SóProvas


ID
174262
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito da questão está errado. Pois o acessor de imprensa, de fato, NÃO pode agir como lobista.
  • Provavelmente, a correta é a letra d, já que a assessoria de imprensa deve estar, sim, ciente da política e do plano de ação da organização, trabalhando em conjunto com as outras áreas da empresa.
  • Tb acho que a correta é a letra "D". A atuação da Assessoria deve ser imparcial logo atuar como lobista é contraproducente.
  • Assessoria de imprensa pode sim atuar como lobista, mas esse seria o papel do RP e não do jornalista. Lobby não pode ser sempre confundido com corrupção.
  • Questão correta e bastante bem feita.

    Lobby, nada mais é do que a tentativa de influenciar as esferas do Excutivo ou Legislativo em busca de alguma causa privada. É parte do Estado democrático a existência do lobby. O que não pode haver é a troca escusa de favores, do tipo "toma lá, dá cá". Em outros países, principalmente nos Estados Unidos é muito comum a ação de grupos de interesses organizados por vários estratos da sociedade. Aqui no Brasil, basta pensar na Bancada Ruralista, na Bancada Evangélica ou na pressão dos produtores de bebidas alcóolicas para a liberação da venda de bebidas na copa.

    ---//---- 
    Segue o texto do site comunicação empresarial

    http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/lobby.php


    Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Executivo (o Governo) ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos seus interesses. A indústria tabagista e a farmacêutica, os sindicalistas, os aposentados e os defensores das baleias podem (e têm feito) lobby para obter vantagens ou conseguir apoio às suas causas.

          Em princípio, o lobby é considerado normal em um regime democrático, porque os grupos organizados (empresas, entidades ou movimentos sociais) têm o direito (e até o dever) de se empenhar na defesa dos interesses que defendem ou das idéias que professam. (...)

          Qualquer que seja, no entanto, a conceituação (no processo de regulamentação do lobby no Brasil, em curso no Brasil, os profissionais de Relações Públicas, num determinado momento, defenderam - e alguns continuam defendendo até hoje - a atividade como privativa da categoria), o certo é que o lobby, em si, não merece o caráter pejorativo com que é distinguido.
  • Concordo que oa assessoria possa atuar como lobista. Porém a alternativa "D" diz que "o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações." 
    Acredito que todas essas ações devem ser integradas, portanto essa seria também uma alternativa incorreta, não?
  • Acredito que o resposta correta para essa questão seja a opção E, pois a afirmativa está relacionada aos deveres das Relações Públicas, que implica em manter em harmonia entre clientes internos e externos.
    Na minha concepção a questão D contém sim os deveres da assessoria de imprensa.
  • Se teoricamente "lobista" tem significado pejorativo ou não à profissão de Assessor de Imprensa/Comunicação, se eu tivesse feito este concurso, tinha buscado meus direitos para anular a questão. No Manual de Assessoria de Comunicação, de 2007, da Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ, nossa autoridade máxima, já que não temos Conselho Federal, diz, na página 14: “Assessor não é ‘lobista’. Não há garantias de que oassessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazerpressão junto aos colegas de redação”. Portanto, não há resposta correta para esta questão. Ao menos que a questão tivesse embasada a algum autor que defende esta afirmação sobre lobistas.
  • Gente, prestem atenção! A questão pede a alternativa INCORRETA!


  • O item INCORRETO, que é o que pede o enunciado, é a letra D, pois as ações da assessoria de imprensa não podem estar apartadas do plano de comunicação ou demais ações da empresa como um todo. Se o item diz que isso pode acontecer, logo ele está incorreto. Além disso, mesmo que RP possa atuar como lobista, o item B está errado, pois JORNALISTA não pode, que é o profissional habilitado para exercer a função de assessor de IMPRENSA. RP pode ser assessor de comunicação. Mas quando se fala em assessoria de imprensa, é o jornalista que está a frente dela!

  • Realmente esta questão está estranha.

    Na letra B, que é o gabarito, diverge do Manual da Assessoria de Imprensa da Fenaj que diz:  "Assessor não é 'lobista'. Não há garantias de que o assessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação".

    Letra D - o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações. Quando o enunciado diz "apartadas" seria o mesmo que "separadas". Diferente do que do conceito de Comunicação Integrada.

  • A atividade de lobista é desenvolvida pelo profissional de RP e fora do âmbito da assessoria de imprensa.  mas o gabarito oficial deu letra B. 

  • Também entraria com recurso, se tivesse feito essa prova. O assessor não é lobista. E o trabalho dele não pode ser apartado das diretrizes da empresa. Fico com a letra d.

  • o gabarito com certeza esta errado, a questão incorreta é a D

    o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.

    Essas tarefas devem sim estar ligadas e em concordancia com as politicas e planos de ação das organizções... 

  • Camila carvalho e Marcus Jardim, a alternativa INCORRETA seria, pela lógica a d. O que se afirma na d NAO eh verdade. Mas o gabarito deu b, o que não faz sentido pois afirma q o assessor não pode atuar com lobista (sim ele não pode. Então a b estaria correta e ele não quer a correta e sim a INCORRETA). Sendo assim, o comentário dos nossos colegas estão certo e o gabarito me parece errado. Essa questão deveria ter sido anulada.

  • 'Logo vi que tinha duas afirmativas incorretas. Optei pela letra "D" pois visivelmente pareceu uma pegadinha.
    Na opção b, "ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha." eu concordo que a Assessoria pode de certa forma atuar como Lobby, apesar de ser um campo nebuloso. Assessoria de imprensa é uma atividade inerente das Relações Públicas, que também são os responsáveis pelo Lobby. Mas ainda assima função da assessoria é disntinta da do Lobby.
    Já na alternativa d,  "o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações." está errada. Estas atifvidades tem de estar em sintonia com os planos e ações das organizações sim. O termo "apartado" visivelmente está errado ai, a comunicação tem de ser integrada. 

    Alguém revisou esse gabarito?
    Recorreria dessa questão!

  • Claramente a incorreta é a letra D. Recorreria com certeza.

  • "Assessor não é “lobista”. Não há garantias de que o assessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação" Trecho do Manual de Assessoria de Comunicação da FENAJ.


    A alternativa d) claramente errada.