-
Olá pessoal (GABARITO CORRETO?)
A questão aborda a Teoria do 2 fatores postulada por Herzberg, afirmando que os fatores higiênicos, que são EXTRÍNSECOS OU externos ao indivíduo, estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem SATISFATÓRIAS suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho. No entanto, a questão está EM DESACORDO com a referida teoria, conforme leciona Idalberto Chiavenato, Administração Geral e Pública, Editora Campus, pg. 285, pois " os FATORES HIGIÊNICOS QUANDO ÓTIMOS, conseguem apenas evitar a INSATISFAÇÃO DAS PESSOAS, pois não conseguem mantê-la elevada por muito tempo. Devido a essa influência mais voltada à INSATISFAÇÃO, Herzberg lhe dá o nome de INSATISFACIENTES. Por outro lado, segundo essa teoria, OS FATORES QUE TRAZEM SATISFAÇÃO ( SATISFACIENTES) atrelam-se à MOTIVAÇÃO, sendo INTRÍNSECOS OU INTERNOS, não se confundindo com os FATORES HIGIÊNICOS."
Vamos aguardar o gabarito definitivo dia 23/02
-
Certo. RIBAS (2014):
Teoria dos dois fatores ou bifatorial – Herzberg
Herzberg desenvolveu sua teoria para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos.
Segundo o autor, existem dois fatores:
• Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.
-
"se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho."
As relações que são satisfatórias (Suficientes, regulares, aceitáveis, agradáveis), o examinador não classificou segundo a teoria de Herzberg como satisfaciente e insatisfaciente. A meu ver é uma questão de interpretação!
-
Retificando o meu comentário
A questão descreveu dois fatores que são extrínsecos, ou higiênicos, segundo Herzberg. Estes fatores influenciam na chamada INSATISFAÇÃO, que NÃO É o contrário de SATISFAÇÃO. O contrário de INSATISFAÇÃO é a NÃO INSATISFAÇÃO.
Ou seja, quando estes fatores são observados pelo indivíduo, apenas ele não fica insatisfeito, não necessariamente fica satisfeito.
Os fatores que influenciam na SATISFAÇÃO são os intrínsecos, ou motivacionais.
Gabarito, ao meu ver, deve ser anulado ou alterado para ERRADO.
-
- CORRETA - (Por enquanto)
De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por
Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na
organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas
relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho
e serem adequadas as condições de trabalho.
Questão mal redigida, no mínimo. Não podemos afirmar que se a relação com o chefe for satisfatória os fatores higiênicos estarão presentes. A Prof. Andréia Ribas coloca como fatores higiênicos (os que apenas evitam a insatisfação), entre outros: condições do ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal, benefícios, salário. Como fatores motivacionais, reconhecimento do trabalho, autonomia, realização profissional. Dessa forma, se não tivermos um ambiente de trabalho legal, mas por uma tarefa de grande importância formos promovidos? Os fatores higiênicos não estarão presentes, talvez somente a relação com o chefe.
Qualquer coisa, inbox!!
Avante!
-
Concordo plenamente com o comentário do Gabriel! Antes mesmo de analisar que tipo de fatores estão sendo relacionados, se intrinsecos ou extrinsicos, a questão já fala em satisfação que não tem nenhuma ligação com os fatores higiênicos. A meu ver, também, a questão está errada. Pelos simples fato de relacionar satisfação com fatores higiênicos
-
Espero que o CESPE mude o gabarito para E, pois olhem essas questões:"Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TCE-RO
Prova: Agente Administrativo
De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação e os fatores extrínsecos, relacionadas com as condições de trabalho, apenas reduzem a insatisfação." (C)
---------------------------------------------------------------------------------------------
"Ano: 2012Banca: CESPE
Órgão: MPE-PI
Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa
De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório." (C)
-
CORRETO
Errei e pensei de cara como todos. Porem, pensando...
Será que o examinador quis dizer que com a "satisfação" a motivação de ter um relacionamento bom no trabalho, no caso, é um fator intrinseco e isso gera um bom fator de ambiente de trabalho?
