SóProvas


ID
1826698
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentro das definições da Política Nacional de Assistência Social (2004), é correto afirmar que a Proteção Social Básica constitui-se como: 

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Assistência Social (2004) apresenta as proteções que deverão estar presentes na Proteção Social Básica (PSB) e na Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Posteriormente, com a Resolução 109 de 11 de novembro de 2009 aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social, é apresentada a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais do SUAS (Sistema Único de Saúde) que são organizados por níveis de complexidade. Dessa forma, no que se refere a PSB, esta é caracterizada como a porta de entrada para o SUAS, em que os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) localizados em territórios de vulnerabilidade social atuam na atenção básica de modo a realizar a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social, possuindo centralidade na família e o fortalecimento de seus vínculos. Também são ofertados serviços, programas, projeto e benefício que tenham como foco a família e possibilitem seu protagonismo bem como de seus indivíduos para que possam desenvolver suas potencialidades. De forma resumida, a PSB atua na prevenção da violação de direitos, de risco e vulnerabilidade social, mas caso essa violação já tenha ocorrido, então será necessária a atuação da Proteção Social Especial de Média ou de Alta Complexidade.


    RESPOSTA: B
  • A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do

    desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares

    e comunitários (PNAS, 2004. Pág. 33).

  • Proteção Social básica, sempre vai ter caráter preventivo nas situações de risco e vulnerabilidade social.

  • Comentário do professor do QC.

    A Política Nacional de Assistência Social (2004) apresenta as proteções que deverão estar presentes na Proteção Social Básica (PSB) e na Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Posteriormente, com a Resolução 109 de 11 de novembro de 2009 aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social, é apresentada a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que são organizados por níveis de complexidade. Dessa forma, no que se refere a PSB, esta é caracterizada como a porta de entrada para o SUAS, em que os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) localizados em territórios de vulnerabilidade social atuam na atenção básica de modo a realizar a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social, possuindo centralidade na família e o fortalecimento de seus vínculos. Também são ofertados serviços, programas, projeto e benefício que tenham como foco a família e possibilitem seu protagonismo bem como de seus indivíduos para que possam desenvolver suas potencialidades. De forma resumida, a PSB atua na prevenção da violação de direitos, de risco e vulnerabilidade social, mas caso essa violação já tenha ocorrido, então será necessária a atuação da Proteção Social Especial de Média ou de Alta Complexidade.

    RESPOSTA: B