SóProvas



Questões de Forças do Porter


ID
95881
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Creio que a alternativa A está errada., pois tais fatores citados "ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico" fazem parte do Macroambiente e não do microambiente como colocado na resposta
  • Desculpe, vou discordar.
    A alternativa A está correta. Primeiro, microambiente é o contexto interno da empresa. Macroambiente é o contexto maior, fora da empresa.
    O contexto interno, micro, seria então formado pela capacidade humana, tecnológia, de infra-estrutura e logística (fisico-natural) e o ambiente legal da empresa.
    A alternativa A não citou a força humana, que é muito importante dentro do microambiente da empresa. Por isso ela está errada.
  • Pessoal,

    Para responder esta questão basta ter um conhecimento básico de economia e gestão. Os elementos citados na alternativa fazem parte do macroambiente, isto é, a empresa/organização não tem controle sobre eles ou por acaso vocês agora vão dizer que uma empresa tem capacidade de controlar o ambiente externo, sistema jurídico e tecnológico que a envolve? Todos esses fatores funcionam de forma independente e o máximo que uma organização pode fazer em relação a eles é reduzir os efeitos advindos desses sistemas.

    Por isso, o gabarito é sim a letra A.
  • Macroambiente:

     

    Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

     

    Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

     

    Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

     

    Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

     

    Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

     

    Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

     

     

    Microambiente:

     

    A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.

     

    Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

     

    Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

     

    Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

     

    Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.

     

    Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

     

    Fonte: https://tudosobremarketing.wordpress.com/2009/04/10/microambiente-e-macroambiente/


ID
185620
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Algumas organizações deslocam a atividade de marketing exclusivamente para as ações de venda, sendo que as organizações que agem dessa forma terão dificuldades em competir em economias mais competitivas.

PORQUE

Em economias mais competitivas, o mercado tem muitas opções e se divide em diversos mercados menores, cada um com desejos específicos, percepções particulares e preferências e critérios de compra característicos.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Errei feio :P

    Fui na letra B. Achei que a segunda afirmação, que trata da segmentação de mercado, não poderia ser uma justificativa válida para a primeira, já que o marketing não trata exclusivamente de vendas nem de segmentação; portanto, há muitas outras atividades do marketing que tornaria difícil para a empresa ser competitiva se focasse apenas nas vendas...



  • Ao deslocar as ações de marketing apenas para as ações de venda, você acaba se preocupando apenas com os resultados e com a lucratividade e esquece do consumidor e de suas necessidades. É por isso que uma empresa que não cuida em trazer valor ao cliente e apenas procura ter um maior número de vendas tem dificuldades em mercados mais competitivos, pois como há muitas opções e gostos diferentes, as empresas precisam se diferenciar e conhecer seu público alvo, para formar um relacionamento com o cliente que comece antes da venda de seu produto e se estenda além dela.

    Por isso, a letra A é a certa e a primeira e a segunda frase estão corretas e a segunda justifica a primeira.


  • Se uma empresa foca as ações de mkt exclusivamente para vendas, ela pode achar um nicho do mercado adequado a aquele produto produzido/oferecido por ela, porém terá dificuldade de enfrentar uma empresa que entenda melhor esse cliente (mercado mais específico) produzindo/oferecendo o mesmo produto porém adaptado de acordo com o consumidor.


ID
265300
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta características peculiares dos serviços em viagens e turismo.

Alternativas
Comentários
  • O turismo é sazonalidade pois depende, principalmente, das estações do ano e das características de cada destino. Assim, as variações no padrão da demanda são muito comuns, ou seja, cada destino apresenta suas particularidades. Os altos custos fixos das operações ocorrem, principalmente, devido à necessidade de instalações e infra-estrutura adequadas, que independem do período do ano, ou seja, a capacidade de um hotel, por exemplo, é fixa ao longo de todo ano, independente da sazonalidade. E, por fim, há interdependência dos produtos de turismo. Por ser, fundamentalmente, baseado em serviços é intangível.


ID
733315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos fatores de competitividade para pequenas empresas.

A lucratividade das empresas é ameaçada tanto por seus concorrentes quanto por entrantes potenciais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Segundo Porter, a competitividade na indústria é determinada pelos seguintes fatores:


    Os novos entrantes ou novas empresas dentro da indústria.

    • Produtos que podem atuar como substitutos de bens ou serviços que as companhias produzem dentro da indústria.

    • A capacidade dos fornecedores de controlar assuntos como custos de materiais que as companhias da indústria utilizam para manufaturar seus produtos.

    • O poder de negociação que os compradores possuem dentro da indústria.

    • O nível geral de rivalidade ou competição entre as firmas (concorrentes) dentro da indústria.


    De acordo com esse modelo, compradores, produtos substitutivos, fornecedores e novas empresas potenciais dentro de uma indústria são as forças que contribuem para o nível de rivalidade entre as firmas da indústria.


    Fonte: Administração Geral e Pública, CHIAVENATO, 2008


ID
867895
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale as estratégias competitivas de Porter que podem ser utilizadas no planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • 5 forças de porter:

    1.Rivalidades entre concorrentes ;

    2

    Poder de Negociação dos Clientes

    3

    Poder de Negociação dos Fornecedores

    4 ameaça de novos entrantes 
    5. Ameaça de produtos substitutos 




  • Resposta: D

     

    Liderança de custo e diferenciação.  Compõe as estratégicas genérias de Porter.

  • LETRA D

     

    Macete : A ESTRATÉGIA DE PORTER É LI FODer nesses concursos kkk


     

    Estratégias genéricas de Porter:


     

    LIderança em Custo

    Foco (Enfoque)

    Diferenciação


ID
926422
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo:

Alternativas
Comentários
  • Como Porter trabalha muito com essa questão competitiva, acabei me confundindo e marcando a letra c que na verdade ser refere a Análise SWOT, técnica é creditada a Albert Humphrey e não a Porter.
  • Em 1979, Michael Porter concebeu o modelo teórico das Cinco Forças de Competitividade, seu estudo destinou a analisar e verificar caminhos na competição acirrada entre empresas de vários segmentos. Segundo Porter, toda força competitiva deve ser analisada para que sirva de fonte estratégica para uma empresa ser eficiente e ter um diferencial no mercado.

    A força de uma empresa é conceituada como um fator microambiente, sendo fator fundamental num melhor atendimento a clientes e obtenção de lucros. Mudança de força ou de foco dessa força leva uma empresa a um novo processo de pesquisa, avaliação de mercado e planejamento.