Acho que dei uma viajada aqui, mas acho que tem alguma relacao ai do fator motivacional com os fatores higienicos. vamos aguardar.
-
Questão errada, a SATISFAÇÃO depende de fatores MOTIVACIONAIS, enquanto a INSATISFAÇÃO depende de fatores HIGIENICOS.
-
Pessoal, li e reli essa questão diversas vezes e não conseguia entender como o CESPE a considerou correta.
Porém, em um determinado momento veio o "click". Eles só colocaram a informação de que "pessoas perceberem serem SATISFATÓRIAS suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho" para confundir, pois, nessa situação, os fatores presentes são os intrínsecos (motivacionais), que geram satisfação. No final da assertiva, eles mencionam que as condições de trabalho são adequadas. Aí, sim, estão presentes os fatores higiênicos, externos ao indivíduo, e que evitam e insatisfação. Era uma hipótese em que estão presentes os 2 fatores: tanto os fatores higiênicos quanto os motivacionais. Questão CORRETA.
-
Relações com os chefes e com os colegas de trabalho e adequadas condições de trabalho são fatores extrínsecos, isto é, dizem respeito aos fatores higiênicos.
Como alguns colegas indicaram nos comentários, os fatores higiênicos de fato não produzem satisfação e sim reduzem a insatisfação, porém o termo "satisfatórias" na questão adjetiva as relações e a questão não implica que os fatores higiênicos produzem satisfação, por isso, ela está certa. Realmente apenas uma questão de interpretação de texto.
-
Fatores higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Fatores MotivacionaisReferem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
Fatores que (suas disfunções) levam à insatisfação
Política da Empresa
Condições do ambiente de Trabalho
Relacionamento com outros funcionários
Segurança
Salário
Fatores que levam à satisfação
Crescimento
Desenvolvimento
Reconhecimento
Responsabilidade
Realização
Gustavo Periard www.sobreadministracao.com
-
CORRETÍSSIMA...parem de chorar...
A Teoria dos dois fatores de Herzberg tenta entender os fatores que causam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação ambiente de trabalho. Têm-se, assim, Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos.
Os fatores motivacionais são intrínsecos e estão relacionados ao conteúdo do cargo, por exemplo: crescimento profissional; realização profissional; desenvolvimento profissional... (há uma relação com as necessidades de estima e autorrealização da hierarquia de Maslow). Se satisfeitos, as pessoas ficariam motivadas (satisfeitas), se não, ficariam neutras.
Os fatores higiênicos, por sua vez, são fatores extrínsecos e estão relacionados ao contexto e ambiente de trabalho, por exemplo:condições do ambiente de trabalho; segurança; benefícios; salários... (também há uma relação com a teoria de maslow. Neste caso, necessidades fisiológicas, de segurança e sociais). Se presentes, as pessoas ficariam não insatisfeitas, se não, ficariam insatisfeitas.
O que poderia gerar dúvida era essa passagem "os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos" mas, na verdade, esse "serem satisfatórias" tem relação com o relacionamento interpessoal que é um fator extrínseco (relações com chefes imediatos) e não a satisfação (aspecto motivacional, intrínseco) propriamente dita.
A.RIBAS
-
Gabarito: CERTO ...... mas deveria ser errado.
Fatores higiênicos quando presentes não geram a satisfação, apenas evita a insatisfação (quando ausentes geram a insatisfação).
Os fatores motivacionais que geram a satisfação quando presentes (quando ausentes gera a não-satisfação / neutro).
-
Correto
Resumindo: Fatores higienicos são ligados a----> Salários/Benefícios, Politicas e normas, condições de trabalho, relacionamento.
Os fatores higienicos trazem apenas a sensação de neutralidade ou não insatisfação.
A. Ribas
-
Fatores Motivadores -
Influenciam a satisfação
-
De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho.
certo
-
Questão Correta, ele mencionou relacionamento entre pessoas e condições de trabalho, que são fatores higiênicos!
-
A palavra satisfatória foi colocada propositalmente para confundir e, sem dúvidas, eu teria errado na hora da prova.
