-
O uso da voz passiva e a afirmação de que as causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas parecem revelar um contexto no qual se torna impossível a identificação de um agente da ação.
-
Se a "c" estiver correta, logo a "e" também estará. Os examinadores de Português da FGV deveriam estudar raciocínio lógico. São aqueles carinhas que a gente conheceu no ensino médio que resolveram fazer letras porque não gostavam de matemática.
-
A resposta dada como correta é a LETRA C, mas eu fui pela E, acho mais condizente. Entraria com recurso definitivamente.
Cateto Jr, eu fui uma dessas pessoas que você exemplifica, haha.
-
Pois estou com vocês. Teria marcado a C mas depois que li a E também achei correta.
-
Questão covarde.
-
Eu entraria com recurso...Até porque concordo com Cateto Jr: C e E são equivalentes. Embora a letra E pareça mais lúcida que a C, rs.
Vejam só: o uso do sujeito paciente não torna impossível a identificação do sujeito da ação: sintaticamente falando, bastaria acrescentar um PELO fulano de tal ou PELO órgão tal.
Do ponto de vista argumentativo, a opção pela omissão do agente da passiva está mais para a alternativa A.
-
Essas questões da FGV não são objetivas existem margens para diversas interpretações. O que fazer na prova? Isso não deveria ser permitido, estudamos muito para na hora tentar a sorte.
-
Tem que cuidar muito com essas questões da FGV...
Notem que ele pede para identificar o motivo pela preferencia DENTRO DO CONTEXTO, ou seja, foi destruído por causas humanas e técnicas. Portanto ele não destaca o agente da ação mas a ação em sí.
Pura interpretação/ pegadinha/ maluquice..
-
Errei essa questão. Todavia, analisando melhor, percebi que o enunciado da mesma exige a preferência pela voz passiva, NO CONTEXTO!!!! Daí, já podemos eliminar a alternativa E, uma vez que é possível sim destacar o agente da ação. O autor que optou por não destacar, fazendo uso da voz passiva. Vejam que no enunciado também é dito "A PREFERÊNCIA PELA VOZ PASSIVA". O autor não foi obrigado a usar dessa ferramenta.
-
Entendi da seguinte forma: Letra C: Correta. Realmente é impossível identificar um agente da ação pelo contexto. "As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas".
Letra E: Errada. No momento que é dito que não se pode destacar o agente da ação (concordo), mas sim a ação em si mesma (discordo) encontramos o erro desta alternativa. Esse " a ação em si mesma" dá a entender que o reator se destruiu por si só; autodestruição, algo do tipo.
-
gente cuidado : existe a Voz Passiva , que é quando o sujeito sofrendo a ação e existe a voz Reflexiva , que é quando o sujeito pratica a ação em si mesmo , o que torna o item é incorreto , pois ao praticar a ação em si mesmo deixa de ser voz passiva para ser voz Reflexiva .. espero ter colaborado ..
-
Ambas, no meu ponto de vista estão corretas, haja vista que, não há possiblidade de saber quem foi o agente da ação mas da para sabe que houve a ação por que foi destruído o reator, a ação aconteceu.
-
Esse tipo de questão está sendo muito cobrado nas últimas provas da FGV.
Deem uma olhada.
Pela lógica da banca é letra C mesmo.
Até passar não adianta brigar com a banca, é preciso entendê-la.
A resposta estará em torno do Sujeito, seja agente ou paciente, se é possível ou não identificá-lo.
O reator foi destruído. Destruído por quem ? Não sabemos.
se torna impossível a identificação de um agente da ação -> Letra C
-
Discordo do gab...
"c) se torna impossível a identificação de um agente da ação;" As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas, ou seja, já é possível identificar que o agente são as causas humanas e as técnicas.
"e) não se pode destacar o agente da ação, mas sim a ação em si mesma." Para mim, mais coerente é não poder destacar, dar destaque, ao agente. E destacar a ação em si mesma, é destacar o fato que o reator foi destruído. Isso não tem nada a ver com autodestruição, como disse outro colega.
Alternativas muito confusas. Mas ainda assim acho a E mais correta.