    O modelo de cinco forças de Porter possibilita a análise do grau de atratividade de um setor comercial e industrial, visa identificar as cinco forças que se inserem no sistema de competitividade, uma das forças é interna no setor em uma empresa atua, e os demais são externo ao setor.


  • As cinco forças de Porter
    - Barreiras a Entrada de Novos Concorrentes
    - Rivalidade entre os Concorrentes
    - Poder de Barganha dos Compradores
    - Poder de Barganha dos Fornecedores
    - Ameaça de Produtos Substitutos

  • Modelo das 5 forças de Poter: ferramenta que auxilia a definição de estratégia da empresa e leva em consideração tanto o ambiente interno como o externo. As influencias externas são:

    -Concorrentes: competição de preços, propaganda, lançamento de produtos.

    -Substitutos: produtos que desempenham funções similares ou equivalentes.

    -Clientes: Forçam os preços para baixo e jogam concorrentes uns contra os outros.

    -Fornecedores: podem elevar os preços e reduzir a qualidade de produtos e serviços fornecidos.

    -Novos entrantes: trazem novas capacidades e desejo de ganhar participação no mercado.

  • Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.



    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.



    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.



    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.



    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

  • Gabarito E

     

     

    5 Forças: (R.A.P.P.A.)
    - Rivalidade entre concorrentes
    - Ameaças de novos entrantes
    - Poder de barganha dos clientes
    - Poder de barganha dos fornecedores
    - Ameaça de produtos substitutos.

    Estratégias:
    - Liderança no custo total
    - Diferenciação
    - Enfoque

  • Mais uma questão que bastava recordar das 5 forças para que você acertasse. Vamos relembrá-las: barganha dos fornecedores, rivalidade no setor, barganha dos clientes, ameaça de novos entrantes e ameaça de produtos substitutos.

    Gabarito: E

  • As 5 forças de Porter ou as cinco forças são indispensáveis para o mercado de trabalho. Assim é composta por:

    Rivalidade no setor: Barreira de saída > dificulta a saída de empresas e tende a acirrar a rivalidade no setor. Altos custos fixos tendem a aumentar a rivalidade no setor.

    Barganha (negociar) de fornecedores: Integração vertical > Diminui ou retira o poder de negocio dos fornecedores. Ou seja, para eles não aumentar demasiadamente os preços.

    Barganha de clientes: Mercados que possuem poucos clientes de grande porte, como o mercado de aquisição de aeronaves, por exemplo, são fortemente impactados pelo poder de barganha dos clientes, quer dizer que pessoas físicas também tem grande poder de compra ou barganha nesse mercado. Ou seja, significa o poder de negociar também com clientes e não somente empresas.

    *Ameaças de novos entrantes ou ameaça de entrada de novos competidores: Essa força representa a probabilidade e as consequências que uma empresa pode sofrer pela ameaça do ingresso de uma rival no mercado. Para diminuir a força de ameaça de novos entrantes, as empresas que atuam no mercado tentam construir barreiras de entrada. As barreiras de entrada são postas com o objetivo de dificultar que novas empresas ingressem naquele mercado.

    As principais barreiras de entrada são: regulamentações legais, necessidade de muito capital inicial para ingresso, acesso restrito a canais de distribuição, custos de mudança alta para os clientes, economias de escala usufruídas pelas empresas do setor, alta diferenciação dos produtos das empresas do setor e patentes.

    Ameaças de produtos substitutos: Essa força mede o impacto que o mercado de um produto substituto pode exercer em outro mercado. Por exemplo, as câmeras fotográficas que foram substituídas por celulares. 


ID
1872517
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Pride e Ferrel, 2000, p. 42, definem que “o ambiente de marketing consiste em forças externas que direta ou indiretamente influenciam uma organização em sua busca por insumos (humanos, financeiros, recursos naturais, matérias-primas e informações) e na criação de produtos (bens, serviços ou ideias) ”. De acordo com esta definição, podemos afirmar que são Forças Externas do Marketing:

Alternativas
Comentários
  • Forças internas          FORÇAS EXTERNAS (VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS)

                                          Mercado

    -produção                  -fornecedores                -SOCIAL

    -financeiro                -intermediários             -DEMOGRÁFICO

    -comercial                 -clientes                          -ECONÔMICO

    -rh                              -concorentes                  -NATURAL

    -4p´s                           -público                          - TECNOLÓGICO

               MICRO-AMBIENTE                               -POLÍTICO(LEGAL)

                                                                            MACRO - AMBIENTE

  • As Forças dizem respeito àquilo que você faz de melhor, aspectos que possam diferenciá-lo diante da concorrência. Pense naquilo que são as suas vantagens, seja em recursos ou ativos. Elas representam o potencial a ser explorado da empresa para crescer. Vamos dar alguns exemplos: qualidade do seu serviço, a localização do seu estabelecimento, sua estratégia de distribuição, a sua equipe de atendimento etc. É importante focar em 3 ou no máximo 5 forças, aquelas que são realmente diferenciadoras.

    As Fraquezas, por outro lado, são aquilo em que você precisa melhorar e que tem o potencial de atrapalhar a empresa, deixando-a vulnerável, especialmente se for algo muito valorizado no segmento. Poderíamos citar por exemplo a falta de capital de giro, um marketing inexpressivo, uma apresentação de fachada amadora, uma obra interna, um site pouco intuitivo e sem serviços de conveniência para o cliente, enfim, são aspectos que representem desvantagens em relação ao seu concorrente e que precisam ser revisados.

    As Oportunidades dizem respeito a movimentos do mercado (variáveis externas) que podem ajudar a alavancar o seu negócio. Por exemplo, um grande evento que vai acontecer na cidade, aspectos favoráveis geográficos como a construção de uma via que facilita o fluxo até o seu estabelecimento, uma data sazonal que se relacione com sua atividade, entre outros.

    As Ameaças, ao contrário das oportunidades, são fatores externos que podem prejudicar o seu negócio e precisam ser diagnosticados o mais rápido possível. Se você não pode controlá-los, é vital se preparar para elas. As ameaças podem estar relacionadas a fatores econômicos, políticos, ambientais, legislativos, entre outros aspectos como a perda de um profissional muito chave para o seu negócio, por exemplo.