Prestem atenção no referente. Depois de ler e reler o item e os comentários, entendi o seguinte: as relações com os chefes imediatos serem satisfatórias significa que esses fatores higiênicos estão sendo satisfeitos (estão saciados, estão a contento, por isso, estão presentes), e isso não significa que as pessoas estejam satisfeitas com a organização/trabalho (que seria a interpretação errada).
-
GABARITO: CERTO
Segundo Maximiano (referência muito utilizada pelo Cespe) os fatores higienicos presentes são: A. Salários e benefícios satisfatórios. B. Ambiente físico de trabalho agradável. C. Ambiente humano amigável.
Então segundo o autor, podemos inferir que a questão está correta, porém temos que ter bastante cuidado com a interpretação da assertiva para não cairmos nestas e outras armadilhas do ''CESPE''.
-
Resumindo. O que ferrou tudo foi essa palavra SATISFATÓRIAS. O examinador empregou ela com um sentido comum/popular da palavra e não no sentido que frequentemente ela é empregada nessa teoria. Pensando assim. dá pra forçar o gabarito tanto para E quanto para C. Deveria ter sido anulada a questão pelo duplo sentido que ela trouxe.
-
" Aspectos satisfatórios estam relacionados ao conteúdo do trabalho (denominados fatores intrínsecos ou de motivação), enquanto que os Aspectos insatisfatórios diziam respeito às condições dentro das quais o trabalho é executado (fatores extrínsecos ou higiênicos)."
A palavra satisfatória nessa questão, está relacionada a satisfazer o existir desses fatores higiênicos na organização da questão.
-
Sem choro nem vela!
Raciocínio da banca:
Fatores Higiênicos: EXTRÍNSECOS, dentre os quais se inclui o "ambiente de trabalho", "o clima organizacional", que na questão é exposto como "as relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho". ATENÇÃO: Para Herzberg, fatores extrísecos não são apenas as condições físicas de trabalho, arejamento, infra-estrutura, ferramentas de trabalho, salubridade, etc. O ambiente de trabalho no que diz respeito ao clima organizacional e relacional também. Políticas organizacionais e benefícios financeiros.
Já os fatores Motivacionais, esses são INTRÍNSECOS e dizem respeito ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. É ter orgulho do que faz, ver sentido no seu trabalho, entender que é responsável porq algo relevante na empresa, se sentir importante, ter liberdade de atuar na empresa, ser reconhecido, ver posibilidade de crescimento na empresa, perceber o seu desenvolvimento no que faz. Eu resumiría em: "enxergar sentido no seu trabalho"
O nosso colega Rogério Lobo explicou direitinho!
Vamo que vamo!
-
Comentário do Prof. Rodrigo Rennó
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores! Os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão. Portanto, no caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. O gabarito seria, portanto, questão certa.
Prof. Rodrigo Rennó-ESTRATEGIA
-
Correto.
Fatores Higiênicos: referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Não me surpreenderia se essa questão fosse anulada.
-
Sem erros!
Enxerguem os fatores de Herzberg como a pirâmide de Maslow: Higiênicos estão nas camadas iniciais da pirâmide e motivacionais no topo.
Fatores higiênicos criam a insatisfaçao se forem negativos, mas se positivos, não satisfazem propriamente.
São: Condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão. (3 primeiras camadas da pirâmide - fisiológicas, segurança e sociais)
Os fatores motivacionais são as necessidades do mais alto nível, como: reconhecimento das pessoas, realização pessoal, aprendizagem, responsabilidade, conteúdo do trabalho. (2 últimas camadas da pirâmide - estima e autorrealização)
-
Fatores motivacionais/intrísecos/satisfacentes:
Influenciam a satisfação: reconhecimento pessoal; relaização; crescimento pessoal; conteúdo do trabalho; exercicio da responsabilidade.
Fatores higienicos/extrísecos/insatisfacentes:
Influenciam na insatisfação: salários; relacionamentos pessoais; condiçoes de trabalho; supervisores; segurança; politica da empresa.
