SóProvas


ID
1722904
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Hoje, quando o mundo está em crise, parece mais importante que nunca aprender um pouco de economia. As notícias econômicas agora são o assunto principal em jornais e programas de TV. No entanto, será que realmente sabemos o que é economia?
      A palavra vem do grego oikonomia, que significa “administração da casa", e passou a significar o estudo das maneiras de gerir os recursos e, mais especificamente, a produção e a permuta de bens e serviços. A economia moderna surgiu como disciplina específica no século XVIII, sobretudo com a publicação em 1776 de A riqueza das nações, livro escrito pelo grande pensador escocês Adam Smith. Contudo, o que motivou o interesse no assunto não foram os textos de economistas, mas as enormes mudanças na própria economia com o advento da Revolução Industrial. Os pensadores mais antigos haviam falado da gestão de bens e serviços nas sociedades, tratando de questões que surgiram como problemas da filosofia moral ou política. Mas, com o surgimento das fábricas e da produção de bens em massa, veio uma nova era de organização econômica que dava atenção ao todo. Aí começou a chamada economia de mercado.
      A análise de Smith do novo sistema definiu o padrão, com uma explicação abrangente do mercado competitivo. Ele afirmou que o mercado é guiado por uma “mão invisível", de modo que as ações racionais de indivíduos interesseiros acabam dando à sociedade exatamente o que ela necessita. Smith era filósofo, e o tema de seu livro incluía política, história, filosofia e antropologia. Depois dele, surgiu uma nova geração de pensadores econômicos, que preferiu se concentrar totalmente na economia.

(Adaptado de: O livro da economia. Trad. Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo, Globo, 2013, p. 12-14)

A frase escrita corretamente, no que se refere à norma-padrão da língua portuguesa, é:

 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    Ordem direta:   As discussões relativas a assuntos econômicos na TV são cada vez mais recorrentes; alguns programas conferem ao debate um enfoque sensacionalista. ( O ";"  separa orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardam relação entre si)


    B) Expectador : aquele que tem expectativa ; Espectador: aquele que assiste a tv, ao espetáculo


    C)OBTER sem acento, obtêm (eles, elas) com acento.


    D) aquiSição, com S


    E)dispensam , com i

  • Apenas complementando o comentário da Catarina.


    C) aSSessoria e obtEr (sem acentuar)

    D) Itens (sem acentuar) e aquiSição

  • E) "Os economistas despensam atenção ao comportamento humano no geral; os valores e as inquietações de um indivíduo está latente em seus hábitos de consumo." - Erro de concordância verbal. O certo seria "estão latentes."

  • GABARITO: A

    Corrigindo as demais:

    B) A economia....tem...

    C) Conhecer um pouco de questões econômicas permite....

    D) ,.....desde a compra de itens.....

    E) Os economistas dispensam...


    AVANTE, COMPANHEIROS!!

  • Complementando...

    Na letra B) os telejornais têm seus próprios economistas e não a economia. Está certo esse trecho. O erro creio que seja "respondendo a perguntas", deveria ser "respondendo as perguntas".

  • Gabarito letra A...

    b) ... a perguntas dos expectadores. (espectadores)

    c) ... de modo a obtêr mais vantagens. (obter)

    d) ... até a aquizição de um imóvel. (aquisição)

    e) Os economistas despensam ... (dispensam)

  • SÓ UMA DICA QUE APRENDI COM O PROF. PACIELLO DO ALFACON :


    ---> EXPECTADOR : aquele que cria expectativa.
    ---> ESPECTADOR : aquele que vê.

    GABARITO "A"
  • d) Itens é paroxítona terminada em ENS, não se acentua. - Muito cobrada em prova essa palavra.

  •  a)São cada vez mais recorrentes as discussões relativas a assuntos econômicos na TV; alguns programas conferem ao debate um enfoque sensacionalista.

     b) A economia tornou-se tema frequente nos telejornais, que, inclusive, têm seus próprios economistas respondendo a perguntas dos expectadores. - Espectadores 

     c)Conhecer um pouco de questões econômicas permitem que os cidadãos procurem a acessoria adequada para poupar e investir seu dinheiro de modo a obtêr mais vantagens. - Conhecer permite. Assessoria de Assessorar. Obter sem acento. 

     d)A economia está presente na vida prática de todos, desde a compra de ítens de consumo diário, como alimentos, até a aquizição de um imóvel. - Itens (sem acento). Aquisição

     e)Os economistas despensam atenção ao comportamento humano no geral; os valores e as inquietações de um indivíduo está latente em seus hábitos de consumo. - Dispensam. Estão latentes. 

