-
Gabarito C.
TRF-5 - Apelação Civel AC 430985 PB 2006.82.00.001467-9 (TRF-5)
Data de publicação: 28/03/2008
Ementa: TRIBUTÁRIO. CONSTITUCIONAL. REPETIÇÃO DE INDÉBITO. TAXAS DE COLETA DE LIXO. TCR. LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 16 /98. AUSÊNCIA DE EXPRESSA PREVISÃO EM RELAÇÃO A PRÉDIOS PÚBLICOS. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. VIOLAÇÃO. PROCEDEL. LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 02 /91. ILEGITIMIDADE DA COBRANÇA. - O artigo 150 , inciso I , da CF/88 , consagrou o princípio da legalidade tributária, que se constitui em limitação da atuação do poder tributante em favor da justiça e da segurança jurídica dos contribuintes, segundo o qual "é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça". - Ao elaborar a construção da estrutura típica de cada tributo, o legislador consagrou a taxatividade das espécies tributárias, não permitindo a criação de outros tipos por meio de analogia, à luz do artigo 108 , parágrafo 1º , do CTN . - Ante a ausência de expressa previsão legal para a incidência da TCR em relação aos imóveis públicos, afigura-se ilegítima a aplicação a estes, por analogia, da previsão contida no item 3º, inciso II, do anexo II da Lei Complementar Municipal nº 16 /98, segundo o qual consta a previsão de recolhimento do tributo para as hipóteses de "prédio comercial sem produção de lixo orgânico". - Ilegitimidade da cobrança da PROCEDEL nos moldes como foi constituída, visto ser inviável a cobrança de taxas para realização de serviços de limpeza pública. - Precedentes do STF e desta Corte. - Apelação do Município não provida e apelação da União provida.
Encontrado em: Nacional LEG-FED LEI- 5172 ANO-1966 ART- 108 PAR-1 ART- 202 ART- 79 Código Tributário Nacional CPC-73 CPC... -73 Código de Processo Civil LEG-FED LEI- 5869 ANO-1973 ART- 20 PAR-4 PAR-3 Código de Processo Civil
-
Gabarito da questão induz ao erro. Questão deveria ser anulada.
Veja que o enunciado pede a alternativa incorreta e expõe 5 alternativas para você marcar.
A alternativa C (gabarito) afirma que apenas o item I está incorreto. De fato apenas ele está incorreto, o que torna a alternativa correta, mas lembre que o enunciado pede a alternativa incorreta.
-
Essa forçou a cabeça! O enunciado diz "é vedado". As questões fazem afirmações, por vezes, com negação. Antes de marcar, a afirmação "marque a incorreta". As alternativas dizem: somente X incorreta, etc... Confusão!!! Saí ileso!
-
Concordo com o André Gomes, a questão deve ser anulada, visto que tem 4 alternativas incorretas e uma correta. Como a questão pede que seja marcado a incorreta, logo deve ser anulada, há 4 respostas para a questão.
-
Deu tilt no cérebro.
-
Questão passível de anulação. tendo em vista, que não consta alternativa do item IV nas respostas.
-
banca fez lambança com raciocínio lógico! rs
-
buguei
-
não foi anulada essa questão?!
-
Ficou evidente que o elaborador da questão nunca estudou a matéria de raciocínio lógico.
-
tá de sacanagem
-
Banca que tenta enrolar o candidato é complicado..
atente-se que:
Art. 9º CTN É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - instituir ou majorar tributos sem que a lei o estabeleça, ressalvado, quanto à majoração, o disposto nos artigos 21, 26 e 65;
-
acertei.... mas lendo os comentários, bugueii....
-
Aquela questão que não testa o conhecimento do candidato.
-
REFORMULANDO A PERGUNTA:
Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA.
►A) Apenas o item II está correto.
►B) Apenas os itens II e III estão corretos.
►C) Apenas o item I está incorreto. (GABARITO)
►D) Apenas o item III está correto.
►E)Todos os itens estão corretos
-
Nem o examinador sabe o que tá pedindo
-
Lambança.
-
Que salada!
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk