SóProvas


ID
1584664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue o item a seguir.

Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Para Freire o processo de ensino aprendizagem se dá a partir da relação horizontal, do diálogo entre professor e aluno

  • A relação professor-aluno é de igualdade, destacava a relação do homem com o prório homem e do homem com a natureza. 

  • O PROFESSOR É MEDIADOR, NÃO DETENTOR DO CONHECIMENTO.

  • ERRADO. A obra de Paulo Freire é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

  • Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.

     

    Questão ERRADA

     

    ...o professor não é detentor do conhecimento e nem o centro do processo de ensino e aprendizagem.

  • A relação Professor X Aluno é de igual para igual, horizontalmente. O professor jamais será o centro do processo de ensino e aprendizagem.

    Questão ERRADA!

  • Para FREIRE, o professor é mediador do conhecimento. A relação é horizontal.

    Questão de "gratis".

  • Segundo Paulo Freire ,a realidade que mediatiza a relação entre professor e aluno.

  • Tendência progressista libertadora
     

    Relacionamento professor-aluno - No diálogo, como método básico, a relação é horizontal; onde educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento. O critério de bom relacionamento é a total identificação com o povo, sem o que a relação pedagógica perde consistência. Elimina-se, por pressuposto, toda relação de autoridade, sob pena de esta inviabilizar o trabalho de conscientização, de "aproximação de consciências". Trata-se de uma "não-diretividade", mas não no sentido do professor que se ausenta (como em Rogers), mas que permanece vigilante para assegurar ao grupo um espaço humano para "dizer sua palavra", para se exprimir sem se neutralizar.
    Pressupostos de aprendizagem - A própria designação de "educação problematizadora" como correlata de educação libertadora revela a força motivadora da aprendizagem. A motivação se dá a partir da codificação de uma situaçãoproblema, da qual se torna distância para analisa-lá criticamente. "Esta análise envolve o exercício da abstração, através da qual procuramos alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos." Aprende é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica. O que o educando transfere, em termos de conhecimento, é o que foi incorporado como resposta às situações de opressão - ou seja, seu engajamento na militância política. 
    Manifestações na prática escolar - A pedagogia libertadora tem como inspirador e divulgador Paulo Freire, que tem aplicado suas idéias  pessoalmente em diversos países, primeiro no Chile, depois na África. Entre nós, tem exercido uma influência expressiva nos movimentos populares e sindicatos e, praticamente, se confunde com a maior parte das experiências do que se denomina "educação popular". Há diversos grupos desta natureza que vêm atuando não somente no nível da prática popular, mas também por meio de publicações, com relativa independência em relação às idéias originais da pedagogia libertadora. Embora as formulações teóricas de Paulo Freire se restrinjam à educação de adultos ou à educação popular, em geral, muitos professores vêm tentando colocá-las em prática em todos os graus de ensino formal.
     

  • No futuro descobriremos o resultado desta UTOPIA sem base. Se o professor não detém o conhecimento não precisa exitir como profissional e com formação acadêmica.,

  • Para FREIRE a relação de professor e aluno são iguais, os dois são importantes.

  • o item se referiu a educação bancária e não ao Pulo Freire transmite.

    Errado