-
De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho.
Acho que o termo "satisfatórias" quer dizer que as condições estão sendo atendidas, e não que os funcionários estão satisfeitos.
-
Acho engraçado que as pessoas colocam *Correto e justificam o gabarito com uma explicação que a tornaria *Errada... O Cespe simplismente vacilou, e quem está justificando o erro da banca, ao resolver outras questões assim, corre grande risco de errar nas provas, pois estes erros são exceções!
-
Os fatores Higienicos - insatisfacientes são:
Política da Empresa, Ambiente de trabalho, Relacionamento, Segurança, Benefícios, Salário, Status, Relação com supervisores
A questão fala que tais itens, que estão relacionados as Condições de trabalho, são Satisfatórios, não fala que eles geram satisfação. Mesmo pq a presença dos fatores higienicos geram nenhuma insatisfação ou seja, são satisfatórios . Sendo assim a questão está correta.
-
O que me fez marcar errado foi o fato da questão afirmar que "os fatores higiênicos estarão presentes SE as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações..."
Dá a impressão de que, se não houver essa não insatisfação perante ao ambiente de trabalho (o que não garante sua satisfação, como diz Hezberg) e a percepção, os fatores higiênicos não estão presentes.
-
***Teoria dos 2 fatores de herzberg
- Fatores Higiênicos: Fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação, caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.
- Fatores Motivacionais: referentes ao próprio trabalho, fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidade e realização.
OBS: Satisfação NÃO é o oposto de Insatisfação.
CERTO.
-
-
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
Fatores Higiênicos (ambiente - fatores extrínsecos e intrínsecos)
Fatores Motivacionais (próprio trabalho, fatores intrínsecos).
At.te, CW.
-
Os colegas já citaram o conceito de Fatores Higienicos, mas é bom lembrar o que são exemplos destes fatores: Estão incluídos aspectos como: qualidade da supervisão,
remuneração,
políticas da empresa,
condições físicas de trabalho,
relacionamento com colegas, supervisores e subordinados,
segurança no emprego,
vida pessoal e status;
Fonte:Prof. Carlos Xavier.
-
Acredito que existe uma falha na afirmação da questão, pois os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias ou insatisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas ou inadequadas as condições de trabalho. Na primeira não gerando insatisfação e na segunda gerando insatisfação. Logo a resposta da questão está incompleta o que a meu ver possibilitaria a anulação. Os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos!
-
QUESTÃO CERTA. Fatores higiênicos, para Herzberg, incluem relações com os chefes imediatos e com colegas de trabalho, além de condições de trabalho adequadas (fator extrínseco).
-
incrivel como as pessoas empurram o gabarito, todos ja sabem que os fotores HIGIENICOS, provocam a NÃO-insatisfação
-
Tem gente confundindo as coisas. O cespe não disse que os fatores higiênicos, se presentes, causam satisfação. Apenas disse que a relação com os chefes era satisfatória. Coisas completamente diferentes e que estão ali pra pegar o desatento.
-
Lorena Boone me fundamenta então essa parte da questão de acordo com a teoria postulada por Herzberg ja que É COMPLETAMENTE DIFERENTE E PRA PEGAR DESATENTOS:
"se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos"
-
Relação satisfatória com chefes e colegas -> Fator Ambiental = Fator Higiênico
A palavra "satisfatória" foi empregada no sentido da relação ser boa ou que a relação não é ruim. E não que o fator higiênico traz satisfação.
A banca adora fazer esse jogo de sentido com as palavras...
-
Quanto mais simples, melhor:
Fatores higiênicos não satisfazem, mas podem gerar insatisfação.
Se em uma organização as relações internas são satisfatórias, NÃO HÁ insatisfação, o que nos leva a crer que os fatores higiênicos estão a contento.
Admito, a questão poderia ser melhor redigida, mas.... 'Cespe é Cespe, 'né', pai?"
-
Relacionamento é um dos fatores higiênicos.
-
questões de administração estão mais para interpretação de texto.....
