- ID
- 165145
- Banca
- PUC-PR
- Órgão
- COPEL
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Comunicação Social
- Assuntos
-
- Assessoria de Comunicação na Comunicação Social
- Assessoria de Imprensa na Comunicação Social
- Auditoria de Imagem
- Comunicação Integrada na Comunicação Social
- Comunicação Organizacional na Comunicação Social
- Entrevista na Comunicação Social
- Ferramentas de Assessoria
- Gêneros e Formatos Jornalísticos
- Gestão de Crises na Comunicação Social
- Mensuração de Resultados
- Planejamento Estratégico de Comunicação
- Porta-vozes Institucionais
- Sensoriamento de Mídia
"As investigações sobre as causas do apagão que deixou cerca de 90 milhões de pessoas sem luz em 18 estados brasileiros estão apenas começando, e os especialistas que trabalharam nas investigações anteriores estimam que ainda vai demorar alguns meses para que se saiba exatamente o que aconteceu no dia de 10 de novembro. Mas, no governo, em questão de dias, já se produziram pelo menos duas explicações para o episódio. Ambas atribuem a responsabilidade a intempéries climáticas. Na primeira hipótese, um raio teria provocado um curto-circuito que interrompeu o fornecimento de energia em três linhas de transmissão ao mesmo tempo - um evento tão improvável que não se discute, nem na academia nem nas empresas do setor, procedimentos para evitá-lo. Outra possibilidade é que chuvas fortes tenham danificado o isolador de tensão numa subestação de Furnas". EXAME 02.12.2009 p.43.
Diante do caso, ocorreu um inevitável prejuízo sobre a imagem e credibilidade da empresa fornecedora de energia elétrica. O excesso de informações e a falta de precisão dos motivos que levaram ao apagão requer uma atuação especializada no relacionamento com a imprensa. Dessa forma, das assertivas abaixo, quais fazem parte da política da assessoria de imprensa?
I. Restabelecer as relações com a imprensa, promovendo canais sólidos e confiáveis, tornando-se fonte de informação respeitada e solícita.
II. Monitorar as informações divulgadas pela mídia, gerando informações do ponto de vista da empresa fornecedora de energia.
III. Analisar as informações divulgadas, visando ao planejamento de um programa de assessoria de imprensa, em conformidade com o planejamento estratégico da organização, prevendo ações futuras para retomada da credibilidade da prestação de serviços juntos aos públicos.
IV. Contratar uma agência de publicidade para implementar uma campanha junto aos órgãos do governo.
V. Orientar os líderes acerca de entrevistas e posicionamento junto aos meios de comunicação.