja, muda o sentido.
-
concordo com os demais colegas...
o item II o REFERENTE (CERTAS VASILHAS) é o mesmo ,porém o sujeito não e o mesmo.
-
III) A virgula iria interromper a ordem direta da frase (sujeito+verbo+complemento).
-
Apesar das explicações dos colegas, discordo do gabarito quanto à alternativa II ser correta. Por mais que o pronome relativo "as quais" substitua o termo "certas vasilhas", o sujeito da 2ª oração continua sendo o pronome relativo, não? São orações diferentes, portanto sujeitos diferentes.
-
As orações coordenadas precisam ser completas (termos essenciais), já as subordinadas não! As orações subordinadas podem substituir termos da oração principal.
-
No item II "as quais" não poderia se referir às taças de pés altos? Achei ambíguo o sentido.
-
Qualquer professor de português marcaria letra B nessa questão. O pronome relativo " as quais " é o sujeito da segunda oração. Sim ele retoma "certas vasilhas", mas o papel de sujeito quem o faz na oração é o pronome relativo. Já respondi várias questões com o mesmo tipo de pergunta e sempre o relativo é considerado o sujeito da oração. O vida difícil essa de concurseiro...kkkkkk
-
Concordo com você, Jéssyca Bezerra. Aprendi dessa forma. Resta saber se a banca tem esse entendimento em todas as questões desse tipo.
-
-
Se eu não tivesse estudado, ou estudado pouco, teria marcado a letra A), mas como me ferrei estudando (fui ensinado que quando há um termo retomando o anterior, mesmo que ele esteja retomando o termo antecedente, os sujeitos são diferentes) aprendi pra errar, palhaçada? O que vou fazer? Única alternativa é aceitar a "jurisprudência" da banca.
-
Galera me tirem uma duvida:o verbo "destacando-se" esta concordando com o sujeito "certas vasilhas"?mas o correto não seria o verbo no plural?porque está no singular?alguém poderia me tirar essa duvida.
-
Entendi que temos uma voz passiva sintética em "destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da Grécia Clássica", ou seja, certas vasilhas eram destacadas.
-
Entendo que o sujeito da segunda oração é o pronome relativo.
-
Colegas, esta questão é muito boa!
Com relação ao item II,
Olhem só, não podemos esquecer que ao avistarmos um verbo transitivo direto acompanhado da partícula SE, o que é objeto direto passa a ser sujeito na mesma hora!
Vejam só: ... destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da...
CERTAS VASILHAS: Objeito direto. No entanto, o verbo transitivo direto " DESTACANDO-SE" está acompanhado desta belezura chamada Partícula Apassivadora "SE" e justamento por acompanhar o verbo transitivo direto vai fazer a transformação do objeto em sujeito. :)
Dá pra ver melhor quando colocamos na voz passiva: Certas vasilhas são destacadas...
Estão vendo o sujeito bonitinho ai? rs... Então não tem pra onde escapar, nessa situação o objeto direto se torna SUJEITO mesmo.
Bom, e com relação ao verbo "lembram", dá pra ver que faz referência ao pronome relativo "as quais" que por sua vez retoma "certas vasilhas". Por isso o pronome esta no plural ai bonitinho...
Espero ter ajudado!
-
Eu não concordo com o gabarito, mas ... enfim !!! Se esse é o entendimento da BANCA, já sabemos como nos portar ...
Sujeitos são "CERTAS VASILHAS" e "AS QUAIS" (ESTE, pronome relativo com função de SUJEITO).
Se a assertiva questionasse se os verbos possuem o "mesmo referente", bom, aí sim poderíamos marcar como correta.
Até,
-
Palhaçada!!
Até onde aprendi, esse pronome relativo aí é quem exerce a função de sujeito do verbo lembram, não obstante, o referente dele seja certas vasilhas.
II. No segmento ... destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da Grécia Clássica (3o parágrafo), os verbos sublinhados possuem o mesmo sujeito.
