SóProvas


ID
1547236
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 - História Dos Medicamentos Genéricos No Brasil

O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.

Atualmente temos mais de 21 mil apresentações, sendo possível tratar, com medicamentos genéricos, a maioria das doenças conhecidas.

Absolutamente seguros e eficazes, além de mais baratos que os chamados medicamentos inovadores, os genéricos, ao longo destes anos, trouxeram uma nova realidade para os consumidores do país, principalmente no que diz respeito à qualidade. (Associação Brasileira de Genéricos)

“Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações,...".

Nesse segmento do texto 1, o emprego da forma ESSA é justificado pelo mesmo motivo que aparece corretamente no seguinte segmento:

Alternativas
Comentários
  • “Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações,...". (A questão traz um exemplo de pronome anafórico, que retoma algo que aparece anteriormente no texto. Neste caso, a lei 9787/99)
    a) os genéricos e os remédios de marca estão disponíveis no mercado e tanto esses quanto aqueles são bastante úteis;(utilizado para retomar expressões mais próximas e mais afastadas em relação ao pronome. esses=remédios aqueles=genéricos)b) os genéricos possuem preços mais baixos e essa novidade fez com que seu consumo aumentasse;(utilizado para retomar uma expressão que aparece anteriormente no período. "os genéricos possuem preços mais baixos") gabarito

    c) em 1999 apareceu esse produto novo: os remédios genéricos foram criados;(utilizado para indicar uma expressão que aparecerá posteriormente no período. Pronome catafórico."os remédios genéricos foram criados".)

    d) artrite, rinite e estomatite são inflamações; esta, essa e aquela podem ser combatidas por remédios genéricos;(utilizado para retomar expressões mais próximas e mais afastadas em relação ao pronome. "artrite, rinite e estomatite".)

    e) não me venha com essa história de os remédios genéricos não serem tão eficazes.(utilizado para indicar uma expressão que aparecerá posteriormente no período. Pronome catafórico. "história de os remédios genéricos não serem tão eficazes.")
    Gabarito: B

  • Ué, a "b" também é pronome anafórico. Assim como a A e a B.

  •  Catafórico

    É um termo utilizado em linguística para expressão que se refere a algo que será dito no texto posteriomente.

    Quero enconrá-la , encontrar acácia.

     Anafórico

    Anafórico, genericamente, pode ser definido como uma palavra ou expressão que serve para retomar um termo já expresso no texto, ou também para antecipar termos que virão depois. 


    São anafóricos: 
    pronomes demonstrativos: este, esse, aquele 

    pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo 

    advérbios e expressões adverbiais: então, dessa feita, acima, atrás.

    Lu e Nata, apesar de serem gêmeas, são muito diferentes. Por exemplo, esta é calma, aquela é explosiva. 

    O termo esta retoma a nome próprio “Lu”, enquanto aquela faz a mesma coisa com a palavra “Nata”. Esta e aquela são chamados de anafóricos. 

    fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/anaf%C3%B3rico/


  • Taina está certa quanto a duvida rs! o que ocorreu é que a pergunta da banca foi mal formulada.  Tanto no texto quanto na resposta correta, a palavra ESSE esta fazendo menção a algo anteriormente dito, enquanto nas outras alternativas não está correlacionadas a nada dito antes . ou seja alem de você saber muito bem português, você tem que adivinhar o que a pessoa quis perguntar rs sim nós concurseiros alem de obter conhecimentos também temos que ser videntes.

  • Kkkkkk.....vdd!!!

  • Bom, a fim de complementar ou resumir o que explicitou o colega Fernando, percebi que as alternativas "a" e "d" de fato apresentam termos anafóricos (retomada de expressões), contudo, também exercem uma função de localização, ou  seja, estão determinando um local específico no texto. Já as alternativas "c" e "e" apresentam expressões catafóricas e dispensam maiores explicações. Desse modo, restou apenas a alternativa "b" que apresenta apenas um termo anafórico, retomada simples de expressão sem determinar localização tática no texto.