-
Para mim está errado. Fatores Higiênicos influenciam a insatisfação, não satisfação. Erro grotesco, que fez o herberg se revirar no túmulo.
-
Correta. A questão fala das relações do trabalho, ou seja, ambiente de trabalho, que está relacionado com fatores higiênicos.
-
Fatores higiênicos ou intrínsecos estão associados ao ambiente de trabalho. Então remuneração, relação com o chefe e com subordinados ou colegas, comunicação dentro da empresa, tudo isso é fator higiênico.
Lembrando que a ausência deles gera insatisfação.
Mas sua presença não gera satisfação, mas sim não-insatisfação.
-
Questão que induz ao erro.
-
A meu ver, questão bem capciosa.
pelo jeito satisfação foi colocada no sentido de saciar..
jurei de pés juntos que era FATOR MOTIVACIONAL.
McCleand teve uma convulsão no túmula essa hora.
GAB CERTO ://
-
Teroria dos 2 fatores de Herzberg
Motivacional - leva a satisfação
Higiênico - levam a insatisfação
essa redação é péssima, mas acredito que seja satisfatório no sentido do (ambiente harmônico)
Certa!
-
CORRETO
EXEMPLOS (HIGIENE)
- SALÁRIO
- POLÍTICA EMPRESA
- CONDIÇÕES AMBIENTE TRABALHO
- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- SEGURANÇA
- BENEFÍCIOS
-
Extrínssecos = Insatisfacientes (Não-satisfacientes) e NUNCA satisfatórios no sentido da Teoria, como pediu a Questão!!... E como aprendemos nos livros!
Intrínssecos = Satisfacientes
Gabarito Banca = Certo
Meu Gabarito = Errado!
-
Eu errei a questão, mas vamos combinar que essa redação ta horrivel . Errei, pois ao ler entendi que os fatores higiênicos citados na questão levavam à satisfação e no meu pdf do estratégia é dito que os fatores higiênicos quando ausentes geram insatisfação, mas quando presentes não geram satisfação.
Ao reler diversas vezes entendi que a questão diz que se os fatores citados forem satisfatórios então é possível inferir que estão presentes na organização os fatores higiênicos e não que tais fatores estão gerando satisfação .
Caso esteja errada, avisem-me .
-
Materiazinha escrota essa de Administração, puta merda... E pensar que é preciso ter Diploma para uma MERDA DESSAS. Se brincar daqui uns dias inventam um "exame da ordem" para tentarem glamourizar esse treco. No MÁXIMO era para ser um curso de tecnólogo, mas na verdade o ideal seria que fosse daqueles cursos à distância semelhante àqueles que vinham nos gibis da Turma da Mônica , "Instituto Universal Brasileiro" era o nome uahahahaha ou um curso A.C.M.E estilo as bugigangas que o Coyote pede pelo Correio para tentar pegar o Papa Léguas.
Ah sim. antes que comecem o choro, TAMBÉM SOU DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO hein, só para constar. Mas isso não me impede de tecer críticas, que fique claro. Comigo não tem nhem nhem nhem de corporativismo não.
-
Fatores intrínsecos ou motivacionais: crescimento, desenvolvimento, conteúdo do trabalho, responsabilidade, reconhecimento, realização. Se não atendidos. Geram satisfação ou não-satisfação. SATISFACIENTES.
Fatores externos ou higiênicos: levam a insatisfação ou não-insatisfação. Relacionados ao ambiente de trabalho, salário, chefia etc. INSATISFACIENTES.
-
Melhor comentário: André Pereira. Aliás, como sempre!
-
É mais fácil quem nunca estudou nada de AGP acertar essa questão, pqp!
-
Errei a questão porque interpretei o enunciado de forma equivocada. Lembrem-se de que o CESPE derruba a maioria dos candidatos em todas as disciplnas apenas pelo enunciado, fazendo com que pensemos numa resposta diferente daquela que de fato ele quer.
Questão:
De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias (SUFICIENTES, ACEITÁVEIS, ADEQUADAS, BOAS, RAZOÁVEIS) suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho.