-
fiquei chateada com essa questão...ontem mesmo eu estava vendo a aula da flávia rita...e ela disse que no caso do ITEM II quando tem o pronome por ex qual, que e tal...o sujeito seria o pronome e não a palabra anterior...mesmo q o pronome se referisse a vasilhas...ela disse na aula que o sujeito seria o pronome. =/
-
Concordo com Joelice Oliveira ...
-
Questão absurda... no item II
destacando-se certas vasilhas... o sujeito do verbo destacar é "vasilhas", porém o sujeito do verbo lembrar é "as quais".
Se a questão tivesse falado que ambos os verbos fazem referência ao mesmo sujeito estaria correta, mas dizer que os sujeitos são os mesmos está errado!!!
-
O item III está errado porque deixa de ser uma oração subordinada adjetiva restritiva, para uma oração subordinada adjetiva explicativa.
Agora o item II está certo por que? Agradeço.
-
Ary Saldanha
O sujeito (vasilha) realmente é o mesmo para ambos os termos destacados.
-
ITEM II Correto
II. No segmento ... destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da Grécia Clássica (3oparágrafo), os verbos sublinhados possuem o mesmo sujeito.
O que se destaca ? AS VASILHAS
as quais lembram congêneres da Grécia Clássica (VASILHAS que lembram congêneres da Grécia Clássica)
-
As bancas amam questões grandes pra colocar medo nos candidatos sendo que no fim é até uma questão fácil de responder. Gab letra A!
-
Quem marcou B, sinta-se ORGULHOSO, você sabe o conteúdo, e uma questão como essa não é suficiente para impedir sua aprovação.
Agora para quem marcou a alternativa A e, nesse caso, acertou, a menos que tenha certeza de que a FCC NUNCA faz distinção entre SUJEITO e REFERENTE do sujeito, sugiro que procurem saber tal diferença, já que mais de 95% da prova é constituída de questões corretas e coerentes, no outros 5%, até pode aparecer alguma questão igual a essa, contrária aos bons ensinamentos e digna de ser anulada por um bom recurso.
É só uma dica, não é interessante ficar a mercê desse tipo de questão.
-
Se você marcou a letra A, sinta-se orgulhoso, você sabe o conteúdo ;D
-
Para o CESPE a opção II estaria ERRADA. O sujeito da primeira oração seria VASILHAS, o sujeito da segunda oração, AS QUAIS ( referente ).
Como podemos aprender as bancas cobram de forma diferente, ou seja, o que uma considera certo, a outra pode considerar errado. =/
-
quem marcou letra A acertou errando o conteúdo...
os dois verbos possuem o mesmo referente o qual nao se confunde com sujeito...
sujeito de destacando-se = certas vasilhas
sujeito de lembram = as quais.
-
Quem é acostumado a responder questão da CESPE errou essa questão. O sujeito de "lembram" é "as quais", pronome relativo. Questão típica da CESPE, mas que a FCC possui outro entendimento... Vida de concurseiro.
-
Referente é diferente de sujeito. O sujeito de "lembram" é "as quais".
-
Mgoado :/
-
Me senti extremamente burro. Mas ai fui ler os comentários
-
"referencia"...no item II o pronome também exerce função de sujeito. Portanto, Gab. A
-
MEU FILHO, CADA VERBO TEM SEU SUJEITO. NÃO TEM COMO HAVER UM SUJEITO PARA DOIS VERBOS EM DUAS ORAÇÕES DIFERENTES! REFERENTE É DIFERENTE DE SUJEITO!
-
Aprendi sobre essa questão aí que falaram que poderia ''as quais'' ser o sujeito referente! Confesso que não sabia! A dica que dou é: Para português foque exatamente na banca que for fazer! Para as outras matérias tbm, mas português é muito extenso e cheio de pegadinhas
-
quanto ao quesito II:
II. No segmento ... destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da Grécia Clássica (3 parágrafo), os verbos sublinhados possuem o mesmo sujeito.
-> certas vasilhas são destacadas, e lembram congêneres da Grécia clássica; taças de pés altos são a forma de certas vasilhas, não sendo elas (as taças) lembradas.