SóProvas


ID
1667851
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Facebook

Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta, em que são feitos altos investimentos. Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia. É o caso da maior rede social do mundo, o Facebook.
Segundo o seu criador Mark Zuckerberg, em seu segundo ano da Universidade de Harvard (2004), ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem. Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade – a primeira versão do que se tornaria essa famosa rede social.
Mas há quem diga que a história inicial não foi tão sublime, mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita. Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site.
De qualquer forma, e intrigas à parte, inovação e agilidade transformaram esse pequeno projeto/brincadeira em uma empresa extremamente lucrativa, com mais de 500 milhões de usuários, faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares, estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011, maior do que o da Time Warner. (Paulo Roberto Moraes, Urbanização e Metropolização, São Paulo, 2011)

O segmento do terceiro parágrafo do texto 1 que mostra um problema de incoerência é:

Alternativas
Comentários
  • questão estranha... 


    O único ponto de incoerência que encontrei é que a letra D afirma que o brasileiro é reconhecido como o co-fundador do site (no singular), mas ao mesmo tempo afirma que há mais co-fundadores em "dentre eles".


    Resposta meio forçada que não me deixa muito satisfeito.

  • conhecido não reconhecido... acho que é isso, não?

  • Questão estranha mesmo, eu marquei letra A, porque eu pensei que não tem nada de sublime na motivação inicial de Mark Zuckerberg que podemos encontrar no 2º Parágrafo:


    Segundo o seu criador Mark Zuckerberg, em seu segundo ano da Universidade de Harvard (2004), ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem. Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade – a primeira versão do que se tornaria essa famosa rede social.

    Alguém?
  • Entendo que o texto mostrou-se incoerente quando afirmou que o desenvolvimento do Facebook contou com a COLABORAÇÃO de mais colegas, dentre eles o brasileiro Eduardo Saverin que mais à frente foi descrito pelo texto como CO-FUNDADOR. Bom, não me parece que as palavras em destaque sejam sinônimas. Ao meu entender, colaborador expressa a ideia de cooperação sutil e determinada, enquanto co-fundador  equipara o brasileiro ao próprio criador (Mark).

  • Pegando o gancho de Barbara acho que é por conta disso:

    Dentre

    O termo “dentre” é formado por de + entre e tem significado aproximado de “do meio de”; é utilizado quando a oração necessita dos dois termos (de” e “entre”) que o compõem. Dessa forma, os verbos que exigem a preposição “de” estão habilitados a aceitar o vocábulo apresentado. Veja:

    Saiu uma voz rouca dentre o grupo.
    O vitorioso é escolhido dentre os que perseveram.
    Ele ressurgiu dentre as trevas e está vivo.


    Entre

    O termo “entre” é utilizado quando algo diz respeito a mim e outra pessoa, ou seja, dois indivíduos ou em toda circunstância que se quer ter o sentido da colocação de espaço e tempo de alguém ou alguma coisa em relação à outra pessoa ou coisas. Veja:

    a) Estou entre os vencedores. (o sujeito “eu” ocupa um lugar em meio aos vencedores).
    b) O menino passou entre mim e a cadeira. (o menino ocupou um lugar entre a pessoa que fala e um objeto).

    Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/dentre-ou-entre.htm


    Acho que ser co-fundador também é ser colaborador.



  • Pessoal, acredito que a incoerência da questão foi RECONHECER o brasileiro como co-fundador, pois pelo início do parágrafo observa-se uma divergência entre as versões da história (se houve ou não colaboração de outras pessoas). Portanto, não há como afirmar, de maneira inequívoca, que o brasileiro foi reconhecido como co-fundador. Então, o termo "reconhecido" poderia ser trocado para "considerado", por exemplo, para retirar a incoerência do parágrafo.

  • Ainda não entendi a questão....

  • O correto seria "dentre eles, o brasileiro [...]"

  • Em momento anterior do texto não há citação do co-autor brasileiro, querendo o autor evidenciar a participação deste - tornando-a como de destaque -, é esquecido algum termo, para que fosse dado sentido ao aposto "não menos importante"

  • "... o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, ENTRE ELES o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como O co-fundador do site."

    ENTRE ELES indica que ele está contido no grupo citado ( aqueles que colaboraram com o desenvolvimento do Facebook) . 

    Logo, se ele é um dos colegas colaboradores, não pode ser O co-fundador (indica que há somente ele como co-fundador) e sim UM co-fundador ou UM DOS co-fundadores (indica que há outros: os que pertencem ao mesmo grupo dele).

    Isto demonstra a incoerência pedida na questão. 

  • ACHO Q É CONTEXTO. o paragrafo em destaque é o terceiro. Ele inicia com uma informação duvidosa: há quem diga...... e logo depois insere uma oura informação também duvidosa: "outro detalhe não menos importante SERIA.....colaboração de mais colegas......Eduardo Saverin, RECONHECIDO como co-fundador...". Então todo terceiro paragrafo se refere a uma suposição de como tudo teria sido. E o que estaria INCOERENTE com a ideia do terceiro parágrafo (suposição/dúvida) seria a palavra que expressa certeza RECONHECIDO como co-fundador. Acho que esta é a incoerencia que a FGV quis detectar.