     

    http://marketingminds.com.br/swot-as-variaveis-que-afetam-sua-empresa/

  • A ideia aqui é determinar as pressões externas à firma que a influenciam, que na minha humilde opinião, todas as questões estão corretas.

     

    Não há dúvidas que as agências reguladoras impõe e fiscalizam condutas às empresas, sendo, evidentemente uma força externa. Tal como são as preferências do consumidor, aqui salientadas na forma de forças socioculturais. Num ambiente político turbulento como são os dias atuais, deciões de guerra, cessar fogo, o FED adota ou não adota uma política monetária frouxa, Hillary ou Trump, #brexit, também temos que convir que terão lá suas influências da porta para dentro.

     

    Mas por que não a força dos concorrentes? E se eles formarem um cartel e te deixarem de fora? Não será uma força externa? E o ambiente econômico em geral? Um aumento generalizado dos preços, não influencia a empresa? Forças de distribuição, tal como o complexo logístico do país, em nada influencia a decisão de produzir? Onde instalar a empresa, em que país, se é próximo ao porto ou de grandes vias de escoamento ou ferrovias? E as guerras promocionais dos oligopólios, não existem? É ilusão minha que uma montadora sai com uma promoção e em menos de 48h outra aparece na midia para cobrir a proposta da concorrente? Ficam as perguntas para auto-reflexão!


ID
2199499
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um cenário global, em rápida transformação, os profissionais de marketing precisam compreender o ambiente interno e externo e monitorar informações a fim de planejar e de implementar planos e programas.

Analise as afirmações e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

I- As empresas devem monitorar seis importantes forças macroambientais: demográfica, econômica, sociocultural, natural, tecnológica e político-legal.

II- A análise dos elementos macroambientais, em geral, é realizada em separado, entretanto suas interações levarão ao levantamento de novas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

III- O modelo das cinco forças na concorrência, sugeridas por Porter (1980), faz parte do microambiente, ou seja, do ambiente mais próximo à empresa e é uma análise útil em que a empresa pode avaliar como melhorar sua posição competitiva.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • I - VERDADEIRO

    As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

    Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

    Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

    Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

    Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

    Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

    Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

     

     

    II - FALSO

    análise dos elementos macroambientais, em geral, é realizada em separado

    Macroambiente: A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa

     

    III -  VERDADEIRO

    O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.


ID
2200564
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Modelo das 5 Forças de Porter, concebido no fim da década de 1970, visa analisar a competição entre empresas, de modo que estas venham a desenvolver uma estratégia empresarial de eficiência, e está dividido em:

Alternativas
Comentários
  • O modelo das Cinco Forças de Porter, destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.

    Rivalidade entre os Concorrentes

    Poder de Negociação dos Clientes

    Poder de Negociação dos Fornecedores

    Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes

    Ameaça de Produtos Substitutos

  • 5 Forças:

    - Rivalidade entre concorrentes 

    - Ameaças de novos entrantes

    - Poder de barganha dos clientes

    - Poder de barganha dos fornecedores 

    - Ameaça de produtos substitutos. 

     

    Estratégias:

    - Liderança no custo total

    - Diferenciação   

    - Enfoque

  • A alternativa que descreve corretamente as 5 forças é a alternativa C

    Gabarito: C

  • Rivalidade no setor: Barreira de saída > dificulta a saída de empresas e tende a acirrar a rivalidade no setor. Altos custos fixos tendem a aumentar a rivalidade no setor.

    Barganha (negociar) de fornecedores: Integração vertical > Diminui ou retira o poder de negocio dos fornecedores. Ou seja, para eles não aumentar demasiadamente os preços.

    Barganha de clientes: Mercados que possuem poucos clientes de

    grande porte, como o mercado de aquisição de aeronaves, por exemplo, são fortemente impactados pelo poder de barganha dos clientes, quer dizer que pessoas físicas também tem grande poder de compra ou barganha nesse mercado. Ou seja, significa o poder de negociar também com clientes e não somente empresas.

    *Ameaças de novos entrantes ou ameaça de entrada de novos competidores: Essa força representa a probabilidade e as consequências que uma empresa pode sofrer pela ameaça do ingresso de uma rival no mercado. Para diminuir a força de ameaça de novos entrantes, as empresas que atuam no mercado tentam construir barreiras de entrada. As barreiras de entrada são postas com o objetivo de dificultar que novas empresas ingressem naquele mercado.

    As principais barreiras de entrada são: regulamentações legais, necessidade de muito capital inicial para ingresso, acesso restrito a canais de distribuição, custos de mudança alta para os clientes, economias de escala usufruídas pelas empresas do setor, alta diferenciação dos produtos das empresas do setor e patentes.

    Ameaças de produtos substitutos: Essa força mede o impacto que o mercado de um produto substituto pode exercer em outro mercado. Por exemplo, as câmeras fotográficas que foram substituídas por celulares. 

  • O Modelo das Forças de Michael Porter consiste em um conjunto de elementos que devem ser analisados a fim de compreender o lugar da organização no mercado em que atua, seu comportamento em relação aos concorrentes e os planos e as estratégias que podem ser traçados para aproveitar as oportunidades. São cinco as forças: rivalidade entre concorrentes, ameaças de novos entrantes, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores e ameaça de produtos substitutos.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A rivalidade entre concorrentes é um elemento do modelo das Forças de Michael Porter. Liderança no custo total, diferenciação e enfoque são aspectos das Estratégias Competitivas Genéricas de Porter. Já taxa competitiva básica é a taxa de retorno sobre o capital investido por uma organização e está intimamente relacionada ao modo como esta lida com a concorrência.

    B) Errado. Posicionamento organizacional consiste, basicamente, em projetar a oferta e a imagem da organização e da marca, de forma que ocupem uma posição competitiva significativa nas mentes dos clientes-alvos. Taxa competitiva básica é a taxa de retorno sobre o capital investido por uma organização e está intimamente relacionada ao modo como esta lida com a concorrência. O modelo das Forças de Porter é um tipo de Estratégia de Análise Empresarial. Planejamento estratégico diz respeito a uma opção de planejamento que abrange toda a organização, é adaptável, genérico e lida com aspectos externos e internos. Liderança no custo total faz parte das Estratégias Competitivas Genéricas de Porter.

    C) Certo. Rivalidade entre concorrentes, ameaças de novos entrantes, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de produtos substitutos são as cinco forças que fazem parte do Modelo de Forças de Porter.

    D) Errado. A viabilização de investimentos (novos ou a fundo perdido) é o ato de tornar possível a realização de aportes em algo (como em tecnologia) para melhorias organizacionais. Liderança no custo total, estratégia de diferenciação e enfoque fazem parte das Estratégias Competitivas Genéricas de Porter.

    E) Errado. Posicionamento organizacional consiste, basicamente, em projetar a oferta e a imagem da organização e da marca, de forma que ocupem uma posição competitiva significativa nas mentes dos clientes-alvos. As estratégias competitivas específicas, diferente das genéricas, focam em áreas ou departamentos particulares. A viabilização de investimentos (novos ou a fundo perdido) é o ato de tornar possível a realização de aportes em algo (como em tecnologia) para melhorias organizacionais. Estratégias de igualdade, como a de gênero, é um conjunto de práticas que defendem tratamentos “semelhantes" para indivíduos “diferentes". Enfoque é um dos aspectos das Estratégias Competitivas Genéricas de Porter.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Porter, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.


ID
2696986
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No planejamento de mídia há dois conceitos importantes que descrevem:


I. O número de vezes que uma pessoa vê um anúncio.

II. O número total de pessoas atingidas pelo conjunto de veiculações de um comercial.


Estas definições referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Gab. B: frequência = número de vezes, repetiçoes; alcance = abrangência

     

    Contribuindo ... 

    Os 4Ps do Mix de Marketing
    Produto: variedade, qualidade, design, características, nome de marca, embalagem, serviços. 

    Promoção: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas.

    Preço: preço da tabela, descontos, concessões, prazo de pagamento, condições de financiamento.

    Praça: canais, cobertura, variedade, locais, estoque, transporte, logística. 

     

    Análise SWOT: 

    Pontos fortes (Strengths): habilidades internas que podem ajudar a empresa a atingir seus objetivo.

    Pontos fracos (Weaknesses): limitações internas que podem afetar a capacidade da empresa de atingir seus objetivos.

    Oportunidades (Opportunities): fatores externo que a empresa pode ser capaz de explorar a seu favor.

    Ameaças (Threats): tendências ou fatores externos desfavoráveis que podem apresentar desafios ao desempenho da empresa. 

     

    Fonte: Kotler e Armstrong 

  • O planejamento de mídia é uma etapa da campanha de marketing que responde pela seleção dos canais usados para impactar o público-alvo da maneira mais eficaz possível com base no horário de veiculação, custo-benefício, tipo e volume de audiência.

    Existem alguns indicadores, como alcance e frequência, que avaliam os resultados deste planejamento.

    O alcance diz respeito à quantidade total de diferentes indivíduos ou domicílios que entram em contato com uma mensagem (propaganda, programa, etc.) durante um certo período.

    A frequência é a quantidade de vezes que uma pessoa ou domicílio é exposto a um veículo em um momento específico.

    Com base nessa explicação, vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Análise de dados é o estudo de fatos não organizados que ainda não foram processados e transformados em informação. A métrica diz respeito à medida de desempenho.

    Essa alternativa não apresenta as definições delineadas nas assertivas.

    B) CERTO

    C) ERRADO. Praça e promoção fazem parte do mix de marketing, ao lado de produto e preço, e não se relacionam com as assertivas apresentadas.

    D) ERRADO. Oportunidades e ameaças fazem parte de uma análise organizacional por meio da tabela SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças). Não se relacionam com as assertivas apresentadas.

    E) ERRADO. Forças e fraquezas fazem parte de uma análise organizacional por meio da tabela SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças). Não se relacionam com as assertivas apresentadas.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Arens, William F., Schaefer David H., Weigold, Michael F. Propaganda: Série A. Bookman Editora. 2013.
  • -Cobertura (Alcance): O número de pessoas ou famílias diferentes expostas a determinada programação da mídia pelo menos uma vez, durante um período de tempo específico. Ou seja, o número total de pessoas atingidas pelo conjunto de veiculações de uma propaganda.

    -Frequência: O número de vezes durante determinado período em que uma pessoa ou família é exposta à mensagem, em média. Ou seja, o número de vezes que uma pessoa vê um anúncio.

    -Impacto: O valor qualitativo de uma exposição em determinado meio. Por exemplo: uma propaganda de alimento no canal “Food Network” tende a ter um maior impacto do que no canal “Animal Planet”.


ID
2837545
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um sistema de pesquisa de mercado obtém informações com base em dados primários e dados secundários. A respeito das vantagens do uso de dados secundários em comparação aos dados primários, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Dados são a reunião de fatos não organizados, não processados ou não transformados em informação. Têm como principais características precisão, integridade, relevância, atualidade e auditabilidade. Podem ser divididos em primário ou secundário.

    Primários são os dados coletados com o propósito de atender à demanda específica de uma pesquisa em andamento. São, portanto, originais e têm como fontes os indivíduos pesquisados.

    Secundários são os dados que já foram coletados, tabulados, ordenados, analisados, catalogados e/ou disponibilizados para os interessados. Estão presentes em publicações criadas pela organização responsável pela pesquisa ou pela contratante, em relatórios do governo e de instituições não governamentais, e/ou serviços de informação de marketing.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A coleta de dados primários demanda mais tempo e dinheiro que a coleta de dados secundários. A facilidade, e não a precariedade, na coleta dos dados secundários é uma vantagem em comparação aos dados primários.

    B) Errado. Os dados secundários são classificados com base na interpretação dos pesquisadores. Por isso, não há diversidade em sua classificação.

    C) Errado. O grau de exatidão e a confiabilidade dos dados secundários são menores, e, portanto, são caracterizados como desvantagens, e não vantagens, em relação aos dados primários.

    D) Certo. Na coleta de dados secundários, os pesquisadores entram em contato com resultados de várias pesquisas, com temas afins ou não ao pesquisados. Por isso, ao lidar com esses dados, há muitas perspectivas, pontos de vistas e variedade de dados.

    E) Errado. Os dados secundários podem estar desatualizados e surgem da interpretação dos dados primários. Por esses motivos, nem sempre são adequados e aderentes aos objetivos da pesquisa de mercado.

    A respeito das vantagens do uso de dados secundários em comparação aos dados primários, podemos afirmar que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Gabarito D

    Enquanto os dados de pesquisa primários vão responder a questões que sejam do interesse específico da marca, analisando o comportamento do consumidor, os dados de pesquisa secundários podem ajudar a mapear o cenário, identificando o público alvo e gerando insights de pesquisa relacionados a tendências e padrões de comportamento.


