-
Gabarito D - d) Um ano depois da Copa, convive-se com estádios vazios no país do futebol. Verbo transitivo Indireto - invariável.
a) Um ano depois da Copa, existe estádios vazios no país do futebol. EXISTEM ESTÁDIOS; b) Um ano depois da Copa, vê-se estádios vazios no país do futebol. VEEM-SE ESTÁDIOS; c) Um ano depois da Copa, é comum estádios vazios no país do futebol. SÃO COMUNS ESTÁDIOS;
e) Um ano depois da Copa, tem estádios vazios no país do futebol. TÊM ESTÁDIOS.
-
Quem convive, convive com algo/alguém, VTI Verbo Transitivo Indireto ,Sujeito está INdeterminado e o verbo permanece no SINgular
-
Acho que essa questão tem gabarito duplo: na alternativa E, tem (presente do indicativo do verbo TER) é um verbo impessoal, pois apresenta mesma semântica do verbo existir. É só substituir o verbo ter, pelo verbo existir, para fazermos o teste: Um ano depois da copa, existem estádios vazios no país do futebol. Quem estiver de acordo comigo, por favor, indicar essa questão para comentário!
-
marcos, o verbo ter quando necessário ao plural, acrescenta-se acento circunflexo. a questão correta é a alternativa d por se tratar de sujeito indeterminado + indice de indeterminação do sujeito tornando obrigatória a flexão do verbo conviver no singular e não no plural concordando com estadios vazios.
-
Sim Renan. O verbo TER conjugado na terceira pessoa do plural do presente do modo indicativo apresenta, sim, o acento diferencial (circunflexo). Porém, o verbo TER, é verbo impessoal no contexto da questão, ou seja, deveria estar conjugado na terceira pessoa do SINGULAR. É exatamente nesse mérito que estou contestando a singularidade de gabarito.
-
Galera, seguem as regras de sintaxe quanto aos verbos Impessoais:
Verbos impessoais são os verbos que NÃO possuem sujeito. Obrigatoriamente, ficam na terceira pessoa do singular:
1. Verbos que indicam FENÔMENOS DA NATUREZA. FAZER, ESTAR E HAVER quando indicam clima ou tempo decorrido.
Exemplo: No Rio de Janeiro faz verões quentíssimos.
2. Verbo HAVER ou TER, com sentido de existir, ocorrer.
Exemplo: Havia muitos interessados no emprego.
-
Questão eliminadora de candidatos.
-
GAB. D
a)Um ano depois da Copa, existeM estádios vazios no país do futebol.
b)Um ano depois da Copa, vê-se ( VEEM-SE) estádios vazios no país do futebol.
c)Um ano depois da Copa, é comum (SÂO COMUNS) estádios vazios no país do futebol.
d)Um ano depois da Copa, convive-se com estádios vazios no país do futebol. (CORRETO)
e)Um ano depois da Copa, tem ( TÊM) estádios vazios no país do futebol.
-
Marcos Moraes,
o verbo ter aí realmente deveria estar na terceira pessoa do singular, uma vez que é impessoal. No entanto o verbo ter com sentido de existir pode ser considerado inapropriado na norma padrão, onde é cobrado o uso do haver nestes casos. Sempre que eu vejo um ter com sentido de existir eu fico com o pé atrás por causa disso çç
-
Sempre que a questão cobrar norma-padrão, ao ver o verbo ter no sentido de existir pode eliminar a opção, verbo ter não é aceito no sentido de existir, apenas no sentido de posse.
-
gabarito D
os verbos sempre têm que concordar com sujeito, mas há exeções
a)Um ano depois da Copa, existeM estádios vazios no país do futebol. ( estádios vazios existem...)
b)Um ano depois da Copa, vê-se ( VEEM-SE) estádios vazios no país do futebol.
Nesse caso, a oração está na voz passiva sintética, mas o verbo é transitivel direto,ou seja, " estádio vazios" é o sujeito
c)Um ano depois da Copa, é comum (SÂO COMUNS) estádios vazios no país do futebol. ( estádios vazios são comuns...)
d)Um ano depois da Copa, convive-se com estádios vazios no país do futebol. (CORRETO)
Nesse caso, a oração está na voz passiva sintética, mas o verbo é transitivel indireto ( necessita de preposição), ou seja, o sujeito é indeterminado, "se" indica índice de impersonalidade, transformando o verbo sempre na terceira pessoa do singular,e a frase "estádios vazios no país do futebol" é objeto indireto e não sujeito.
e)Um ano depois da Copa, tem ( TÊM) estádios vazios no país do futebol. ( estádios vazios têm...)
-
Pessoal, acredito que a alternativa E não esteja correta porque o verbo TER impessoal no sentido de EXISTIR não é norma-padrão, é uma informalidade.
-
Essa é para os brabos!
-
Um ano depois da Copa, convive-se com estádios vazios no país do futebol.
-
Gabarito D - d) Um ano depois da Copa, convive-se com estádios vazios no país do futebol. Verbo transitivo Indireto - invariável.
a) Um ano depois da Copa, existe estádios vazios no país do futebol. EXISTEM ESTÁDIOS;
b) Um ano depois da Copa, vê-se estádios vazios no país do futebol. VEEM-SE ESTÁDIOS;
c) Um ano depois da Copa, é comum estádios vazios no país do futebol. SÃO COMUNS ESTÁDIOS;
e) Um ano depois da Copa, tem estádios vazios no país do futebol. TÊM ESTÁDIOS.
-
Verbo + Partícula "SE" + Preposição --> Sujeito INDETERMINADO (Logo, verbo fica obrigatoriamente na 3° pessoa do SINGULAR).
-
''Convive'' é verbo transitivo indireto e a partícula ''se'' caracteriza o índice de indeterminação do sujeito, ficando; assim, invariável o verbo.
LETRA D
APMBB