  • banca incoerente 


  • Estranho. Colaborar é muito mais amplo que fundar, criar, instituir. Logo, colaborar aceita outras pessoas que não aquelas que recebem a colaboração. Até porque só existe colaboração, porque existe alguém precisando dela.

  • Seria a C que torna a D incoerente, ou seria a D que torna a C incoerente? rs

    De qualquer forma, posso ver q a C tem uma incoerencia explícita, pois se é uma coisa é um  "detalhe" como pode ser importante?
  • Tenho a mesma interpretação do Ivan Carvalho, colaborar é diferente de fundar.

    A FGV leva a questão ao limite da anulação.

  • essa banca é sinistra, por incrível que pareça eu acho a CESPE menos maldosa.

  • não entendi nem o enunciado...hahaha viva a fgv

  • fgv esta me deixando com saudade do CESPE

  • Em momento algum é dito que o facebook é um site. O facebook é uma empresa. Por isso dizer site fica incoerente dizer co-fundador do site, se na verdade é co-fundador da empresa. E mais, ''site'' é palavra em inglês, e está sem itálico.

  • Melhor explicação: Vídeo do professor !

  • Gabarito "D". Só peço que alguém explique, por favor.

  • Acho que deve ser pq deveria falar um dos co-fundadores, pq ele fala de mais colaboradores. Ele fala que vários colaboraram, mas poe o brasileiro como único co-fundador

  • ...dentre os colaboradores, foi reconhecido. Somente ele foi reconhecido.

    ...entre os colaboradores, foi reconhecido. Dentro do grupo dos colaboradores, ele foi reconhecido.
    FGV é tensa...

  • O melhor é ver a explicação do professor! Só com os comentários não dá pra entender direito...

  • Questão para Anulação

  • Bom, na minha opinião, o autor do texto poderia ter introduzido um detalhe que faria uma grande diferença, eliminando a tal incoerência. Vejam:

    "...entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido POSTERIORMENTE como o co-fundador do site"


  • Pra entender de verdade, tem que ver o comentario do professor

  • Professor explicou direitinho!!!

  • O erro foi o entre, devia ter sido escrito, dentre (conforme explicação do professor) deixo escrito porque eu tambem tenho preguiça de ver os vídeos. 

  • C\ara Patrícia AL  sua explicação não está correta.

    Podem, sim, haver vários co-fundadores.

    A incoerência é:

    Aquele que desenvolve não é o mesmo que funda.

     

    Boms estudos.

  • pqp.. que fóda, cara. CESPE eu gabarito, nessa banca vou mal em português.

  • E eu que achei que a incoerência era falar em 'detalhe não menos importante' para destacar um fato 'importante' é que fosse a pegadinha!...

  • Entendi assim: se ele foi um colaborador não precisava ser reconhecido. 

  • Mas, errei a questão, porque analisei não ser coerente chamar de brincadeira um compartilhamento sem autorização de fotos de terceiros. 

  • Para quem não tem acesso aos videos do professor:

    Ele nos traz que o erro da letra "d" foi o uso da preposição "entre". Explica-se. 

    A preposição "entre" sugere um sentido alheio ao pretendido pelo autor: o de que Eduardo Saverin foi "co-fundador", mas não colaborador. O adequado seria o uso da preposição "dentre" , para mostrar a dissociação. Exemplo:

    Se eu tenho um grupo de 4 meninas e 1 delas é a Maria e eu digo:

    1. Maria veio a mim entre as meninas  - a ideia aqui é que todas as meninas vieram a mim,inclusive Maria. 

    2. Maria veio a mim dentre as meninas - a ideia aqui é que só Maria veio. Houve uma dissociação. 

    Professor do site - Arenildo Santos 

     

  • Não concordo com a explicação do professor por conta do artigo definido "O". Ainda que fosse mais indicado o uso de "dentre", Eduardo foi reconhecido "como o co-fundador", fica clara a dissociação dos demais colaboradores, portanto não há incoerência.

  • Não leia os comentarios, pura perda de tempo!

  • A incoerência é que no início da frase o texto fala que o desenvolvimento do Facebook contou com mais de uma pessoa como colaborador ("entre eles o brasileiro Eduardo Saverin"), mas no final da frase ele diz que Eduardo Saverin é reconhecido como "o" co-fundador do site, ou seja, como se somente ele fosse reconhecido como co-fundador do site.

  • errei ... talvez o formulador tenha considerado uma incoerencia Um brasileiro ser o cofundador do facebook. 
    entendi o Dentre e Entre....mas ia errar na prova... 
    assinalei E ...

