SóProvas


ID
1837729
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O espelho
Esboço de uma nova teoria da alma humana

   Quatro ou cinco cavalheiros debatiam, uma noite, várias questões de alta transcendência, sem que a disparidade dos votos trouxesse a menor alteração aos espíritos. A casa ficava no morro de Santa Teresa, a sala era pequena, alumiada a velas, cuja luz fundia-se misteriosamente com o luar que vinha de fora. Entre a cidade, com as suas agitações e aventuras, e o céu, em que as estrelas pestanejavam, através de uma atmosfera límpida e sossegada, estavam os nossos quatro ou cinco investigadores de coisas metafísicas, resolvendo amigavelmente os mais árduos problemas do universo.
   Por que quatro ou cinco? Rigorosamente eram quatro os que falavam; mas, além deles, havia na sala um quinto personagem, calado, pensando, cochilando, cuja espórtula no debate não passava de um ou outro resmungo de aprovação. Esse homem tinha a mesma idade dos companheiros, entre quarenta e cinquenta anos, era provinciano, capitalista, inteligente, não sem instrução, e, ao que parece, astuto e cáustico. Não discutia nunca; e defendia-se da abstenção com um paradoxo, dizendo que a discussão é a forma polida do instinto batalhador, que jaz no homem, como uma herança bestial; e acrescentava que os serafins e os querubins não controvertiam nada, e, aliás, eram a perfeição espiritual e eterna.
[...]
   Vai senão quando, no meio da noite, sucedeu que este casmurro usou da palavra, e não dois ou três minutos, mas trinta ou quarenta. A conversa, em seus meandros, veio a cair na natureza da alma, ponto que dividiu radicalmente os quatro amigos. Cada cabeça, cada sentença; não só o acordo, mas a mesma discussão tornou-se difícil, senão impossível, pela multiplicidade das questões que se deduziram do tronco principal e um pouco, talvez, pela inconsistência dos pareceres. Um dos argumentadores pediu ao Jacobina alguma opinião, - uma conjetura, ao menos.
   - Nem conjetura, nem opinião, redarguiu ele; uma ou outra pode dar lugar a dissentimento, e, como sabem, eu não discuto. Mas, se querem ouvir-me calados, posso contar-lhes um caso de minha vida, em que ressalta a mais clara demonstração
acerca da matéria de que se trata. Em primeiro lugar, não há uma só alma, há duas...
   - Duas?
   - Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Espantem-se à vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir. A alma exterior pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação. Há casos, por exemplo, em que um simples botão de camisa é a alma exterior de uma pessoa; - e assim também a polca, o voltarete, um livro, uma máquina, um par de botas, uma cavatina, um tambor, etc. Está claro que o ofício dessa segunda alma é transmitir a vida, como a primeira; as duas completam o homem, que é, metafisicamente falando, uma laranja. Quem perde uma das metades, perde naturalmente metade da existência; e casos há, não raros, em que a perda da alma exterior implica a da existência inteira. Shylock, por exemplo. A alma exterior daquele judeu eram os seus ducados; perdê-los equivalia a morrer. ‘‘Nunca mais verei o meu ouro, diz ele a Tubal; é um punhal que me enterras no coração.” Vejam bem esta frase; a perda dos ducados, alma exterior, era a morte para ele. Agora, é preciso saber que a alma exterior não é sempre a mesma...
[...]
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. v. II. (fragmento)

Uma nova pontuação de trechos e/ou alteração ortográfica, retirados do texto, foi (foram) feita(s) de forma correta, sem inadequações gramaticais e sem alterar o sentido, em:

Alternativas
Comentários
  • A casa ficava no morro de ST  alumiada por velas, cuja a luz se fundia com o luar que vinha de fora.

  • GAB: C


    A) Este homem tinha a mesma idade dos companheiros, entre quarenta e cinquenta anos, era provinciano, capitalista, inteligente, não,(errado) sem instrução,...(Errado) (A vírgula é usada para separar elementos de uma mesma sentença). 


    B) Quatro ou cinco cavalheiros,(errado) debatiam,... . (não se pode separar por vírgulas sujeito do verbo)


    C) Correto.


    D) Nunca mais verei,(errado) o meu ouro,...(não se separa por vírgulas verbo do complemento).


    E) Cada cabeça...cada sentença... não só o acordo, mas TAMBÉM a mesma discussão.

     Conjunção aditiva: não só...mas também, não só...mas ainda, não só...como ainda, não só....senão ainda.

  • Percebi tb que, na alternativa correta a enclise foi trocada pela proclise (fundia-se para se fundia). 

  • Outro erro da alternativa (E)

    "...não só o acordo, mas a mesma discussão tornou-se difícil..." (ERRADO)
    "...não só o acordo, mas a mesma discussão se tornou difícil..." (CORRETO)




    A Gramática do Fernando Pestana falando sobre Próclise obrigatória
    "

    Com certas conjunções coordenativas Aditivas e certas Alternativas antes do verbo*

    Ora me ajuda, ora não me ajuda.

    Não foi nem se lembrou de ir.

    * nem, não só/apenas/somente… mas/como/senão (também/ainda)…, tanto… quanto/como…, que, ou… ou, ora…ora, quer… quer…, já… já… "

     

  • Alguém poderia me explicar a letra C melhor. Notei um mudança de enclise para a proclise (fundia-se para se fundia). Entretanto para ocorrer a próclise não deveria exisitir uma palavra atrativa antes do verbo (CAP= Conjução, Adverbio, Pronome)? E a palvra que antecede o verbo "fundir" é o substantivo "luz". Sendo assim, não houveria uma inadequação gramatical? 

  • Daniel, a palavra "cuja" é pronome relativo, logo é fator atrativo para a próclise. A palavra atrativa não precisa, necessariamente, estar imediatamente antes do verbo.

  • #PMSC

    #Pertenceremos

  • E) Cada cabeça...cada sentença... não só o acordo, mas a mesma discussão tornou-se difícil, se não impossível, pela multiplicidade das questões que se deduziram do tronco principal e um pouco talvez, pela inconsistência dos pareceres. --> SENÃO