SóProvas


ID
185191
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O comitê de planejamento estratégico se reuniu para escolher as ferramentas de previsão de condições futuras do ambiente externo. Dentre as ferramentas a seguir, a que NÃO deve ser utilizada é a(o)

Alternativas
Comentários
  •  Método de Kaizen vai tratar da melhoria contínua.Então não se encaixa nas opções.

     

  • Para o método Kaizen é essencial que nenhum dia se passe dentro de uma empresa sem que alguma melhoria seja implementada. Baseia -se no hoje e como a questão refere-se a ferramentas para previsões futuras essa alternativa é a que deve ser excluída!
  • O método "Delphi" é reconhecido como um dos melhores intrumentos de previsão qualitativa. Sua área de aplicação mais corrente é a previsão tecnológica mas, aos poucos, vem sendo estendido para outras áreas, como a Administração (principalmente em Descrição de Cenários Futuros no campo do Planejamento Estratégico), no estudo da Geopolítica onde pode interagir com a Escola Organicista. Sua ulilização é mais indicada quando não existem dados históricos a respeito do problema que se investiga ou, em outros termos, quando faltam dados quantitativos referentes ao mesmo.

    De modo geral, o método "Delphi" se distingue por três características básicas:
    1) anonimato;
    2) interação com "feedback" controlado;
    3) respostas estatísticas do grupo.

  • O metodo kaizen trabalha com a ideia de "eliminação de desperdicios" ou sja baixo estoque ( JUST IN TIME), produção por demanda. Por isso que  a questão é D.

  • “Prever” o futuro é algo quase imprescindível para um bom planejamento. Obviamente, é impossível prever o futuro de modo certo e preciso, mas existem técnicas que ajudam a projetar um futuro e, muitas vezes, chegar bem perto do que realmente irá acontecer. Irei comentando item a item, pois assim fica mais tranquilo.


    a) Análise de séries temporais – Provavelmente é a técnica mais utilizada pelos administradores. Projetar o futuro olhando acontecimentos passados é bastante utilizado. Envolve estatística e um bom banco de dados. O administrador estuda o comportamento de determinada variável nos últimos anos e, através de métodos estatísticos, estudando o crescimento dessa variável, projeta para o próximo período.


    b) Previsão por julgamento – Quando uma empresa parte do pressuposto que outras empresas tem informações de mais qualidade e mais precisas que a sua, projeta suas metas e ações tomando como base o planejamento dessa outra empresa, muitas vezes empresas fornecedoras, clientes entre outros. Se chama por julgamento pelo fato da empresa projetar em cima do julgamento de futuro da outra.


    c) Construção de cenários: Tem como base uma única e simples questão: o que aconteceria se…? Com isso a empresa pode preparar planos contingenciais, estando preparada para qualquer situação adversa. É o mais completo e mais complexo, pois envolve diversas variáveis e, para cada uma delas, tem que se projetar o que acontece em cada um dos cenários previstos.


    d) Técnica Delphi – Quando especialistas são consultados sobre uma tendência a ocorrer. Se faz um questionário com as principais a serem discutidas, entrega para os especialistas darem suas opiniões baseadas em seus conhecimentos, tabula-se os questionários. Os questionários com respostas são enviados para outros especialistas para eles dizerem se concordam ou não e justificar e esses dados são tabulados novamente. E assim segue até conseguir uma resposta consistente.


    e) Método Kaizen – Essa é nossa resposta. Kaizen não tem a ver com projetar o futuro, Kaizen significa “Melhorar Sempre”. Isso na verdade exprime uma filosofia de trabalho, uma busca por uma melhora contínua na empresa, em qualquer área que seja. Kaizen = “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.”


    http://admcomentada.com.br/petrobio2010/50-cesgranrio-petrobras-biocombustiveis-administrador2010/