ID
3007513
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção correta sobre a Pesquisa de Marketing de acordo com Kotler (2015).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    As pesquisas podem ser classificadas segundo vários critérios: nível de conhecimento do objeto de estudo, objetivos de estudo, natureza, amostra, tema de estudo, método de coleta de dados, ambiente de coleta de dados e extensão no tempo.

    Quando divididas segundo o tema de estudo, encontramos como exemplos as pesquisas eleitorais, de marketing, de mercado, de opinião pública, de mídia, de clima interno, etc.

    O objetivo da pesquisa de marketing é obter informações confiáveis e atualizadas sobre o consumidor, comportamento de compra, motivações, desejos e expectativas em relação a um determinado produto e ao mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A pesquisa experimental testa hipóteses sobre relação de causa e efeito. Mas essa definição não é de Kotler, em seu livro produzido em 2015. Fonseca (2002) e Gil (2007) afirmam que nessa pesquisa, um objeto é selecionado e sofre ação de diferentes variáveis. Os resultados são observados para entender as consequências de cada escolha.

    B) CERTO. Segundo Kotler (2015), a pesquisa de levantamento é a abordagem que melhor se encaixa à coleta de informações descritivas (que pode ser amostral ou censitária).

    C) ERRADO. A pesquisa causal coleta dados primários por meio da observação de pessoas, ações e situações relevantes. Mas essa definição não é de Kotler, em seu livro produzido em 2015. De acordo com Lima (2017), o objetivo dessa pesquisa é observar e questionar indivíduos de modo rigoroso e estruturado, para entender o porquê de tal fenômeno ou comportamento.

    D) ERRADO. A pesquisa exploratória coleta dados primários que envolve fazer perguntas às pessoas sobre determinado tema. Mas essa definição não é de Kotler, em seu livro produzido em 2015. Segundo Gil (2007), essa pesquisa visa proporcionar maior familiaridade com o assunto e para tanto, além de colher dados primários, o pesquisador realiza levantamento bibliográfico e analisa exemplos que estimulam a compreensão.

    E) ERRADO. A pesquisa etnográfica busca estudar um determinado grupo ou povo por meio da observação, entrevista, análise de documentos e interação entre pesquisador e objeto pesquisado, sem intervenção do primeiro sobre o segundo.

    Com base nessa explicação, concluímos que a alternativa B é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Fonseca, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. UEC. 2002.

    - GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas. 2007.

    - Lima, Alexandre Correa. Pesquisas de Opinião Pública: teoria, prática e estudos de casos. Novatec Editora. 2017.

    - Gerhardt, Tatiane Engel. Métodos de pesquisa. UFRGS Editora. 2009.

ID
3194650
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A avaliação de resultados em marketing tem como finalidade

Alternativas
Comentários
  • Uma das etapas do planejamento de marketing envolve mensuração e avaliação dos resultados. É possível verificar se o objetivo foi, de fato, alcançado pelo uso de métricas tais como número de visitantes, número de Leads, MQL (Marketing Qualified Lead ou Leads Qualificados pelo Marketing), SAL (Sales Accepted Leads ou Leads Aceitos por Vendas) e ROI (Return On Investment ou Retorno sobre o Investimento).


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Certo. Analisar e mensurar as consequências das estratégias mercadológicas, buscando inferir os ganhos ou perdas ocorridas em dado período de tempo com base em indicadores e métricas é a finalidade principal da avaliação de resultados em marketing.


    B) Errado. Acompanhar os custos financeiros das ações de marketing não é a finalidade da avaliação de resultados em marketing; isso, no entanto, faz-se importante porque justifica, em boa parte, a manutenção ou término de determinadas ações na área.


    C) Errado. Para monitorar o número de clientes impactados com uma ação é feita uma pesquisa de efeito da comunicação, feita antes e depois de uma determinada campanha.


    D) Errado. Mensurar o número de vendas realizadas não é uma finalidade da avaliação de resultados de marketing, mas é algo sob responsabilidade do departamento comercial/vendas. Os resultados, no entanto, contribuem para direcionar os esforços da área mercadológica.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa A é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa A.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3269794
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A empresa X oferece, no mercado, sistemas baseados no uso de pressurizadores de água, para limpeza de equipamentos mecânicos. Esses produtos são voltados para pequenas metalúrgicas. Em uma feira de negócios, o diretor da empresa X conheceu o diretor da empresa Y, com sede na Alemanha, que também produz sistemas pressurizados para limpeza de equipamentos mecânicos, e que está iniciando suas atividades no Brasil, inclusive já contatando metalúrgicas de pequeno porte. Nesse caso, as empresas X e Y são classificadas como concorrentes

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

  • São concorrentes DIRETOS pois atuam no mesmo segmento de mercado
  • Concorrência é a competição entre pessoas, físicas e/ou jurídicas, por algo (share of mind, share of heart, share of market e share of pocket são alguns exemplos). O termo interessa muito a área de marketing, visto que a formação do preço de produtos e serviços geralmente leva em conta os valores praticados pelos concorrentes. A concorrência também contribui para estimular organizações a melhorar práticas e processos em busca de vantagens competitivas. Pode ser classificada em direta, indireta, genérica ou institucional.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção correta:

    A) Certo. Concorrentes diretos são aqueles que oferecem produtos ou serviços semelhantes, com faixas de preço próximas, nos mesmos mercado e momento. As empresas apresentadas no enunciado (X e Y) são exemplos desse tipo de concorrência: ambas oferecem sistemas baseados no uso de pressurizadores de água para limpeza de equipamentos mecânicos voltados para pequenas metalúrgicas.

    B) Errado. Concorrentes indiretos são aqueles que oferecem produtos diferentes, nos mesmos mercado e momento, mas que podem satisfazer uma necessidade ou desejo específico. Pizza Hut e Buger King, por exemplo, oferecem alimentos diferentes para saciar a fome.

    C) Errado.  Concorrentes genéricos brigam pelos mesmos recursos do consumidor oferecendo produtos ou serviços diferentes para atender a necessidades ou desejos distintos. Uma agência de turismo e uma concessionária de carros definem bem essa disputa.

    D) Errado.  Concorrentes engajados não estão relacionados ao tipo de concorrência, mas ao modo como vão lidar com o processo de disputa no mercado.

