SóProvas


ID
1666510
Banca
ESAF
Órgão
PGFN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Analise as proposições abaixo e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Art. 158. Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos


    B) Art. 159. Serão igualmente anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante


    C) ERRADO: na verdade os negócios fraudulentos, em relação a esses credores mencionados na assertiva, ainda serão anuláveis, e não nulos.

    Art. 158 § 1o Igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente


    D) Art. 165. Anulados os negócios fraudulentos, a vantagem resultante reverterá em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores


    E) Art. 165 Parágrafo único. Se esses negócios tinham por único objeto atribuir direitos preferenciais, mediante hipoteca, penhor ou anticrese, sua invalidade importará somente na anulação da preferência ajustada

    bons estudos

  • Os negócios serão anuláveis em relação aos DEVEDORES. Com efeito, poderão ser anulados pelos credores (art. 158 CC). Assim, a letra C está incorreta na parte que fala em relação aos CREDORES.


  • Marco Ramos a assertiva está incorreta pois diz que é NULO e na verdade é ANULÁVEL.

  • A questão trata em todos os itens sobre "fraude contra credores" e poderia ser feita apenas com a análise dos enunciados. Vejam que é pedido a alternativa incorreta. Todos os itens falam em "anulação/anulado...", com exceção do item C que fala "nulo" estando, portanto, incorreto.

    a) Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos. 

     b) Os contratos onerosos do devedor insolvente serão anuláveis quando a insolvência for notória ou conhecida do outro contratante. 

     c) Os negócios fraudulentos serão nulos em relação aos credores cuja garantia se tornar insuficiente.

     d) Anulados os negócios fraudulentos, a vantagem resultante reverterá em proveito do acervo sobre o qual se tenha de efetuar o concurso de credores. 

     e) Se os negócios fraudulentos tinham por único objeto atribuir direitos preferenciais, mediante hipoteca, penhor ou anticrese, sua invalidade importará somente na anulação da preferência ajustada.

  • FRAUDE CONTRA CREDORES é invalidade do tipo anulável, conforme art. 171.
     

    Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:

    I - por incapacidade relativa do agente;

    II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.

     

    c) Os negócios fraudulentos serão nulos em relação aos credores cuja garantia se tornar insuficiente. ERRADO

  • A questão trata de fraude contra credores.

    A) Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos. 

    Código Civil:

    Art. 158. Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

    Correta letra “A”.

    B) Os contratos onerosos do devedor insolvente serão anuláveis quando a insolvência for notória ou conhecida do outro contratante. 

    Código Civil:

    Art. 159. Serão igualmente anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.

    Correta letra “B”.

    C) Os negócios fraudulentos serão nulos em relação aos credores cuja garantia se tornar insuficiente.

    Código Civil:

    Art. 158. Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.

    § 1o Igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente.

    Os negócios fraudulentos serão anulados em relação aos credores cuja garantia se tornar insuficiente.

    Incorreta letra “C”. Gabarito da questão.

    D) Anulados os negócios fraudulentos, a vantagem resultante reverterá em proveito do acervo sobre o qual se tenha de efetuar o concurso de credores. 

    Código Civil:

    Art. 165. Anulados os negócios fraudulentos, a vantagem resultante reverterá em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores.

    Correta letra “D”.

    E) Se os negócios fraudulentos tinham por único objeto atribuir direitos preferenciais, mediante hipoteca, penhor ou anticrese, sua invalidade importará somente na anulação da preferência ajustada.

    Código Civil:

    Art. 165. Parágrafo único. Se esses negócios tinham por único objeto atribuir direitos preferenciais, mediante hipoteca, penhor ou anticrese, sua invalidade importará somente na anulação da preferência ajustada.

    Correta letra “E”.

    Resposta: C

    Gabarito do Professor letra C.

  • Se esses negócios tinham por único objeto atribuir direitos preferenciais, mediante hipoteca, penhor ou anticrese, sua invalidade importará somente na anulação da preferência ajustada.