-
Não vejo diferença entre a letra C e a letra E =/
Quando a letra E diz que a voz passiva foi usada para destacar a ação em si mesma ele está querendo destacar a destruição do reator, sem se ater às causas e possíveis culpados... isso não significa exatamente que o reator tenha se autodestruído.
-
FGV mostrando mais uma vez que precisa apelar para bancar a banca DURONA, mas na pratica demontra o tempo todo falhas e amadorismo, isso é falha, não tem outro nome, alem de desrespeito com quem estuda, o agente pode ser indentificado sim, inclusive é sujeito composto.
-
Li as opções de cima pra baixo, e marquei inicialmente a C, e depois troquei pra E, e lógico que eu errei.
Eu troquei porque considerei o contexto, e lá tá dizendo: "as causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas", ou seja, daria pra responsabilizar alguém, em tese... seria impossível se por exemplo caísse um raio no reator e o "troço" pegasse fogo.
Só nos resta indicar pra comentário. enfim.
-
Exatamente o que eu iria falar Matheus Lima.
A questão pede baseado no contexto.
O reator foi destruído pela explosão, explosão essa que aconteceu durante testes no reator 4, testes que tiveram falhas técnicas e humanas, como o prórpio texto diz que morreram 30 funcionários na hora, fica óbvio que as falhas(humanas) foram dos funcionários.
Então, pelo contexto:
O reator foi destruído;
Destruído por quem?
Pela explosão ocasionada por falhas durante os testes no mesmo.
Pela zilhionésima vez, gabarito "questiovánel" da FGV...
-
O reator foi destruído? Sim.
Por quem? Não se sabe.
Resposta: Letra (C), se torna impossível a identificação de um agente da ação.
Por que não seria a (E)? Embora, esteja logicamente correta, vai além do que o examinador pede. Ele quer saber apenas o relacionado ao "foi destruído". Não perguntou se alguém morreu, qual foi a ação de tudo isso.
No fundo a FGV só faz complicar um pouco aquela ideia de "inferir do texto" que outras bancas utilizam, questões que geralmente o pessoal erra por querer tirar leite de pedra.
At.te, CW.
-
Q592793 Q592792 Q603131
DICA:
Passiva com 3 verbos terá 2 na ativa
Passiva com 2 verbos terá 1 na ativa
Q588112 Q588124
- permite a indicação adequada do sujeito como paciente
- não mostrem seus agentes
- evitar a identificação dos agentes das ações
- se torna impossível a identificação de um agente da ação
Transformar para VOZ PASSIVA ANALÍTICA:
REGRA: ATIVA COM UM VERBO = NA PASSIVA VAI TER DOIS
- VOZ ATIVA Os revestimentos das paredes isolam o calor
SUJEITO VTD OD
PROCURAR O VERBO: SER + PARTICÍPIO Q778074 Q778014
- VOZ PASSIVA
O calor é + isolado pelos revestimentos das paredes.
Sujeito VL (locução verbal) AGENTE DA PASSIVA
Q795122 É produzido com matérias primas da própria região.
Q822883 No caso do de cobre, esse controle é repetido por nós após a primeira menstruação depois da colocação
Q795598 Verificar onde NÃO há AGENTE DA PASSIVA
Alternativa em que a PASSIVA ANALÍTICA poderia ser convertida em PASSIVA SINTÉTICA
Q464096 TRANSFORMAR DA PASSIVA ANALÍTICA PARA PASSIVA SINTÉTICA
- VOZ PASSIVA ANALÍTICA: O caderno foi (ser) comprado (particípio) por João (Agente da Passiva)
É sabido que centenas de brasileiros acabaram mortos
Voz passiva SINTÉTICA: COMPROU-SE (PA – VTD) o caderno
Sabe (VTD) -se (PA) que centenas de brasileiros acabariam mortos
QUEM SABE, SABE ALGO
-
-
Foi Guiado pelo Vudu. Banca nojenta
-
Vi a explicação do professor e também não me convenci....achei uma questão forçada.
Da pra ficar com a letra E sim...