  • De forma explicadinha e depois "resumão" 

    a)São cada vez mais recorrentes as discussões relativas a assuntos econômicos na TV; alguns programas conferem ao debate um enfoque sensacionalista. Correta 

     b)A economia tornou-se tema frequente nos telejornais, que, inclusive, têm seus próprios(vi uns comentários dizendo que isso estava errado e ESTÁ CORRETO, pois "tem" sem acento é no singular e "têm" com o acento é plural) economistas respondendo a perguntas dos expectadores. ( AQUI SIM ESTÁ O GRANDE ERRO - pois se as pessoas estão assistindo, logo entende-se que é ESPECTADORES)

    c)Conhecer um pouco de questões econômicas permitem que os cidadãos procurem a acessoria adequada para poupar e investir seu dinheiro de modo a obtêr( mais ERRADO impossível, porque aqui se você prestar atenção a banca te induz ao erro de que "tá bem certinha" SÓ QUE NÃO" sem essa possibilidade porque desde quando oxítonas terminadas em "R" se acentuam? mais vantagens.

    d)A economia está presente na vida prática de todos, desde a compra de ítens (Esse foi um errinho que poucos viram, mas NÃO RECEBE ACENTO pois é uma paroxítona, o que pode te confundir com a regra das oxítonas) de consumo diário, como alimentos, até a aquizição ( Não tem muito o que pensar, é com S) de um imóvel.

    e)Os economistas despensam( é DISPENSAM) atenção ao comportamento humano no geral; os valores e as inquietações de um indivíduo está latente em seus hábitos de consumo.
    b) Não é expectadores, ninguém ta com expectativa de nada. É ESPECTADORES, porque todos estão vendoc)É OBTER e não obtêr d) É Aquisição; É Itens sem acento e) É DISPENSAM 

  • Na letra c além do erro da grafia de assessoria e do erro no acento de obter, o verbo não deveria ser obterem mais vantagens?concordando com cidadãos? Caso tenha viajado me corrijam por favor. Thanks.

  • LetraB - aSSeSSOria. E não Acessoria.

  • Estou com uma dúvida na letra B, pois esse "têm" está se referindo a economia. Então penso que não deveria existir acento. Alguém pode me ajudar?!

  • Pedro, veja a sequência da frase:[...]  têm seus próprios economistas respondendo a perguntas dos expectadores.

    Veja que não há como o "têm" referir-se à economia, pois não é a economia que detém economistas próprios para responder perguntas de ESPECTADORES. Os telejornais sim possuem espectadores.

    Logo, os telejornais,inclusive,têm seus próprios economistas respondendo a perguntas dos espectadores.

  • Boa tarde,


    Quem puder tirar uma dúvida será de grande ajuda. No termo " os valores e as inquietações de um indivíduo está latente em seus hábitos de consumo." não deveria haver uma concordância em "está latente" para "estão latentes", tendo em vista que que faz referência ao termos "os valores e as inquietações"??
  • GABARITO A 

     a) São cada vez mais recorrentes as discussões relativas a assuntos econômicos na TV; alguns programas conferem ao debate um enfoque sensacionalista.

     b) A economia tornou-se tema frequente nos telejornais, que, inclusive, TEM seus próprios economistas respondendo a perguntas dos ESPECTADORES. 

    c) Conhecer um pouco de questões econômicas permitem que os cidadãos procurem a ASSESSORIA adequada para poupar e investir seu dinheiro de modo a OBTER mais vantagens.

    d) A economia está presente na vida prática de todos, desde a compra de ITENS de consumo diário, como alimentos, até a AQUISIÇÃO de um imóvel.

    e) Os economistas DISPENSAM atenção ao comportamento humano no geral; os valores e as inquietações de um indivíduo ESTÃO latente em seus hábitos de consumo.

  • Para refutar a alternativa B, é preciso saber a relação de paronímia existente entre expectadores e espectador. O primeiro está relacionado a expectativa, enquanto que o segundo àquele que acompanha, assiste. Assim, a partir do contexto do enunciado é que podemos saber qual vocábulo deve ser empregado.


