SóProvas


ID
1727167
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Embora o meu vocabulário seja voluntariamente pobre – uma espécie de Brasileiro Básico – a única leitura que jamais me cansa é a dos dicionários. Variados, sugestivos, atraentes, não são como os outros livros, que contam sempre a mesma estopada* do começo ao fim. Meu trato com eles é puramente desinteressado, um modo disperso de estar atento... E esse meu vício é, antes de tudo, inócuo para o leitor.

      Na minha adolescência, todo e qualquer escritor se presumia de estilista, e isso, na época, significava riqueza vocabular... Imagine-se o mal que deve ter causado a autores novos e inocentes o grande estilista Coelho Neto: grande infanticida, isto é o que ele foi.

      Orgulhamo-nos, como das nossas riquezas naturais, da opulência verbal de Rui Barbosa. O seu fraco, ou o seu forte, eram os sinônimos. (...)

      *aquilo que é maçante, enfadonho, aborrecedor.

(Adaptado de: QUINTANA, Mário. Dicionários. Caderno H. 7. ed. São Paulo: Globo, 1998, p.176) 

Atente para as seguintes afirmações sobre o emprego dos sinais de pontuação:

I. Em não são como os outros livros, que contam sempre a mesma estopada do começo ao fim, a retirada da vírgula implicaria prejuízo ao sentido original.

II. A substituição por parênteses dos travessões que isolam o segmento uma espécie de Brasileiro Básico implicaria prejuízo para a correção da frase.

III. Em e isso, na época, significava riqueza vocabular..., a retirada da primeira vírgula acarretaria prejuízo para a correção da frase.

Está correto APENAS o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    I -  O sentido mudaria , pois com a vírgula estamos diante de uma oração adjetiva explicativa e com a retirada ela ficaria restritiva 

     

    II -  As vírgulas podem ser substituídas por parênteses e travessões sem prejuízo

     

    III -  Acarretaria em prejuízo, pois estamos diante de um adjunto adverbial deslocado que deve estar entre vírgulas.

     

    CONTINUE ESTUDANDO , VAI CHEGAR A SUA VEZ!

  • Resposta Letra C

    Discordo da explicação do Cassiano para o item III.

    III - Acarretaria prejuízo à frase, pois iria separar o sujeito do verbo. "e isso, na época, significava riqueza vocabular..." Não acarretaria prejuízo se fossem retiradas as duas vírgulas, que, neste caso, é opcional. 
  • GABARITO: C

    Jacqueline, eu errei essa questão, mas esse caso das vírgulas no item III é o seguinte:

    Está errada a retirada de apenas uma vírgula, ou tira as duas ou não tira nenhuma. A retirada de apenas uma vírgula torna a frase incorreta.


  • Cristiane, o que temos nesta questão é uma intercalação, que, no caso, ou retiro as duas vírgulas ou nenhuma (essas vírgulas são opcionais).  

    Não fui muito clara na minha resposta anterior, quis dizer que se eu retirar uma vírgula a outra sobraria separando o sujeito do verbo, o que tornaria, neste caso também, a questão errada. Embora fosse o que a banca queria explorar, não precisaria saber sobre as regras da vírgula na intercalação para resolver a questão.

    PS- Se fosse uma oração adverbial deslocada, as vírgulas seriam obrigatórias.


  • Exatamente como a Jacqueline falou.


    No item III, se retirar apenas a primeira virgula o termo "na época" acaba fazendo parte do sujeito e assim teríamos uma virgula separando sujeito de predicado, o que é proibido.

    Com as duas vírgulas está correto, pois seria um termo deslocado, portanto deve permanecer entre virgulas.

    Sem as duas virgulas também estaria correto, pois não estaria separando sujeito de predicado.

  • Discordo de quem afirma que se pode colocar parênteses no lugar dos travessões sem prejuízo, assim como discordo do gabarito. Se os travessões dessem lugar aos parênteses, seria necessário incluir uma VÍRGULA antes de "a única". Portanto, implicaria prejuízo para a correção.


    Deveria ter uma alternativa "I, II e III".

  • https://www.youtube.com/watch?v=0iC09PqdnJQ

  • Acertei Miseravi, o problema não é o tamanho do adjunto, mas, como já comentaram alguns colegas, o erro sintático.Caso, retires a vírgula estarás separando o sujeito ( pronome relativo "isso") do verbo- significava.

  • BANCA FCC: ITEM I

    QUE

    Em Ele na verdade só é fiel a seus amigos cem por cento, que com ele saem todo dia... (último parágrafo), a retirada da vírgula implica alteração do sentido da frase.

    - Trata-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa (nesse caso iniciada pelo pronome relativo que) , tirando a vírgula irá se transformar em uma oração subordinada adjetiva restritiva (ocorrendo assim mudança de sentido).   

     Em não são como os outros livros, que contam sempre a mesma estopada do começo ao fim, a retirada da vírgula implicaria prejuízo ao sentido original.

  •  

    I - vou mudar o sentido de explicação, para restrição.

    II - continua com o sentido original - explicação.

    III- não podemos separar o sujeito do verbo

  • I & III

    II esta errado porque parenteses e travessao, nesse caso, sao usados para isolar explicações ou oração intercalada.Sem prejuizo se usar 1 em vez do outro

  • Altos professor marrento! RS quando eu aprender vou ficar assim tbm.
  • I. Em não são como os outros livros, que contam sempre a mesma estopada do começo ao fim, a retirada da vírgula implicaria prejuízo ao sentido original.
    ( SE TORNARIA RESTRITIVA)
    II. A substituição por parênteses dos travessões que isolam o segmento uma espécie de Brasileiro Básico implicaria prejuízo para a correção da frase. 
    (NÃO IMPLICARIA EM PREJUÍZO, UTILIZA-SE A REGRA DO JAPA ENSINADA POR ZAMBELI)
    III. Em e isso, na época, significava riqueza vocabular..., a retirada da primeira vírgula acarretaria prejuízo para a correção da frase.

    (A FRASE ESTÁ NA ORDEM INDIRETA E A VÍRGULA É OBRIGATÓRIA)

  • Eu emprestei o livro para meu irmão, que mora Recife.

     

    Com vírgula ---> oração adjetiva EXPLICATIVA

    * Quantos irmãos eu tenho? Mais de um, sendo que um deles mora em Recife.

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Eu emprestei o livro para meu irmão que mora em recife.

     

    Sem vírgula ---> oração adjetiva RESTRITIVA

    * Quantos irmãos eu tenho? Só um, e ele mora em Recife.