    E) Errado.  Concorrentes institucionais são encontrados dentro de um setor específico, com aspecto mais amplo e independe dos produtos ou serviços que oferecem no mercado. Itaú e Bradesco concorrem nessa categoria.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.
  • diretos

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Lilian Almeida

    O mercado concorrente é formado por empresas que vendem os mesmos produtos de outras empresas e podem ser diretos ou indiretos. 

    As empresas precisam conhecer as estratégias de seus concorrentes para saberem o que eles estão fazendo de diferente e assim desenvolverem as suas próprias estratégias.

    De acordo com Kotler e Keller (2006: 336) as empresas devem prestar a máxima atenção aos concorrentes, que se tornam competitivos com foco no consumidor. 

    Referências Bibliográficas:

    KOTLER, P.; KELLER, K.L.: Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

    ===

    A - diretos 

    • CORRETA.

    • As empresas X e Y são classificadas como concorrentes diretos. Concorrência direta é aquela em que as empresas oferecem o mesmo produto/serviço com a mesma faixa de preços e podem ter os mesmos pontos de venda.

    ===

    B - indiretos 

    • INCORRETA.

    • Concorrência indireta refere-se as empresas que podem até não vender o produto igual ao da empresa concorrente, mas supri igualmente a necessidade dos consumidores, sendo considerados como produtos substitutos.

    ===

    C - genéricos 

    • INCORRETA.

    • Concorrentes genéricos referem-se as empresas que atuam no mercado, mas não atuam com produtos semelhantes ao da empresa, porém podem disputar os mesmos consumidores no que se refere a quantia de dinheiro.

    ===

    D - engajados 

    INCORRETA.

    Engajamento refere-se a uma característica voltada para o comprometimento ou compromisso para fazer algo dar certo, mas não define a classificação de concorrentes que são:

    • Concorrência direta é aquela em que as empresas oferecem o mesmo produto/serviço com a mesma faixa de preços e podem ter ponto de venda semelhantes.  
    • Concorrência indireta refere-se as empresas que podem até não vender o produto igual ao da empresa concorrente, mas supri igualmente a necessidade dos consumidores, sendo considerados como produtos substitutos.
    • Concorrentes genéricos referem-se as empresas que atuam no mercado, mas não atuam com produtos semelhantes ao da empresa, porém, podem disputar os mesmos consumidores no que se refere a quantia de dinheiro.

    ===

    E - institucionais 

    INCORRETA.

    Institucional refere-se a instituição, ou seja,  regulam o comportamento das pessoas dentro de uma comunidade, mas não define a classificação de concorrentes que são:

    • Concorrência direta é aquela em que as empresas oferecem o mesmo produto/serviço com a mesma faixa de preços e podem ter ponto de venda semelhantes.  
    • Concorrência indireta refere-se as empresas que podem até não vender o produto igual ao da empresa concorrente, mas supri igualmente a necessidade dos consumidores, sendo considerados como produtos substitutos.
    • Concorrentes genéricos referem-se as empresas que atuam no mercado, mas não atuam com produtos semelhantes ao da empresa, porém, podem disputar os mesmos consumidores no que se refere a quantia de dinheiro.

  • Concorrência é a competição entre pessoas, físicas e/ou jurídicas, por algo (share of mind, share of heart, share of market e share of pocket são alguns exemplos). O termo interessa muito a área de marketing, visto que a formação do preço de produtos e serviços geralmente leva em conta os valores praticados pelos concorrentes. A concorrência também contribui para estimular organizações a melhorar práticas e processos em busca de vantagens competitivas. Pode ser classificada em direta, indireta, genérica ou institucional.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção correta:

    A) Certo. Concorrentes diretos são aqueles que oferecem produtos ou serviços semelhantes, com faixas de preço próximas, nos mesmos mercado e momento. As empresas apresentadas no enunciado (X e Y) são exemplos desse tipo de concorrência: ambas oferecem sistemas baseados no uso de pressurizadores de água para limpeza de equipamentos mecânicos voltados para pequenas metalúrgicas.

    B) Errado. Concorrentes indiretos são aqueles que oferecem produtos diferentes, nos mesmos mercado e momento, mas que podem satisfazer uma necessidade ou desejo específico. Pizza Hut e Buger King, por exemplo, oferecem alimentos diferentes para saciar a fome.

    C) Errado.  Concorrentes genéricos brigam pelos mesmos recursos do consumidor oferecendo produtos ou serviços diferentes para atender a necessidades ou desejos distintos. Uma agência de turismo e uma concessionária de carros definem bem essa disputa.

    D) Errado.  Concorrentes engajados não estão relacionados ao tipo de concorrência, mas ao modo como vão lidar com o processo de disputa no mercado.

    E) Errado.  Concorrentes institucionais são encontrados dentro de um setor específico, com aspecto mais amplo e independe dos produtos ou serviços que oferecem no mercado. Itaú e Bradesco concorrem nessa categoria.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.


ID
3271048
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As empresas atuam em um ambiente de forças e tendências que geram oportunidades e impõem ameaças.

Um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional é a crescente

Alternativas
Comentários
  • c-

    O planejamento estratégico remete à formulação e implementação de estratégias para melhor aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças do ambiente empresarial da organização.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Heitor A. Pereira

    ===

     

    A - diminuição da população mundial 

    • INCORRETA
    • Em 2019, a Organização das Nações Unidas divulgou o relatório Perspectivas Mundiais de População 2019: Destaques, que apresenta a perspectiva de crescimento populacional ininterrupto até o ano de 2050.
    • De acordo com o relatório, a população mundial deve aumentar em 2 bilhões nos próximos 30 anos, atingindo a marca de 9,7 bilhões em 2050 - partindo dos 7,7 bilhões atuais.

    ===

    B - estratégia de foco na produção 

    • INCORRETA
    • De acordo com Corrêa e Corrêa (Administração da produção e operações: manufatura e serviços – uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004), a estratégia de produção consiste num padrão global de decisões operacionais, buscando aumentar a competitividade da empresa organizando seus recursos, criando e projetando competências com um olhar no futuro.
    • No entanto, a projeção pautada pela estratégia de produção não terá resultados se não houver a inserção e a permanência da empresa em seu mercado, ou seja, sem condições de direcionamento da produção.

