-
Tendo um ataque com a afirmação: "O diagrama de Pareto baseia-se no princípio de que as causas dos problemas são, na sua maioria, triviais." Baseado em quem, cara pálida? Triviais? Eu vou pedir Impeachment dessa banca.
Diagrama de Causa e Efeito = Levantar possíveis causas para problemas
Histograma = Identificar com que frequência certo dado aparece em um conjunto de dados
Gráfico de Pareto = Distinguir, entre os fatores, os essenciais e os secundários
Diagrama de Correlação = Estabelecer correlação entre duas variáveis Analisar a variabilidade dos processos
(Adaptado de Mello, 2012)
-
De acordo com o princípio de Pareto, 80% das consequências derivam de apenas 20% das causas. Os problemas referentes à qualidade podem ser assim classificados:
Poucos vitais: representam poucos problemas que resultam em grandes perdas.
Muitos triviais: representam muitos problemas que resultam em poucas perdas.
-
gabarito ---> letra A
V, F e V.
-
Alguém poderia esclarecer a opção I? Nunca ouvir falar de Matriz GUT
-
GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos.
O site http://www.portal-administracao.com/2014/01/matriz-gut-conceito-e-aplicacao.html explica muito bem.
-
Letra A.
Comentário:
Questão que combina conhecimentos teóricos sobre o assunto com a sua capacidade de interpretar. Vejamos:
I) Verdadeiro. A Matriz GUT é uma ferramenta de qualidade (menor ideia porque a banca quis chamar de “complementar”, mas isso não afeta o
gabarito... Além disso, ajuda a planejar ações, por isso é útil no “Planejar” do PDCA.
II) Falso. Diagrama de Ishikawa mostra as causas para o efeito estudado, não permite agir corretivamente sobre nada, ou isolar um efeito.
III) Verdadeiro. São os “muito triviais” apresentados por Pareto.
Prof. Carlos Xavier
-
GAB:A
-A matriz GUT é um instrumento que avalia qual problema deve ser resolvido primeiro... chega a uma conclusão sobre a prioridade. Então pode ajudar a focar em qual procedimento o PDCA pode atuar primeiro.
-O diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe identifica as causas de um problema, e somente isto, ele não isola nem corrige nada.
-"O diagrama de Pareto baseia-se no princípio de que as causas dos problemas são, na sua maioria, triviais." exatamente... o pressuposto do diagrama de pareto é afirmar que 80 dos problemas não são graves, portanto são triviais, enquanto os outros 20% são capitais, e devem ser priorizados.
As afirmativas acima são, respectivamente,
-
GUT - ferramenta de priorização. Gravidade, Urgência, Tendência
ISHIKAWA/ ESPINHA DE PEIXE/ DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO/ DIAGRAMA DOS 6M - efeitos (ex: mão de obra, máquinas, meio ambiente, material, método, medida = 6M) geram Causas - qualidade. Ferramenta Qualitativa
DIAGRAMA DE PARETO OU 80/20 - ferramenta de priorização (poucos e VITAIS - 20/ muitos e TRIVIAIS - 80). Ferramenta Quantitativa
-
-
Diagrama de Pareto: 20% das causas são vitais (causa 80% dos problemas); 80% das causas são triviais (ou comuns, que causam 20% dos problemas). Ou seja, no diagrama de Pareto, temos poucas causas vitais e muitas causas triviais.
-
Questão exige uma leitura e uma interpretação atenta.
(V) A matriz GUT é um instrumento complementar às ferramentas da qualidade e é útil na fase Planejar do ciclo PDCA.
Sabemos que a Matriz GUT é uma ferramenta da qualidade que permite a identificação de problemas/ações prioritárias de acordo com os +critérios de Gravidade, Urgência e Tendência.
Ao identificar os problemas prioritários, os gestores conseguem planejar melhor suas ações e, por isso o enunciado está correto ao afirmar que a Matriz GUT pode ser utilizada de maneira complementar ao processo de planejamento.
(F) O diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe permite isolar um efeito da má qualidade e agir corretivamente sobre ele.
O Diagrama de Ishikawa tem como propósito identificar a partir de diferentes fontes as causas dos problemas. A identificação das causas é feita de forma sistemática a partir de 6 fontes (6M’s): Mão de obra, Método, Máquinas, Material, Meio ambiente e Medida.
(V) O diagrama de Pareto baseia-se no princípio de que as causas dos problemas são, na sua maioria, triviais.
O Diagrama de Pareto propõe que devemos seguir a Regra 80/20, ou seja, devemos priorizar 20% das causas que são realmente importantes (causas que respondem por 80% dos efeitos). Assim, perfeito o enunciado ao afirmar que, segundo Pareto, a maioria das causas são triviais.
Gabarito: A