SóProvas


ID
1860469
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de formação em Serviço Social transcorrido na década de 80 do século XX, era comum se identificar nos currículos disciplinas de teoria e metodologia do Serviço Social como conteúdos independentes. Ainda no final dos anos 80 e na década subsequente, por iniciativa da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (ABESS, atualmente ABEPSS), foram realizadas pesquisas e convenções nas quais os temas teoria e metodologia do Serviço Social ocupavam o centro do debate. No final da década de 90 do século XX e no início dos anos 2000, os referenciais para a formação profissional passaram a ser trabalhados de modo articulado, sob a disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Sobre o debate dos anos de 1980, considere as seguintes afirmativas:

1. A prática é o fundamento e a finalidade da teoria, que fornece as referências prático-concretas para o exercício profissional.
2. A práxis compreende prática produtiva, prática política e a prática do conhecimento (ou investigativa).
3. Embora a teoria e o método constituam dois aspectos relativamente independentes, com formas diferentes, estão interligados e dependem um do outro.
4. Na produção do conhecimento em Serviço Social, é possível a utilização de teorias elaboradas sob diferentes métodos.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Colegas, vamos indicar esta questão para que a professora comente!

  • NÃO CONSIGO RACIOCINAR SOBRE ESTA QUESTÃO E PERCEBER QUAL O ERRO DO ITEM 1.

     

  • eu entendei que a I e IV estão relacionadas à pesquisa e produção de conhecimentos (pesquisa) e não aos fundamentos históricos teóricos e metodológicos 

    acho que seria isso

  • Floripana, indicada

  • 15 de Outubro de 2017, às 19h59

    Até agora nada...

  • Gostaria de saber a bibliografia da questão.

  • Eu consegui acertar essa questão. Mas quando parei pra pensar sobre qual bibliografia me deu base para isso e tentar justificar, foi mais difícil. Ao longo da nossa formação a gente lê muito material, muitas vezes contraditórios, justamente para que possamos encontrar mediações e pensar criticamente sobre o que estamos lendo. 

     

    Nos concursos, o que tenho sentido é  que vai depender da banca que elabora as questões . Podem cobrar posicionamentos mais críticos ou mais conservadores, mais superficiais ou mais complexos como essa daqui. Não indicam bibliografia, entã, temos que sentir a partir de resolução de questões de cada banca quais as bibliografias e autores que adotam.

     

    Essa questão cobrou especificamente o pensamento crítico dialético. Conceitos de práxis social, prática profissional, teoria, método, que são conceitos bem complexos que perpassam nossa formação.

     

    Eu tirei um tempo para pensar essa questão e elaborei uma jsutificativa para ela, citando alguns atores, principalmente José Paulo Neto e Iamamoto. Ela não coube aqui (rs). Somaram 3 páginas de texto. Se tiverem interesse é só me enviar msg aqui que envio (podemos pensar junt@s).

     

    De todo modo, a leitura de alguns textos do Netto, pra mim,foi de fundamental importância para a compreensão do pensamento crítico:

     

    NETTO, J.P. lntroduçao ao estudo do método de Marx I José Paulo Netto. - 1.ed.- Sao Paulo : Expressao Popular, 2011.

    NETTO, J.P. O que é marxismo / José Paulo Netto São Paulo : Brasiliense, 2006 - (Coleção primeiros passos)

     

    Outro texto muito, muito interessante que traz todos esses conceitos relacionados com a nossa profissão é o de Tinte: "Dilemas entre teoria e prática a partir da formação profissional e das condições objetivas do trabalho cotidiano". Segue o pdf:

    http://books.scielo.org/id/qzyh6/pdf/tinti-9788579836558-05.pdf

     

     

    obs: a concorrência é muito cruel nos concursos. Somos acostumados, até pela contexto que vivenciamos, a ver o outro como concorrente (realmente é), por isso nos isolamos, tentando guardar só pra nós o que aprendemos, as bibliografias, os textos. Tem um pouco mais de 1 ano que estou fazendo concurso (tenho conseguido excelentes classificações) e a experiência que tenho é que, até o momento, nada mais me fez aprender tanto, do que compartilhar, tentar ajudar, tentar entender uma questão pra tentar ajudar um colega. Foi só a partir do momento que comecei a perder 30 min, até 1h para responder uma questão e compartilhar aqui ou em outros fóruns que cresci muito mais e melhorei meus rendimentos nos concursos que pude tentar. Tenho muitos colegas aqui do QC, como Weila e Josiel, entre outros, que me desafiam sempre, passam-me materiais, provas, dúvidas, ajudam-me com as minhas dúvidas e o melhor: damos força um ao outro. Portanto, galera, força e continuemos na luta!!!!

  • Danny Mhysa <3

    Muito obrigado, miga!