  • A) São cada vez mais recorrentes as discussões relativas a assuntos econômicos na TV; alguns programas conferem ao debate um enfoque sensacionalista. CORRETA



    B) A economia tornou-se tema frequente nos telejornais, que, inclusive, têm seus próprios economistas respondendo a perguntas dos expectadores (o correto seria eSpectadores = quem assiste a algo). 




    C) Conhecer um pouco de questões econômicas permitem que os cidadãos procurem a acessoria (o certo seria aSSessoria = do verbo assessorar) adequada para poupar e investir seu dinheiro de modo a obtêr (o certo seria  obtEr, isto é, sem acento, pois se trata de oxítona terminada em r) mais vantagens.




    D)  A economia está presente na vida prática de todos, desde a compra de ítens (o certo seria Itens, pois se trata de paroxítona terminada em "ens") de consumo diário, como alimentos, até a aquizição (o certo seria "aquisição") de um imóvel.




    E) Os economistas despensam (o certo seria "dispensam") atenção ao comportamento humano no geral; (não se justifica o emprego do ";") os valores e as inquietações de um indivíduo está (o certo seria "estão", pois o sujeito está no plural; logo, o verbo deve acompanhá-lo) latente em seus hábitos de consumo.



  • a) Certo.

    b) Errado, pelo contexto o certo é espectadores (que assiste um programa). Note que existe também a forma expectadores que significa alguém que espera algo com expectativas.

    c) Errado, o certo é obter.

    d) Errrado, o certo é aquisição (Regra: ç sendo usado como prefixo no fim de palavras)

    e) Errado, o certo é dispensam. 

  • A) TÁ TRANQUILA, TÁ FAVORÁVEL.
    B) CONCORDÂNCIA VERBAL, GALERA. QUEM TEM SEUS PRÓPRIOS ECONOMISTAS É A ECONOMIA, SUJEITO NO SINGULAR. O "TEM" NÃO RECEBE ACENTO CIRCUNFLEXO;
    C) MESMO VETOR DA LETRA B. "CONHECER" => "PERMITE" E NÃO "PERMITEM";
    D) AQUIZIÇÃO DÓI ATÉ A ALMA;
    E) UAI, OS ECONOMISTAS ESTÃO "ESTOCANDO" ATENÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO? ACHO QUE NÃO, NÉ! SEM FALAR QUE "DESPENSAM" NÃO EXISTE. SERIA "DESPENSA". O CORRETO É "DISPENSAM", NO SENTIDO DE PRESCINDIR, NÃO NECESSITAR.

    GABARITO: LETRA A

  • a - Correta 
    b - Errada: a palavra expectadores (significa aquele que tem expectativa) está incorreta para o contexto, deve ser espectadores (significa aquele que assiste). 
    c - Errada: a palavra "permite" no plural está incorreta devido ao erro de concordância, portanto o correto seria: "Conhecer um pouco de questões econômicas permite" porque "conhecer permite" e não "conhecer permitem". 
    A grafia correta da palavra "assessoria" é com "ss" e não com "c". 
    A grafia correta da palavra "obter" é sem acento. 
    d - Errada: A grafia correta da palavra "itens" é sem acento. 
    A grafia correta da palavra "aquisição" é com "s" e não com "z".

    e - Errada: a palavra "despensam" está com a grafia incorreta, deve ser "dispensam". 
    A palavra "está" no singular possui grafia incorreta devido ao erro de concordância com a palavra "inquietações", portanto o correto seria: "as inquietações de um indivíduo estão". 
    A palavra latente (significa oculto, não aparente) está incorreta para o contexto devendo ser trocada por "patente" (significa claro, evidente, visível). Mas as correções não terminaram ainda, a palavra "patente" deve estar no plural para concordar com "inquietações", portanto a frase correta seria: "as inquietações de um indivíduo estão patentes em seus hábitos de consumo".

  • na letra B não deveria ser "respondendo às perguntas (...)" ????

  • Rodrigo Viana, creio que "a perguntas" ou "às perguntas" estão corretas, porque: "a perguntas"  veio sem artigo, o "a" é só da regência do verbo responder. Já "às perguntas" - possui artigo, fica "a" (regência)+ "as" (artigo)

    O que não poderia seria "as perguntas" (porque nesse caso falta o "a" regência, só tem "as" artigo)

  • Penso que essa questão também envolve homônimo e parônimo.

    a) CERTA

    b) Observe a frase, ele queria se referir aos TELESPECTADORES do telejornal e não aos expectadores.

    c) ASSESSORIA

    d) AQUISIÇÃO

    e) DISPENSAM  ( despensa = armário / dispensa = ato de liberar)

  • A) CERTA.

