SóProvas


ID
1872517
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Pride e Ferrel, 2000, p. 42, definem que “o ambiente de marketing consiste em forças externas que direta ou indiretamente influenciam uma organização em sua busca por insumos (humanos, financeiros, recursos naturais, matérias-primas e informações) e na criação de produtos (bens, serviços ou ideias) ”. De acordo com esta definição, podemos afirmar que são Forças Externas do Marketing:

Alternativas
Comentários
  • Forças internas          FORÇAS EXTERNAS (VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS)

                                          Mercado

    -produção                  -fornecedores                -SOCIAL

    -financeiro                -intermediários             -DEMOGRÁFICO

    -comercial                 -clientes                          -ECONÔMICO

    -rh                              -concorentes                  -NATURAL

    -4p´s                           -público                          - TECNOLÓGICO

               MICRO-AMBIENTE                               -POLÍTICO(LEGAL)

                                                                            MACRO - AMBIENTE

  • As Forças dizem respeito àquilo que você faz de melhor, aspectos que possam diferenciá-lo diante da concorrência. Pense naquilo que são as suas vantagens, seja em recursos ou ativos. Elas representam o potencial a ser explorado da empresa para crescer. Vamos dar alguns exemplos: qualidade do seu serviço, a localização do seu estabelecimento, sua estratégia de distribuição, a sua equipe de atendimento etc. É importante focar em 3 ou no máximo 5 forças, aquelas que são realmente diferenciadoras.

    As Fraquezas, por outro lado, são aquilo em que você precisa melhorar e que tem o potencial de atrapalhar a empresa, deixando-a vulnerável, especialmente se for algo muito valorizado no segmento. Poderíamos citar por exemplo a falta de capital de giro, um marketing inexpressivo, uma apresentação de fachada amadora, uma obra interna, um site pouco intuitivo e sem serviços de conveniência para o cliente, enfim, são aspectos que representem desvantagens em relação ao seu concorrente e que precisam ser revisados.

    As Oportunidades dizem respeito a movimentos do mercado (variáveis externas) que podem ajudar a alavancar o seu negócio. Por exemplo, um grande evento que vai acontecer na cidade, aspectos favoráveis geográficos como a construção de uma via que facilita o fluxo até o seu estabelecimento, uma data sazonal que se relacione com sua atividade, entre outros.

    As Ameaças, ao contrário das oportunidades, são fatores externos que podem prejudicar o seu negócio e precisam ser diagnosticados o mais rápido possível. Se você não pode controlá-los, é vital se preparar para elas. As ameaças podem estar relacionadas a fatores econômicos, políticos, ambientais, legislativos, entre outros aspectos como a perda de um profissional muito chave para o seu negócio, por exemplo.

     

    http://marketingminds.com.br/swot-as-variaveis-que-afetam-sua-empresa/

  • A ideia aqui é determinar as pressões externas à firma que a influenciam, que na minha humilde opinião, todas as questões estão corretas.

     

    Não há dúvidas que as agências reguladoras impõe e fiscalizam condutas às empresas, sendo, evidentemente uma força externa. Tal como são as preferências do consumidor, aqui salientadas na forma de forças socioculturais. Num ambiente político turbulento como são os dias atuais, deciões de guerra, cessar fogo, o FED adota ou não adota uma política monetária frouxa, Hillary ou Trump, #brexit, também temos que convir que terão lá suas influências da porta para dentro.

     

    Mas por que não a força dos concorrentes? E se eles formarem um cartel e te deixarem de fora? Não será uma força externa? E o ambiente econômico em geral? Um aumento generalizado dos preços, não influencia a empresa? Forças de distribuição, tal como o complexo logístico do país, em nada influencia a decisão de produzir? Onde instalar a empresa, em que país, se é próximo ao porto ou de grandes vias de escoamento ou ferrovias? E as guerras promocionais dos oligopólios, não existem? É ilusão minha que uma montadora sai com uma promoção e em menos de 48h outra aparece na midia para cobrir a proposta da concorrente? Ficam as perguntas para auto-reflexão!