     

  • Errei a questão.

    O melhor comentário: Levi Rocha de 28.06.2018

    Realmente a presença do artigo definido restringiu o sentido "o co-fundador" melhor redação seria "um dos co-fundadores"

    Facebook contou com a colaboração de mais colegas (vários co-fundadores)

    Complemento: Além de Eduardo Saverin, o facebook tem como co-fundadores:Chris Hughes, Dustin Moskvitz, Andrew McCollum

    Gabarito da Banca D

     

  • Difícil

  • Eu penso assim: é uma banca terrível? É. Mas, pra mim, ainda é menos pior que CESPE. Como Deus é pai, minha banca não é nenhuma das duas.

  • uma das piores provas de portugues da minha vida

  • Questão sem gabarito . Sem pé nem cabeça 

     

    O examinador escolheu qualquer coisa a ermo 

  • gabarito D.

    eu errei..parece que a questão quando diz .. ""entre eles " o brasileiro reconhecido...

    fica parecendo que os outros não foram reconhecidos.

  • Continuação do comentário da Profa. Denise Carneiro:

    Todo o restante do parágrafo está CORRETO. Vejamos as alternativas corretas.

    Alternativa "A": "Mas há quem diga que a história inicial não foi tão sublime..."

    A palavra "sublime" significa "digno de admiração; grandioso". Esse trecho está coerente com o texto, pois antes é dito que o Facebook surgiu como uma rede social para compartilhar o que os amigos curtiam em comum (fotos, coisas de que gostavam, etc). Porém, em seguida, é afirmado que há quem diga que essa famosa rede social não começou de forma grandiosa, mas sim como uma brincadeira entre amigos: compartilhamento de fotos das garotas, sem o conhecimento destas, para que fosse escolhida a mais bonita. 

    Alternativa "B": "Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia..."

    A expressão "à revelia" tem o sentido de "sem o conhecimento", indicando que as garotas não sabiam que suas fotos estavam na internet.

    Alternativa "C": "Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas"

    O termo "detalhe" não foi empregado com o sentido de "coisa sem importância", mas sim com o sentido de "particularidade; pormenor". Assim, não é incoerente a expressão "detalhe não menos importante".

    Alternativa "E": “mas que tudo começou como uma brincadeira

    O termo "como" indica a forma como tudo começou. A conjunção "mas" indica oposição.

  • Gabarito: D

    Comentário da Profa. Denise Carneiro:

    O enunciado pede que seja identificado o segmento do terceiro parágrafo do texto em que há INCOERÊNCIA. Em outras palavras, devemos identificar o segmento em que há um erro. 

    Vamos lá?

    Terceiro parágrafo: "Mas há quem diga que a história inicial não foi tão sublime, mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita. Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site."

    Observem o seguinte trecho: "Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site."

    Existe uma diferença entre os termos ENTRE e DENTRE.

    O termo DENTRE é uma contração formada pelas preposições de + entre e tem o significado de "do meio de". Esse termo deve ser empregado quando as duas preposições forem exigidas, indicando uma situação de destaque, de separação. Nos demais casos, usa-se o termo ENTRE.

    Agora, observe novamente o trecho acima. Perceba que o brasileiro foi reconhecido como co-fundador DENTRE os colegas, e não ENTRE os colegas. O texto original transmite a ideia de que o brasileiro era conhecido como co-fundador apenas entre os colegas, ou seja, apenas dentro do grupo. Porém, o autor teve claramente a intenção de informar que Eduardo Saverin foi reconhecido como o co-fundador por todos. Sendo assim, o correto é usar o termo DENTRE, com o sentido de "do meio de". O brasileiro Eduardo Saverin saiu do grupo dos colegas colaboradores e foi reconhecido como co-fundador (que é mais do que um mero colaborador).

    Sendo assim, devemos substituir ENTRE por DENTRE. Vejamos como fica: 

    → Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, dentre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site.

    A alternativa "D", portanto, é a INCORRETA, pois traz o segmento que possui incoerência: "entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site". (continua no próximo post...)

  • Dentre: Indica apenas uma pessoa isolada em um conjunto outras pessoas.

    Entre: Indica uma pessoa em um conjunto de outras pessoas também selecionadas para aquele fim.

    O texto da a entender que apenas Eduardo Saverin seria o co-fundador.

    A frase deveria ficar assim:

    Dentre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como O co-fundador do site”;

  • arenildo é sinistro!

  • O segmento do terceiro parágrafo do texto 1 que mostra um problema de incoerência é:

    "Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site."

    O texto dá a entender que uma das contradições na história da criação do Facebook seria se a rede social foi criada de forma isolada ou por mais de uma pessoa, para, depois, afirmar que um brasileiro é reconhecido como um dos fundadores do site. Ou seja, há incoerência, pois se ele tem esse reconhecimento, não há dúvidas de que mais de uma pessoa criou o Facebook. Essa foi a minha interpretação.