    B) A economia tornou-se tema frequente nos telejornais, que, inclusive, tem seus próprios economistas respondendo a perguntas dos expectadores. (A economia tem > sujeito no singular, verbo no singular).

    C) Conhecer um pouco de questões econômicas permitem que os cidadãos procurem a acessoria adequada para poupar e investir seu dinheiro de modo a obter mais vantagens. (Oxítona terminada e R; ou seja, não é acentuada).


    D) A economia está presente na vida prática de todos, desde a compra de itens de consumo diário, como alimentos, até a aquisição de um imóvel. (Paroxítona terminada em ENS, destarte não é acentuada).
     

    E) Os economistas dispensam atenção ao comportamento humano no geral; os valores e as inquietações de um indivíduo estão latentes em seus hábitos de consumo. (dispensar: deixar de lado, conferir) ( " os valores e as inquietações" estão latentes > sujeito composto com verbo posposto faz este ir para o plural).

  • FV Galasso, houve um equívoco na sua análise da alternativa B. O verbo "têm" está colocado corretamente, já que refere-se ao sujeito "telejornais" e não a "A economia".
    Os telejornais têm seus próprios economistas.

  • Quem for responder, por favor, procure TER CERTEZA DO QUE ESTÁ FALANDO. Alguns colegas cismaram que o verbo "têm" da letra b deveria estar no singular, pra concordar com o sujeito "economia" - qual seria o sentido disto, dizer que "a economia tem seus próprios economistas"?! Nenhum, a não ser tornar a questão errada por pleonasmo.

    O erro da assertiva B está na grafia da palavra EXPECTADORES. Quem não leu com calma, nem deve ter notado.

    Reproduzindo comentário do colega Genival Pereira (comentário certo!):

    "Para refutar a alternativa B, é preciso saber a relação de paronímia existente entre expectadores e espectador. O primeiro está relacionado a expectativa, (...) o segundo àquele que acompanha, assiste. Assim, a partir do contexto do enunciado é que podemos saber qual vocábulo deve ser empregado."

    Obs.:

    Paronímia - palavras com grafia ou som SEMELHANTE, mas significados diferentes. 

     

  • Bora estudar galera!!!!Enfim,não estudamos para passar, mas sim até passar!!

     

  • Maria Spinola,

    O verbo "têm" realmente não tem acento, uma vez que, este realmente concorda com o sujeito "a economia" que está no singular (3° pessoa do singular), logo, o correto é "tem". O verbo "têm" com acento somente na 3° pessoa do plural.

    Alternatica Correta: A

  • Não existem erros de pontuação?

     

  • Show de bola o comentario da Maria Spinola, realmente o erro está em "EXPECTADORES"= expectativa. O correto é espectadores= assistir. E por mencionar telejornais, o termo mais adequado seria Telespectadores.

    Eu também caí nessa pegadinha do "Têm", que por sinal está correto, pois concorda com "TELEJORNAIS".

  • Perfeito o comentário da Maria Spinola ! 

  • Sobre a letra B → A economia tornou-se tema frequente nos telejornais, que, inclusive, têm seus próprios economistas respondendo a perguntas dos expectadores.

     

    De acordo com a regência o verbo "responder" pode inscrever-se no grupo dos bitransitivos (do tipo "responder algo a alguém"), mas desde que tenha os dois objetos simultaneamente: "respondeu a pergunta ao jornalista", caso em que é útil a distinção entre objeto direto e objeto indireto. Havendo um só objeto, seja ele qual for, será indireto. Assim: "respondeu à pergunta" ou "respondeu ao jornalista" em frases diferentes.

     

    Conclusão: (...) têm seus próprios economistas respondendo (algo = sem preposição) as perguntas (a alguém) aos espectadores.

