SóProvas


ID
1868167
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que apresenta explicação correta para a inserção de "que é" antes do segmento grifado no texto.

      A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República divulgou recentemente a pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País. Mais de 150 mil passageiros, ouvidos durante 2014 nos 65 aeroportos responsáveis por 98% da movimentação aérea do País, revelaram um perfil inédito do setor.

<http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=1957&slCD_ ORIGEM=29>. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

Alternativas
Comentários
  • Do modo como está, trata-se de um aposto explicativo, aquele que explica ou esclarece algo; no caso explicando o que é a pequisa O Brasil que voa.


    Se colocarmos um QUE É antes, ficaria assim: A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República divulgou recentemente a pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, que é o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País.


    Logo, a oração em destaque é uma oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA, que é aquela isolada por vírgula e que tem valor de adjetivo.


    Outro exemplo: Meu irmão, que sempre aprontou, casou-se.



  • Saiba que:

      A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa, que, na escrita, é representada pela vírgula. É comum, por isso, que a pontuação seja indicada como forma de diferenciar as orações explicativas das restritivas: de fato, as explicativas vêm sempre isoladas por vírgulas; as restritivas, não.

  • Quando acrescentamos O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil,  que é o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País, torna-se uma oração subordinada adjetiva explicativa devido ao uso da virgúla.

  • macete, isso é...

     

    Um tijolo a cada dia.

     

    A paz de Deus esteja convosco.

  • reStriva - (Sem vírgula)

    expliCativa - (Com vírgula)

  • SÓ PARA EXEMPLIFICAR E MELHORAR NOSSA VISÃO DA QUEST.

     

    O garoto, amigo da minha mãe , passou no concurso. ( aposto )

    O garoto, que é amigo da minha mãe, passou no concurso. ( oração subordinada adverbial explicativa)

     

     

    Em principio eu pensei que fosse uma particula expletiva e não causaria muito transformação sintatica ou semantica, mas como vimos - houve alteração de termos sintaticos.

     

     

    GABARITO "B"

  • Mas gente, aposto e O.S.A.E. não podem ser a mesma coisa?

  • CUIDADO Eliel Madeiro. 

    O garoto, que é amigo da minha mãe, passou no concurso. NÃO É oração subordinada adverbial explicativa. É oração subordinada adjetiva explicativa.

  • APOSTO EXPLICATIVO: Não possui verbo

    O.S.A.E: Incluiu-se o verbo SER ( é) de ligação, passando a explicar e adjetivar ( com virgulas), aconteceu o que a letra B relata.

  • Para acertar a questão é necessário saber o que é Aposto (explicativo) e Oração Subordinada Adjetiva Explicativa. O ideal é estudar período composto para ter uma maior assimilação do conteúdo. O macete: (ReStritiva: Sem vírgula, ExpliCativa: Com vírgula) é legal, mas entender o que está acontecendo é muito melhor. 

  • os pronomes relativos tem o poder de transformar aposto explicativos em oração subordinada adjetiva explicativa.

  • Cuidado, tem gente dando explicação sem saber direito o que está dizendo...

  • Macete...

    Se vc tirar o sujeito da frase, o aposto assumira  essa funçao, se assumir, logo será aposto

  • A oração subordinada adjetiva ,ora explicativa, ora restritiva, tem que ser introduzida por pronome relativo. Nesta situação o que(para mim) exerce função de conjunção  e não de pronome relativo. Para ser propriamente oração subordinada adjetiva explicativa deveria ficar assim:  A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República divulgou recentemente a pesquisa , que é a mais completa sobre transporte aéreo de passageiros do País. (O que remetendo a pesquisa).

    Confesso minhas dúvidas em relação a esse gabarito.

    Tenho que estudar mais para ver se eu entendendo essa daí.

     

  • Povo, uma coisa importante: 

     

    Quando se introduz o "QUE é" antes do segmento grifado, transformamos o aposto explicativo em Oraçao Subordinada Adjetiva Explicativa, nao porque o segmento esta entre virgulas, afinal as virgulas ja estavam ali, mas devido ao fato do "QUE" ser um pronome relativo, e estes introduzem oraçoes subordinadas adjetivas. 

     

    Ou seja, o aposto nao se transforma em oraçao subordinada adjetiva explicativa simplesmente pelas virgulas, mas por ser introduzida a oraçao por um pronome relativo! 

  • APOSTO -> explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos.

    EX: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

     

    ORAÇÕES SUB. ADJ. EXPLICATIVAS: quando a oração sub. adj. vier entre vírgulas, introduzida por "QUE", é EXPLICATIVA

    EX: Paulo, que trabalhou, não ganhou nada.

    .

    VOCATIVO -> termo descolado sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Serve apenas para invocar o receptor da mensagem.

    Ex: “... a vida, Luzia, dura só um dia.” 


     

  • A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República divulgou recentemente a pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, QUE É o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País. Mais de 150 mil passageiros, ouvidos durante 2014 nos 65 aeroportos responsáveis por 98% da movimentação aérea do País, revelaram um perfil inédito do setor.

     

    Aposto ~> Vem entre vírgulas, porém, não contém verbo.

    Oração subordinada explicativa ~> Vem entre vírgulas, contém verbo e é introduzida por um pronome relativo.

     

    OBS: Questão mais fácil que já vi da ESAF. Na verdade, ela é fácil para aqueles que dominam bem a diferença de oração subordinada explicativa e aposto explicativo.

     

    GAB: B

  • Sem dúvida, oração sub. explicativa x restritiva é um dos assuntos mais cobrados pela ESAF no requisito grámatica.

  • O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País... É aposto explicativo.


    O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, que o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País. "Que" é pronome relativo, então ficaria Oração sub adj explicativa.

  • Para fins de revisão:

    Quando trocamos o "que" por qual ( ais ) = Pronome relativo.

    ele introduz orações adjetivas ..

    Com vírgulas - Explicativas

    Sem vírgulas - Restritivas

    ----------------------------------------

    O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, QUE É ( O QUAL É ) o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País