SóProvas


ID
167869
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No início do século XX, o meio científico recomendava aos bibliotecários especial atenção com a então chamada little literature. Em 1978, a British Library Lending Division organizou uma reunião em que um novo termo passou a ser aceito. No Brasil, a tradução desse segundo termo veio substituir a antiga expressão literatura nãoconvencional. O termo aludido é "literatura

Alternativas
Comentários
  • Os documentos não-publicados não são comercializados e sua difusão é, em geral, restrita. Constituem a chamada "literatura subterrânea" ou "literatura não-convencional, ou ainda "literatura cinzenta". Fonte: Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação - Claire Guinchat e Michel Menou.

  • A expressão literatura cinzenta (literatura não comercial, literatura não convencional ou literatura oculta) "[...] é usada para designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria. Tal como é empregada, caracteriza documentos que têm pouca probabilidade de serem adquiridos através dos canais usuais de venda de publicações, já que nas origens de sua elaboração o aspecto da comercialização não é levado em conta por seus editores” (GOMES; MENDONÇA; SOUZA, 2007). Exemplos: anais de congressos, relatórios, boletins, normas, literatura comercial, publicações oficiais, patentes, etc.

    Há também a expressão literatura branca (literatura comercial, literatura convencional ou literatura formal) que é usada para designar “documentos convencionais ou formais que apresentam facilidades para identificação, divulgação e obtenção, produzidos dentro dos circuitos comerciais” (GOMES; MENDONÇA; SOUZA, 2007). Exemplos: livros, enciclopédias, periódicos científicos, dicionários, jornais de grande circulação.

  • O segredo da questão é atentar para a expressão “literatura não convencional”, ou seja, normalmente não comercializada pelos meios tradicionais ou por que sua natureza originária não compreende distribuição em larga escala.