Questão: Correta
-
CERTO
A questão está certinha, boas condições de trabalho e boas relações com colegas e chefes fazem parte dos fatores higiênicos/extrínsecos.
A questão não perguntou se o indivíduo vai ficar motivado ou não, só trouxe dois exemplos de fatores higiênicos.
-
Questão bem maldosa, mas analisando os comentários, foi possível concluir o seguinte:
Na questão ele não fala que os fatores higiênicos são fatores de satisfação, mas que se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho os fatores higiênicos estarão presentes na organização.
É uma condicional: SE satisfatórias suas relações com chefes e colegas e forem adequadas as condições de trabalho ENTÃO os fatores higiênicos estarão presentes
-
Ótimo comentário de Philipe Moraes!
-
No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários. (Fatores Higiênicos).
Fonte: Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó
-
"serem satisfatórias" foi putaria da cespe....afeta completamente o julgamento, pq qualquer um sabe que fator higienico está relacionado a: instatisfação e não instalação...
-
De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho.
GENTE MUITA CALMA NESSA HORA.
QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO, MIGOS.
TÁ DIZENDO SIMPLESMENTE QUE OS FATORES HIGIÊNICOS TÊM A VER COM AS RELAÇÕES COM OS CHEFES, QUE NESTE CASO, SÃO SATISFATÓRIAS. SÓ TÁ DIZENDO QUE AS RELAÇÕES DA PESSOA SÃO SATISFATÓRIAS, NÃO TÁ DIZENDO QUE GERA SATISFAÇÃO OU INSATISFAÇÃO... ENTENDEU?
Lembrando, que neste caso, os fatores higiênicos não geram SATISFACTION, apenas não gera insatisfação, e, ah...
Errei a questão... risrisrisrisrisiris
ENTENDEU MESMO?
FORÇA NA PERUCA!!!
-
Exemplos de fatores HIGIÊNICOS são Remuneração, ambiente, benefícios, relacionamentos, etc. Logo, estão presentes na organização.
O que deixou a questão confusa, foi a banca fazer inferir com condicionais, por exemplo "SE"... E também quanto a "Serem adequadas", pois em sendo adequadas, estarão na escala dos fatores higiênicos como NÃO insatisfação.
Gab. C
-
Essa matéria dá margem a esses joguinhos de palavras ao gosto do examinador. O que isso mede da capacidade do candidato? Nada, exceto, talvez, seu dom de adivinhar o que o examinador estava pensando.
-
Gab C
Os fatores higiênicos não levam necessariamente a insatisfação, mas sim a NÃO INSATISFAÇÃO, ou seja, o indivíduo fica neutro, nem satisfeito e nem insatisfeito, no caso da questão as pessoas estão na empresa porque é satisfatório no sentido de ser um ambiente OK.
Consegui acertar com base nesse conceito, porém concordo que a questão dá margem ao erro nos levando pensar no conceito dos fatores motivacionais.
-
CERTO
Sempre que falar em teoria dos 2 fatores, você vai lembrar de um casal (casal = 2), vai lembrar de um marido bem chato e de uma esposa que vive pra limpar a casa.
Toda noite, quando o marido chega do trabalho, a casa está brilhando! A louça toda limpinha, jantinha feita quentinha, a casa limpa e perfumada.
O ambiente em que eles vivem é muito agradável, afinal, a mulher é muito higiênica.
Porém, isso não faz com que o marido diga sequer um elogio à mulher, pois para ele, (machista e ogro), ser HIGIENICA não é mais do que a obrigação dela.
Portanto, toda noite ele chega do serviço, toma banho no banheiro limpinho e se seca com a toalha macia e cheirosa, depois janta a jantinha quente e saborosa e nem um elogio ele faz a esposa. Pra ele, ter esse ambiente (pense em HIGIENE) não é algo que o faça gritar aos quatro ventos: “nossa, como eu sou feliz”
No entanto, certa noite, o marido chega em casa e encontra uma "zona". Sujeira por tudo quanto é lado, roupa suja espalhada no chão, a pia lotada de louça e nada pra comer.
