SóProvas


ID
1584478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com referência a anti-inflamatórios não esteroidais e analgésicos opioides, julgue o próximo item.


A morfina, quando administrada concomitantemente com o hipoglicemiante oral metformina, pode provocar acidose láctica, por interação cinética, devido ao aumento da concentração plasmática de metformina.


Alternativas
Comentários
  • A DIMINUIÇÃO DO MOTRICIDADE INTESTINAL CAUSADA PELOS OPIÁCEOS FAZ COM QUE A METFORMINA E OUTROS FÁRMACOS PERMANEÇAM MAIS TEMPO NO TRATO DIGESTIVO, AUMENTANDO DESSA FORMA SUA ABSORÇÃO.

  • Tinha para mim que a metofrmina era um EUglicemiante, é não hipoglicemiante

  • Deve-se ter cuidado ao administrar concomitantemente metformina e fármacos catiônicos, como morfina. É possível que o uso combinado desses fármacos resulte num aumento dos picos plasmáticos da metformina. Morfina é eliminada pelos rins e compete por sistemas transportadores do túbulo renal comuns à metformina, o que explica o potencial de interação entre esses medicamentos. 

  • CERTO

    Fármacos catiônicos.

    Além da interação com substratos/inibidores/indutores de OCT -TRANSPORTADORES (ver “Interações medicamentosas”), outros fármacos catiônicos (como amilorida, digoxina, morfina, procainamida, quinidina, quinina, ranitidina, triantereno, trimetoprima ou vancomicina) que são eliminados por secreção tubular renal possuem teoricamente potencial para interagir com a metformina por meio da competição pelos sistemas comuns de transporte tubular renal. 

    FONTE: https://www.merckgroup.com/br-pt/bulario/Cloridrato_de_metformina_Bula_Profissional_11.04.18_tcm512_134984.pdf