SóProvas


ID
1643119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos documentos digitais e dos metadados, julgue o item subsequente.


Os metadados, que funcionam como indexadores e contextualizadores dos documentos capturados pelos sistemas gerenciadores, devem funcionar de forma independente do sistema, em formatos abertos e armazenados na própria estrutura dos depósitos digitais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    acho que é da resolução 31/2010, mas... gente! socorro, isso faz minha cabeça girar! 

  • "Os metadados técnicos a respeito do ambiente tecnológico (...) e as características físicas dos documentos originais devem ser registrados em planilha"

  • Sistemas de indexação de uma forma em geral utilizam anéis de sinônimo para resolver problemas em entender o que o usuário quer na busca. Ou seja, será necessário que na programação seja incluída a variação das palavras através de um vocabulário. Se tenho uma loja de informática, obviamente que meu vocabulário terá palavras de informática, como lap top. Uma será a palavra oficialmente utilizada, as demais seguem lógicas linguistícas e de digitação.

    Por exemplo: Lap top = laptop = laprop… Neste caso, também se trabalha com os sinônimos, compondo assim o chamado anel de sinônimos. O resultado é o famoso “Você Quis Dizer Isso___” recurso muito conhecido do Google. Ocorre que ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ocupam cada vez mais espaço no mundo da informação e essas plataformas de tratamento de informação acabam incorporando este árduo trabalho dos anéis de sinônimos.

    Hoje em dia também utiliza-se separadores de palavras (tokenizadores) e lematizadores que executam análise lingüística dos dados indexados e do texto completo. Plataformas de IA como Autonomy ou Fast, só para citar duas, acabam incorporando outras funcionalidades linguísticas, deixando de fato para os anéis as relações de sinonímia. Por exemplo, lematização ou stemming, serve para reduzir uma palavra a sua raiz. Ele busca a conjugação do verbo e chega à sua matriz. São tirados os plurais, os gêneros são arrumados, prefixos e sufixos são extraídos. Logo, cria-se um termo indexado e uma fila de variações de palavras que acabam indexando o conteúdo. Por exemplo, “executando”, “executou” e “executor” são várias formas da palavra “executar”.

    Outro recurso na questão da busca é em relação à linguagem humana e a linguagem de indexação, entra em cena a lista de stopwords é uma lista com palavras irrelevantes para efeito de indexação de documentos, como preposições, pronomes e artigos: o, a, é, um, dois, tu, tua, tudo, etc.

    Isso tudo gera a tabela de termos indexada, que é utilizada na hora da busca para o cálculo da relevância. Mas aí já é outra história.

     

    GABARITO: CERTO

    BONS ESTUDOS

     

    " SIGA NA DIREÇÃO DE SUA META, PORQUE A FÉ REALIZA, O TRABALHO É ÁRDUO, MAS A VITÓRIA É CERTA"

  • é aquela famosa planilha que o chefe manda fazer pra controlar as notas fiscais que chegam por e-mail/correio rs

  • Os metadados são "dados sobre dados", ou seja, são dados sobre o documento, que servem para identificá-lo em um sistema de controle. Sendo assim, esses dados são indexadores, são termos que "traduzem" o documento para o usuário.

    Considerando o princípio de acesso à informação, os formatos e linguagens devem ser o mais simples e abrangente possível, tendo formatos abertos (para serem lidos no maior número de equipamentos possível), sendo independente do sistema de produção (para que mais sistemas possam operar com seus formatos), e armazenados na própria estrutura dos depósitos digitais (para que não fiquem refém de um único mantenedor e seus programas, nem alheios aos avanços tecnológicos).

    Gabarito do professor: Certo
  • De acordo com Humberto Innarelli:

    "Fazendo uma abordagem sistêmica e técnica, o documento digital e seus metadados, assim como qualquer tipo de outro documento, devem ser organizados e armazenados de forma que sejam acessados diretamente e independentemente de qualquer sistema gerenciador, ou seja, o depósito digital deve funcionar de forma totalmente independente, permitindo assim o acesso à documentação em situações críticas como, por exemplo, na falha do sistema, na descontinuidade do sistema ou até mesmo na quebra de contrato entre as partes".

    O autor ainda dá um exemplo, que se encaixa perfeitamente para a questão:

    "Um exemplo prático seria um Arquivista acessando o documento digital diretamente no repositório (diretório) e abrindo o documento de forma direta, sem necessariamente utilizar o sistema gerenciador."

    O autor continua:

    "[...] metadados também devem funcionar de forma independente e em formatos abertos".

    Fonte: livro ARQUIVÍSTICA: temas contemporâneos, pág 50.

  • Gab: CERTO

    Uma dica que a questão nos dá é incluindo as palavras indexadores e contextualizadores, que, como sabemos, possuem o papel de traduzir, recuperar a informação ou utilizar palavras-chave. Portanto, os metadados funcionam como dados que identificam e traduzem um documento.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Resolução: a questão está correta, mas o que significam esses conceitos?

    Abertos: lidos por vários softwares

    Independente: mais sistemas possam operar com seus formatos

    Armazenados na própria estrutura: refém de pessoas, programas e avanços tecnológicos

    Resposta: certa