SóProvas


ID
1809184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.

De acordo com Vigotski, memória lógica e atenção arbitrária são funções superiores dominadas pela criança na idade escolar.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de recurso segundo a professora Fabiana Firmino do Estratégia Concursos:


    90 – O CESPE trocou atenção deliberada por atenção arbitrária:

    “O desenvolvimento dos conceitos, dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar. Estes processos psicológicos complexos não podem ser dominados apenas através da aprendizagem inicial.

    Vygotsky, L. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: M. Fontes, 1991.


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/dpu-comentarios-gabarito-tae/

  • Ao longo do desenvolvimento existem, segundo Vygostsky, dois aspectos qualitativamentes diferentes a se considerar, que são as funções elementares (memória imediata, atenção não voluntária, percepção natuaral e etc) e as superiores (memória voluntária, atenção consciente, imaginação criativa, linguagem, pensamento conceitual, percepção mediada, desenvolvimento da volição entre outros). (..)

     

    FONTE: Livro:  Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Ana Ignez Belém Lima Nunes.

     

    OBS: Talvez passível de recurso ! 

     

     FOCOFORÇAFÉ#@

     

  • CORRETO

    Sobre a formação dos conceitos Vigotski (2000, p.246) afirma que “é, em termos psicológicos, um ato de generalização”, a apropriação de novos conceitos complexifica esta capacidade de generalização em tipos cada vez mais elevados, de modo a desenvolver toda umasérie de funções como a atenção arbitrária, a memória lógica,a abstração, a comparação e a discriminação, ambas essenciais para constituição de um sujeito criativo.

  • Questão passível de recurso:
    arbitrário (adjetivo)
    1. que não segue regras ou normas; que não tem fundamento lógico; que apenas depende da vontade ou arbítrio daquele que age.
    2p.ext. que se pode fazer ou deixar de fazer; facultativo, casual, eventual.

    Casual e eventual são diferentes de voluntária, consciente ou deliberada.

  • Tudo ok com a questão.. existem diferentes interpretações quando traduzem a obra de Vygotsky ( russo) para o Portugues !!

    Os dois termos da questão encontram respaldo em obras de autores referência em Vygotsky no Brasil

    Segundo Vygotsky (OLIVEIRA, 2003), a atenção faz parte das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas. O funcionamento da atenção baseia-se inicialmente em mecanismos neurológicos inatos e involuntários.

    Ainda, para esse autor, a Psicologia distingue dois tipos básicos de atenção: o arbitrário (voluntário) e o involuntário. A atenção involuntária ocorre quando a atenção é atraída por um estímulo forte, novo ou interessante. Na atenção arbitrária (voluntária), a atenção não se sujeita às leis da natureza.

    Um outro exemplo é o termo zona de desenvolvimento proximal, caso encontre na prova zona de desenvolvimento eminente, também estará correto.. o que muda são as interpretações de autores acerca dos estudos de Vygotsky e traduzidos para o Português