SóProvas


ID
1850749
Banca
UNA Concursos
Órgão
Prefeitura de Flores da Cunha - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

OBS: Não serão exigidas as alterações introduzidas pelo Decreto Federal 6.583/2008 - Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, alterado pelo Decreto nº 7.875/2012 que prevê que a implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1° de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.". 

                                        Pitangueira inspiradora 

      As árvores daquele bosque tornavam o residencial ainda mais atraente e harmonioso. Em pouco tempo, a pitangueira passou a mesclar o verde das folhas com vários tons de vermelho das frutinhas. Os pássaros sentiam-se em casa, como que num grande refeitório. As duas meninas, Luisa e Mariana, gostavam de brincar no bosque. Naquela manhã, sem nenhum ruído estrondoso, _________ uma fantástica ideia: colher pitangas e vender aos moradores. Colhidas as frutas, tocaram …...... campainha dos apartamentos: três pitangas por um real. Os rendimentos seriam destinados ao Projeto Mão Amiga, que _________ crianças em situação de vulnerabilidade social.

      Senti uma grande emoção quando recebi um saquinho com as moedas arrecadadas com a comercialização das pitangas. Um gesto que ultrapassou a quantidade para elevar a solidariedade. Pensei comigo: o mundo não está perdido, como alguns pensam. Quando crianças de sete anos colhem algumas frutinhas para ajudar outras crianças, em situação menos favorável, a esperança de um mundo novo deixa de ser distante e anônima. Nem os pais sabiam do incrível plano de ação fraterna. A alegria contagiou os presentes. O fato não sai da lembrança. Um aprendizado e tanto.

      Toda vez que meus olhos alcançarem uma pitangueira recordarei do doce coração das duas meninas que comercializaram pitangas, para auxiliar outras crianças em situação social desfavorável. Onde está alguém fazendo o bem, a emoção se torna incontida. Evidente que esses gestos deveriam estar multiplicados nos diversos ambientes de convivência humana. Afinal, a bondade nunca deixou de ser significativa. Talvez os humanos andaram um tanto esquecidos de tal prática. Aprender com as crianças é alcançar a essência.

      Nem todos levam jeito para comercializar pitangas. Porém, todos podem usar da criatividade que é inerente …...... bondade. Faz bem fazer o bem. Se não …...... nada para ser ofertado, ainda assim restam muitas opções: escutar quem necessita desabafar, abraçar quem já não tem motivos para continuar a caminhada, sorrir para quem foi tomado pela tristeza, acolher quem está sem rumo, amar quem nunca provou da gratuidade do amor. Antes que a pitangueira _________ novamente, é importante dar-se conta que somente um coração de criança é capaz de entender que a fraternidade é possível e que a solidariedade é um fruto encontrado em todas as estações. 

         (Frei Jaime Bettega – Jornal Correio Riograndense – 18/11/2015 – adaptado)

Analise as assertivas abaixo relacionadas à pontuação:

I – Em “... _________ uma fantástica ideia: colher pitangas e vender aos moradores." os dois pontos foram usados para introduzir a fala de um personagem.

II- Em “Naquela manhã, sem nenhum ruído estrondoso,..." a primeira vírgula isola um aposto.

III – “Em pouco tempo, a pitangueira passou a mesclar..." a vírgula foi usada para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.

Está (ão) correta (s): 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar porque a II está errada?

  • A primeira vírgula da II isola um termo e não um aposto. O aposto é isolado pela primeira e pela segunda vírgulas.

  • Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

    Por Exemplo:

    Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

     

    Segunda-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente equivalente ao termo a que se relaciona porque poderia substituí-lo. Veja:

    Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça.

  • item C

    I- não se trata de fala, mas de anunciar uma explicação ou desdobramento de ideia, indicando conclusão, síntese, esclarecimento, consequência

    II- não se trata de aposto, e sim de advérbio

  • Não sei, mas compreendi assim. A I - os (:) tem valor conclusivo e não anuncia a fala. II- pelo que entendi dos comentários trata-se de um termo que não é aposto( adoraria uma explicação) III- correta! Termo deslocado. Que acredito ser um adjunto adverbial. Qualquer correção ficaria grato ! :)
  • resposta: letra " c "

    Adjunto Adverbial deslocado dentro da estrutura oracional deve vir isolado por vírgula.

  • GABARITO C

    Sentença I: não é fala de nenhum personagem, trata-se de um aposto especificativo, além do mais se fosse fala teria o travessão ou aspas. Portanto, errada!

     Sentença II: não é um aposto, pois não exemplifica nem especifica o termo anterior "manhã", trata-se de um termo deslocado de sua posição original, ou seja, é uma oração intercalada. Portanto, errada!

    Sentença III: correta, pois trata-se de uma oração subordinada (adverbial temporal) deslocada na frente da oração principal, então usa-se a vírgula.