SóProvas


ID
1634398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de  desenvolvimento, Vigotsky  enfatiza o modelo sócio-interacionista. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente. 


Tanto na abordagem construtivista de Piaget, quanto na sócio-interacionista de Vigotsky, a aprendizagem é considerada a força propulsora para o desenvolvimento intelectual da criança.


Alternativas
Comentários
  • O ser humano, na teoria interacionista, interage com o meio ambiente respondendo aos estímulos externos, analisando, organizando e construindo seu conhecimento a partir do “erro”, através de um processo contínuo de fazer e refazer (COLL, 1992, p. 164). Essas construções dependem das relações que estabelecem com o ambiente numa dada situação. Podemos empregar o termo construtivismo como sinônimo de interacionismo, uma vez que existe a “construção” do conhecimento considerada a verdadeira aprendizagem. 

    Classificada como interacionista, a teoria construtivista é em sentido geral, o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento, interagindo com o meio.


    Dentre as teorias interacionistas destacam-se: a Teoria Interacionista Piagetiana e a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky.

  • Podemos fazer essa afirmativa para Vigotsky, onde o mesmo prega que a aprendizagem é considerada a força propulsora para o desenvolvimento intelectual da criança. Já Piaget enfatiza o contrário, o desenvolvimento intelectual é a força propulsora para o aprendizado. Só aprende quando evolui as suas estruturas congnitivas (mentais). 

  • Para Piaget, desenvolvimento vem antes da aprendizagem.

    Para Vigotsky, aprendizagem vem antes do desenvolvimento.

  • O que é uma força propulsora?

    Que ou o que produz propulsão; que impele para a frente. ... O tubo captura o ar normalmente lançado lateralmente pelo propulsor, o que aumenta a pressão do ar atrás das lâminas do propulsor, aumentando em consequência sua força de propulsão.