    ===

    C - formação de alianças empresariais 

    • CORRETA
    • Muitas são as vantagens da realização de alianças empresariais, independente dos níveis de desenvolvimento, mas de modo ainda mais benéfico às pequenas empresas.
    • Vale destacar que a colaboração pode ser tão importante e até mais rentável que a competição. De acordo com Daft (2002), as empresas podem, ao mesmo tempo, competir e colaborar sem que isso lhes cause perdas.
    • A adoção da estratégia que parte da formação de alianças permite que pequenos empresários ampliem de modo significativo sua rede de parceiros, o que naturalmente abre caminho para novos clientes, fornecedores de maior qualidade, melhor conhecimento dos concorrentes, etc.

    ===

    D -  preferência por mercados de massa 

    • INCORRETA
    • Os chamados "mercados de massa" são mercados abrangentes de clientes parecidos, nos quais o mesmo produto atende uma parcela considerável do público. 
    • O erro dessa afirmativa consiste no fato de que tal estratégia não é inovadora como pede o enunciadoA produção com foco em mercados de massa já é aplicada desde os tempos pós revolução industrial, quando a produção em massa se tornou possível graças aos avanços da época, equalizando a produção e garantindo atendimento de demandas.

    ===

    E -  restrição à presença de multinacionais 

    • INCORRETA
    • Haveria dois problemas na restrição de presença de multinacionais no mercado.
    • O primeiro deles, seria a contrariedade à economia de mercado e à liberdade de produção e comércio. Afinal, estabelecer restrições como medida protecionista acaba limitando o mercado às capacidades locais não impede que o público busque pelos produtos desejados vindos de outros meios.
    • Ao mesmo tempo, a restrição priva todo o mercado das inovações trazidas pelas multinacionais, estabelecendo estagnação que é prejudicial a todos os ramos e a toda a sociedade.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3271060
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mercado internacional sugere que a demanda global de petróleo deve continuar se mantendo nos níveis atuais para os próximos anos, mesmo considerando que grandes mudanças estão ocorrendo, tanto na demanda quanto na oferta de petróleo. A tendência é que os países em desenvolvimento passem a consumir mais petróleo do que os países desenvolvidos. O crescimento de suas economias sinaliza que o Oriente Médio e a Ásia irão demandar cada vez mais petróleo. Por outro lado, EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, buscam fontes alternativas de energia, devendo usar cada vez menos petróleo.

Diante desse quadro, depreende-se que o mercado mundial de afretamento de navios-tanque deverá apresentar

Alternativas
Comentários
  • Questão mais de interpretação que mkt.

  • Difícil é entender, se a minha procura por navios com a tendência de diminuição da compra de petróleo diminui, como a letra D está certa. pois a visão é: eu não preciso de tantos navios, logo ocorrerá um desequilíbrio, ou estou errado????

  • Gabarito do Professor

    A oferta e a demanda são dois fatores sempre presentes em uma relação de consumo e influenciam diretamente a economia. A oferta diz respeito ao produto que é oferecido para o consumidor em uma determinada quantidade disponível para compra. A demanda está ligada à necessidade ou desejo de comprar somada ao poder de compra dos clientes. De acordo com a lei da oferta e da procura (ou demanda), quando a oferta de uma mercadoria excede a sua procura (demanda), o valor do item cai; quando a demanda por um item é maior que a oferta, o valor do bem sobe.

    A oferta de produtos sofre influência de vários aspectos como condições ambientais, disponibilidade da matéria-prima, variações nas relações entre empresa e colaboradores, e tempo e tecnologia investidos na produção. A demanda é impactada pelo poder aquisitivo e necessidades dos demandantes, por tendências sociais e pelo próprio preço dos produtos.

    O enunciado da questão apresenta duas situações distintas: há uma tendência de aumento de consumo (demanda) por petróleo por países em desenvolvimento, incluindo nações do Oriente Médio e a Ásia; constata-se que EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, consumirão cada vez menos petróleo, o que reduz a demanda.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Não haverá desequilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte. A frota atual de navios pode redirecionar parte dos seus esforços em atender EUA, Europa e Japão (que tem procura decrescente), para suprir a crescente demanda dos países em desenvolvimento.

    B) ERRADO. Não haverá baixas taxas de frete. A frota atual, que concentra esforços para atender à demanda dos EUA, Europa e Japão, pode ser redirecionada para atender à demanda dos países emergentes. Não haverá oferta de navios superior à demanda e, consequentemente, devido ao equilíbrio, as taxas de frete ficarão iguais.

    C) ERRADO. Não haverá grande oferta de navios novos. O que pode ocorrer é uma redistribuição da frota atual para os mercados dos países em desenvolvimento, que apresentam demanda crescente.

    D) CERTO. Haverá uma gradual tendência ao equilíbrio, tornando possível que a capacidade ofertada de navios existentes seja adequada para suprir a demanda.

    E) ERRADO. Não haverá redução da oferta de navios, visto que a frota atual ofertada pode ser redirecionada para onde há mais necessidade e atender adequadamente a demanda.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

     

    Fontes de pesquisa:

    - Site Mais Retorno
  • a demanda global de petróleo deve continuar se mantendo nos níveis atuais para os próximos anos

  • Cara, a questão da CESGRANRIO mais estranha que eu já vi até hoje .

  • Questões da Cesgranrio são mais subjetivas do que objetiva.

    A que menos faz sentido é o Gabarito...

  • Essa questão é linda, dá gosto de estudar!!! Banca inteligente!!!

  • Gabarito do Professor

    A oferta e a demanda são dois fatores sempre presentes em uma relação de consumo e influenciam diretamente a economia. A oferta diz respeito ao produto que é oferecido para o consumidor em uma determinada quantidade disponível para compra. A demanda está ligada à necessidade ou desejo de comprar somada ao poder de compra dos clientes. De acordo com a lei da oferta e da procura (ou demanda), quando a oferta de uma mercadoria excede a sua procura (demanda), o valor do item cai; quando a demanda por um item é maior que a oferta, o valor do bem sobe.

    A oferta de produtos sofre influência de vários aspectos como condições ambientais, disponibilidade da matéria-prima, variações nas relações entre empresa e colaboradores, e tempo e tecnologia investidos na produção. A demanda é impactada pelo poder aquisitivo e necessidades dos demandantes, por tendências sociais e pelo próprio preço dos produtos.