Com certeza isso o deixará muito irritado e fará com que mostre a ela toda a sua insatisfação dizendo-lhe que assim ele não terá motivação para chegar em casa.
Bem, com esse exemplo, sempre que falar em teoria dos 2 fatores vc vai lembrar que se o fato HIGIENICO (bom ambiente de trabalho, boa relação com o chefe e com os colegas e até mesmo bom salário) se estiver presente NAO GERA MOTIVAÇÃO, mas se estiver ausente... aí meu amigo, o bicho pega!
Portanto, se a banca disser que fatores higiêncos não causam motivação, a questão está CORRETA. (basta lembrar do marido que chega em casa e encontra tudo limpinho, mas nunca demonstra satisfação).
Quando uma questão disser que fatores higiênicos não causam motivação é claroque que vc tem que subentender que tais fatores estão presentes!
RESUMINDO: Sempre que falar em teoria dos 2 fatores, mais precisamente o fator higiênico, a primeira coisa que vc tem de fazer é se perguntar: o fator higiênico está PRESENTE? aí vc lembra do marido chato.
Se estiver presente, não causa satisfação, mas se estiver ausente aí FEDEU!
Ah! e outra coisa: Quando falar em fator HIGIÊNICO associe a AMBIENTE, mas não somente a ambiente físico, mas também ao CLIMA.
Assim, fatores higiêncos estão ligados a: um bom local para trabalhar, segurança, (não só física, mas estabilidade tb e é aqui que entra o salário e demais benefícios no fator HIGIÊNICO), boas amizades, bom relacionamento com o chefe, etc...
Todos esses fatores dá pra associar ao casal da história: um bom clima em casa, local seguro pra viver, boas relaçoes, etc... tudo isso são fatores HIGIENCOS.
A questão diz que se as pessoas perceberem que suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho são satisfatórias e que as condições de trabalho são adequadas, isso é fator HIGIENICO - CERTO.
-
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
Os fatores HIGIÊNICOS estão ligados aos fatores Extrínsecos(fisiológico, social- o que fala na questão- e segurança);
Os fatores Motivacionais estão ligados aos fatores Intrínsecos de cada um( autorrealização e estima).
-
Errei ao relacionar os fatore higiênico aos intrínsecos. Mas higiênicos = extrínseco / Motivacionais = intrínseco.
Bons estudos!
-
É uma honra resolver essa questão de novo, já que esse foi o primeiro concurso que passei na vida, e onde hoje eu trabalho. Muita emoção! Mas, deixando o sentimental de lado, o CESPE cobrou exatamente a classificação da boa relação com os chefes e colaterais, como eu avisei na dica lá em cima. Então, repetindo, esses são fatores higiênicos para Herzberg e sociais para Maslow, ok?
Gabarito: C
-
Os fatores higiênicos estão ligados ao ambiente, logo, questões como: salário, relações interpessoais, infraestrutura, são exemplos deste tipo de fator.
-
É...
O AMBIENTE DE TRABALHO ( assuntos esternos ) TEM A VER COM OS FATORES HIGIÊNICOS....
-
É...
O AMBIENTE DE TRABALHO ( assuntos esternos ) TEM A VER COM OS FATORES HIGIÊNICOS....
-
É...
O AMBIENTE DE TRABALHO ( assuntos esternos ) TEM A VER COM OS FATORES HIGIÊNICOS....
-
satisfatórias suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho
boas suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho
-
Gab: CERTO
Apesar de polêmica, está correta.
Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg.
Fatores Higiênicos quando presentes geram a não-insatisfação, porém, sua ausência gera insatisfação. São chamados insatisfacientes. Ex: salário, ambiente, benefícios. = AMBIENTE
Fatores Motivacionais quando presentes motivam, quando ausentes não motivam. São chamados satisfacientes. Ex: conteúdo do cargo, tarefas, atividades. = TRABALHO
-
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores! Os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão. Portanto, no caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador.
Gabarito: correta
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó.
-
Fatores higiênicos geram insatisfação ou não insatisfação. Discordo do gabarito.