-
Essa bosta faz uma questão de português mais sem noção que a outra.
-
" As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas "
como que fica impossível identificar o agente e as causas?
-
haha, o prof. Arenildo, que é ótimo, se enrolou todopra explicar a E e acabou foi mostrando que essa tb poderia ser.
-
Achei mais de uma alternativa, e discordei logo da C
era só colocar um "por" ali que dava pra atribuir a alguém
ou seja...não é IMPOSSÍVEL.
-
a. p., o professor não se enrolou coisa nenhuma. Ele mostrou que não se pode dar destaque a algo que é impossível de identificar. A alternativa E, ao afirmar que "não se pode destacar o agente da ação, mas sim a ação em si mesma", quis mostrar que o agente da ação pode ser identificado, porém não foi destacado. E isso não é verdade; não é possível identificar o agente da ação.
Gabarito: C
-
Conforme disse a colega Daniela, as causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas, ou seja, já é possível identificar que o agente são as causas humanas e as técnicas. Mas "se torna impossível a identificação de UM agente da ação", isto porque para não responsabilizar humanos ou as técnicas foi colocado na voz passiva para omitir quem foi dos dois.
No caso da letra E: "não se pode destacar o agente da ação" (Falso). Se pode destacar o agente sim, pode ser tanto humanos quanto a técnica.
Alguém pensou assim?
-
FOCANDO no ENUNCIADO nos TERMOS SUBLINHADOS não há possibilidade de apontar o agente da passiva.
Gente, uma dica: FGV É FOCAR NO ENUNCIADO
-
Fabiano Santana Ferreira, olá! Acredito que a impossibilidade não é linguística mas factual. Caberia colocar um "por" e determinar quem causou, mas não é no caso concreto.
FGV é difícil.
-
Eu errei. Mas, depois de muito pensar, concordei que, de fato, é impossível determinar o agente da ação. O reator foi destruído. Por quem? Impossível definir um único agente. O próprio texto deixa claro essa impossibilidade quando afirma que "as causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas". Ou seja, há apenas suposições: pode ser tanto falha humana, quanto técnica, mas jamais será possível identificar um único agente da ação que causou a destruição do reator. Tenso...
-
FGV É FOCAR NO ENUNCIADO
O reator foi destruído? Sim.
Por quem? Não se sabe.
Resposta: Letra (C), se torna impossível a identificação de um agente da ação.
Por que não seria a (E)? Embora, esteja logicamente correta, vai além do que o examinador pede. Ele quer saber apenas o relacionado ao "foi destruído". Não perguntou se alguém morreu, qual foi a ação de tudo isso. Quando diz não se pode destacar, quer dizer que pode ser reconhecido e apenas não se destaca. Errei essa.
-
Gostaria de saber como faz pra acertar muitas questões da FGV.. qual é a macumba? essa banca é louca.
-
Errei mais uma vez. No entanto, o comentário do Arenildo foi esclarecedor:
Não é uma questão de dar destaque ou não, uma vez que o sujeito está indeterminado, o que habilita 'C' em detrimento de 'E'. Destacar quem, o quê, se não é possível identificar quem praticou a ação.
Em 17/08/19 às 05:35, você respondeu a opção E.!
Você errou!Em 11/01/16 às 06:20, você respondeu a opção E.!
Você errou!
-
O reator foi destruído. Destruído por quem? Não há como saber.
Logo, "se torna impossível a identificação de um agente da ação."
Gabarito: C
-
Só acertei essa porque é uma questão batida da FGV. Mas se errase ficaria P da vida
-
-
Questão bem difícil, exige muito raciocínio
-
E eu que de cara marquei C, desci pra E e no final marquei a A. KKKK
-
Não cabe a E, o início está certo, mas o final quando fala "ação em si mesma" Como é que o reator sozinho se autodestrói? Reator destrói a si próprio ou alguém que fez "merd@" e fez o reator se destruir?
-
VOU RESPONDER NO CEARÊS PARA VOCÊS ENTEDEREM!
O reator foi destruído? Sim macho!
Por quem? Num sei cabra!
Gabarito: C