  • “Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações,...". (A questão trás um exemplo de pronome anafórico, que retoma algo que aparece anteriormente no texto. Neste caso, a lei 9787/99)

    a) Errada, pois por mais que também seja um elemento anafórico, a função do "esses" é o de especificar a localização do pronome, ou seja, fazendo referencia ao ultimo sujeito mencionado. E "aqueles" faz referencia ao primeiro sujeito mencionado

    B) Correta. Pois o esse é um elemento anafórico, que retoma a palavra "novidade" (evidenciada em: "Os genéricos possuem preços mais baixos), sem a função de especificar a localização do pronome

    c) Errada. Pois é um elemento catafórico, ou seja, fará menção ao que ainda será dito, nesse caso não se usa o pronome "esse" e sim      " este"

    d) Errada.Pela mesma explicação da alternativa A. Nesse caso o pronome ''essa'' faz menção a "rinite", esta a "estomatite" e aquela a "artrite"

    e) Errada. Pela mesma explicação da Alternativa C, devendo ser usado o pronome "esta" ao invés de "essa"

  • Por favor, "trás" não.

  • A está errada por ser utilizada como referência à posição no texto em relação à outro termo...apesar de ser pronome anafórico também...ok ok...FGV wins.

  • Os pronomes demonstrativos marcam a posição temporal ou espacial de um ser em relação às três pessoas do discurso.

    Primeira pessoa: este/isto
    Segunda pessoa: esse/isso
    Terceira pessoa: aquele/aquilo

    Nessa questão, a FGV cobra o valor discursivo dos pronomes demonstrativos. 

    Quando o pronome estiver em FUNÇÃO ESPACIAL, ele estará se referindo à aproximidade de algo, o espaço daquilo. Ou seja, são elementos que estão FORA do texto. 

    Este/Esta: que está próximo do falante, exemplo:  Esta camisa do Flamengo é minha. (A camisa está proxima ao falante)
    Esse/isso: está próxima do ouvinte, exemplo: Essa camisa do Flamengo é minha. (A camisa está próxima do ouvinte, não do falante) 
    Aquele/aquilo: está distante tanto do ouvinte, quanto do falante, exemplo: Aquela camisa é minha. (A camisa está longe) 

    FUNÇÃO TEMPORAL

    Este/Esta: expressa ideia de presente, passado recente ou futuro, exemplo: Esta é a hora da verdade
    Esse/essa: expressa uma ideia de passado recente ou futuro (repare que por essa semelhança com a anterior, as bancas costuam a fugir desse tipo de pronome demonstrativo), exemplo: Ninguém se esquecerá desse carnaval. 
    Aquele/aquilo: em função temporal, o mais fácil, assim como na função espacial, ele também demonstra algo distante, nesse caso, tempo distante, exemplo: Foi em 1500, naquele ano, o Brasil surgiu.

    FUNÇÃO DISTRIBUITIVA (usada na questão)  

    Este, referindo-se ao mais próximo ou citado por último. Aquele, referindo-se ao mais afastado, ou citado em 1° lugar. Ambos são anaforicos (retomam algo já citado), vamos usar um exemplo da própria questão: Letra D - artrite, rinite e estomatite são inflamações; esta (estomatite), essa (rinite) e aquela (artrite) podem ser combatidas por remédios genéricos;

    FUNÇÃO REFERENCIAL (usada na questão) 

    Este/isto refere-se a algo que ainda vai ser citado (cataforico), mas ATENÇÃO! Existe uma discussão dos gramáticos acerca disso, mas a FGV considera o este/isto também como termo anafórico, então devemos pegar o exemplo dela, analisar de que maneira o pronome está sendo empregado, para depois marcamos a questão. Exemplo da própria FGV: Esta sentença é verdadeira: A vida é efêmera. E nisto todos confiam. Reparem que nesse caso, o nisto pode assumir uma função distribuitiva do discurso. 

    Esse/isso refere-se SEMPRE a algo já dito (usado dessa maneira na questão), tem valor anafórico, exemplo: Isso que você disse não está certo. (Algo que já foi dito - retomado pelo isso - não está certo) 

  • os genéricos e os remédios de marca estão disponíveis no mercado e tanto esses ESTES quanto aqueles são bastante úteis;

    os genéricos possuem preços mais baixos e essa novidade (que novidade é essa? os preços baixos!) fez com que seu consumo aumentasse;

    em 1999 apareceu esse ESTE produto novo: os remédios genéricos foram criados;

    artrite, rinite e estomatite são inflamações; esta, essa e aquela podem ser combatidas por remédios genéricos;

    não me venha com essa ESTA história de os remédios genéricos não serem tão eficazes.

  • GABARITO - B

    Este - Retoma o mais próximo

    Aquele - Retoma o mais distante

    Aviões do Forró e Metallica esta gosto aquela não.