     

    [ Fonte: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/responder-e-transitivo-indireto.jhtm ]

  • D) ítens --> correto itens                         --> item e itens não leva acento, mas, porém, todavia, entretanto, hifens e hífen leva acento o último caso

                                                                    Leva acento   óxitonas terminadas em-->  a, as; e, es; o, os em, ens    --> e não terminadas em --> en                                                         

    gab. a

  • a) São cada vez mais recorrentes as discussões relativas a assuntos econômicos na TV; alguns programas conferem ao debate um enfoque sensacionalista.Correta

     

     b)A economia tornou-se tema frequente nos telejornais, que, inclusive, têm seus próprios economistas respondendo a perguntas dos expectadores. Errado, o correto seria eSpectadores . eXpectadores = eXpectativa

     

     c)Conhecer um pouco de questões econômicas permitem que os cidadãos procurem a acessoria adequada para poupar e investir seu dinheiro de modo a obtêr mais vantagens. Errado, o correto seria aSSesoria e obTER.

     

     d)A economia está presente na vida prática de todos, desde a compra de ítens de consumo diário, como alimentos, até a aquizição de um imóvel. Errado, o correto seria aquiSição.

     

     e)Os economistas despensam atenção ao comportamento humano no geral; os valores e as inquietações de um indivíduo está latente em seus hábitos de consumo. Errado, o corrreto seria DISpensa.

  • Só uma OBS à resposta de MARIA ESTUDA abaixo: na letra E, o correto seria "os economistas dispensam", no plural

  • Por eliminação chegaríamos a resposta correta, letra A, pois nas alternativas B, C, D e E posuem erros de grafia...

    B - "Espectadores"

    C - "Assessoria"

    D - 'Aquisição"

    E - "Dispensam"

  • A questão pede a escrita de acordo com a norma padrão: Ou seja tudo que for contrário a esta tem quer ser levado em considerado: Grafia, concordância, Acentuação e acredito tbm que regência; vejamos:

    Analisando de baixo para cima:  Letra E) não é Despesam e sim Dispensam  > Erro na grafia.

                                                    Letra  D) ítem por qual motivo o i é acentuado?  > Erro nã acentuação nãoo se acentua paroxítona terminado em

                                                    Letra  C) OBTêr tbm não deveria ter acento circunflexo

                                                    Letra  B) Têm no plural > discodância verbal

                                                    Agora eu fiquei confuso que em todas letras anteriormente citadas percebemos algum erros se não mais!

                                                    Mas na Letra a) o que acham pessoal? A regência nominal da palavras relativas sim é "a"  e  a           concordância nominal de assuntos  é "a"  Tbm ?   

                                                    Não falamos: "a assuntos" e sim "o assunto" ou "os assuntos" 

                                                    LOGO "prep a + o seria ao se referimos a palvras no plural deveria ser aos"

                                                    Aí fica a pergunta relativa a assuntos? ou relativas aos assuntos?  Ao ver isso fiquei confuso!

    tbm tomei a acertiva a) como errada! Não sei se concordam.

  • Na B não vi ninguém comentando isso, mas tbm tá errados dois objetos indiretos!!

    respondendo a perguntas dos expectadores.

    CORRETO: respondendo perguntas dos espectadores

  • Não há erro em expectador, que é uma pessoa que espera que algo aconteça. O erro está nos dois objetos indiretos usados em: economistas respondendo a perguntas dos expectadores.

  • Incrível a dificuldade de uma questão de nível médio de português..

    Poucas questões para Analista tem esse teor de dificuldade. O que me levar a pensar: qual á logica de um candidato concorrente de um cargo superior saber aparentemente menos em português do que outro que concorre a técnico?

  • Simples, TRE's Avante.

    A concorrência puxada.. técnico é 3x mais que analista fácil. 

    A meu ver, as de nível superior da FCC, em português, são mais densas que essas aqui..

  • Muito bom, esse professor Arenildo.

  • Esse tipo de questão você tem que pegar um papel uma caneta e ir eliminando com olhos de Águia.

    Bons estudos e boa luta.

  • gabarito letra A. 

    bons estudos galera ,,,

     

  • a) Gabarito

    b) espectadores: aqueles que assistem a um espetáculo de teatro, por exemplo.

    expectadores: aqueles que estão na expectativa de alguma coisa. Expectativa de ganhar na mega-sena.

    c) verbo no singular PERMITE; sujeito oracional; isso permite que os cidadãos ...

    d) itens (sem acento); aquisição

    e) DISPENSAM

  • Conhecer um pouco de questões econômicas permitem - correto seria permite! Alternativa C. Vi as pessoas comentarem sobre o verbo obter,porém, errou também nessa concordância com o sujeito oracional.