    O enunciado da questão apresenta duas situações distintas: há uma tendência de aumento de consumo (demanda) por petróleo por países em desenvolvimento, incluindo nações do Oriente Médio e a Ásia; constata-se que EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, consumirão cada vez menos petróleo, o que reduz a demanda.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Não haverá desequilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte. A frota atual de navios pode redirecionar parte dos seus esforços em atender EUA, Europa e Japão (que tem procura decrescente), para suprir a crescente demanda dos países em desenvolvimento.

    B) ERRADO. Não haverá baixas taxas de frete. A frota atual, que concentra esforços para atender à demanda dos EUA, Europa e Japão, pode ser redirecionada para atender à demanda dos países emergentes. Não haverá oferta de navios superior à demanda e, consequentemente, devido ao equilíbrio, as taxas de frete ficarão iguais.

    C) ERRADO. Não haverá grande oferta de navios novos. O que pode ocorrer é uma redistribuição da frota atual para os mercados dos países em desenvolvimento, que apresentam demanda crescente.

    D) CERTO. Haverá uma gradual tendência ao equilíbrio, tornando possível que a capacidade ofertada de navios existentes seja adequada para suprir a demanda.

    E) ERRADO. Não haverá redução da oferta de navios, visto que a frota atual ofertada pode ser redirecionada para onde há mais necessidade e atender adequadamente a demanda.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

     

    Fontes de pesquisa:

    - Site Mais Retorno


ID
3293230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.

Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os

Alternativas
Comentários
  • Demanda é um dos conceitos mais estudados na área de marketing junto com a ideia de necessidade e desejo. A demanda é o desejo, por parte de uma ou mais pessoas, por um produto ou serviço específico, aliado à possibilidade de adquiri-lo ou contratá-lo, em um determinado lugar e num período de tempo específico. Os estados de demanda podem ser classificados em inexistente, negativa, indesejada, latente, irregular, plena, excessiva e em declínio.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO

    B) ERRADO. Essa é a definição de concorrência. A concorrência pode ser classificada em 6 tipos: perfeita, monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio e monopólio bilateral.

    C) ERRADO. Ser guiado pelas inovações no mercado não é uma questão de demanda, mas de escolha de gestão.

    D) ERRADO. O governo, baseado nos interesses nacionais, gera demanda quando tem uma necessidade mercadológica e tem condições de supri-la por meio de aquisição de produtos. Isso, no entanto, não tem relação com financiar os lançamentos da marca.

    E) ERRADO. Oferecer produtos cada vez melhores e mais eficientes é um objetivo de muitas organizações. Essa prática contribuir para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Mas tal ideia não tem relação direta com a conceituação do termo demanda.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Churchill Jr, Gilbert A. Marketing. Saraiva Educação S.A. 2017.
  • Clientes com mais dinheiro consomem mais, aumentando a demanda
  • quando diz nova demanda da a interpretar que um novo produto esta sendo demandado. se a questão tivesse dito aumentar a demanda faria mais sentido.

  • Questão sem sentido!!!

  • Comentário do Professor do QC.

    A) CERTO

    B) ERRADO. Essa é a definição de concorrência. A concorrência pode ser classificada em 6 tipos: perfeita, monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio e monopólio bilateral.

    C) ERRADO. Ser guiado pelas inovações no mercado não é uma questão de demanda, mas de escolha de gestão.

    D) ERRADO. O governo, baseado nos interesses nacionais, gera demanda quando tem uma necessidade mercadológica e tem condições de supri-la por meio de aquisição de produtos. Isso, no entanto, não tem relação com financiar os lançamentos da marca.

    E) ERRADO. Oferecer produtos cada vez melhores e mais eficientes é um objetivo de muitas organizações. Essa prática contribuir para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Mas tal ideia não tem relação direta com a conceituação do termo demanda.

  • o que viabiliza o poder de compra do cliente é a demanda e não o desejo. não adianta nada desejar e não ter demanda para comprar aquilo que se deseja. Achei essa questão no mínimo descontextualizada.

  • Questão mal formulada

  • Não entendi. A questão fala em nova demanda, mas a alternativa correta traz a ideia de aumento na demanda.
  • Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.

    Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os desejos dos consumidores são viabilizados pelo seu poder de compra.

  • Quando o desejo do indivíduo está apoiado pelo “poder de compra”. Em outras palavras, a demanda é detectada quando o desejo do consumidor passa a ser viabilizado pelo seu poder de compra. E é nessa hora que o profissional de marketing deve identificar as causas do “estado de demanda” com o objetivo de traçar um plano de ação para alterar esse “estado de demanda” para um “estado desejado” pela organização.

  • é lógico, a demanda existe quando o consumidor tem o desejo de um produto/serviço e tem dinheiro para bancar isso. se não tiver um dos dois, não há demanda
  • entendi foi nada


ID
3338107
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para que uma empresa seja bem-sucedida em seu contato publicitário com os receptores almejados, algumas etapas devem ser criteriosamente respeitadas, do contrário a desorganização de suas ações trará resultados prejudiciais. No que se refere aos procedimentos gerais do planejamento de mídia, assinale a alternativa que apresenta as atividades distribuídas na ordem correta de execução.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de mídia é um conjunto de decisões tomadas com o objetivo de selecionar e indicar os veículos mais adequados para a divulgação de uma mensagem de interesse do anunciante. Baseia-se no estudo e na observação dos veículos disponíveis, bem como nos objetivos a atingir, nas características especificas do que e como é anunciado (frequência, audiência, área a circulação, tiragem, duração, localização) e nos recursos financeiros disponibilizados pelo cliente.

    A primeira etapa do planejamento de mídia é a análise da situação de marketing. Seus objetivos são verificar como a organização está lidando com certas questões e/ou problemas, como solucioná-los e como conquistar vantagens em relação aos concorrentes, a fim de ser bem sucedida no mercado em que atua.

    O segundo passo é o plano estratégico de marketing. Neste, são definidos os objetivos e as ações.

    A fase seguinte é a criação da estratégia de criação, que diz respeito às decisões sobre o que será divulgado, como será feito, quais os resultados esperados, tema do texto publicitário e perfil do cliente.

    Por fim, o planejamento de mídia conclui o processo.

    Com base nessa explicação, concluímos que a alternativa A - Análise da situação de marketing / Plano estratégico de marketing / Estratégia de criação publicitária / Planejamento de mídia – está correta.

    Gabarito do professor: Letra A.

     Fonte:

    - Sissors, Jack Z., Bumba, Lincoln J. Planejamento de mídia – Grupo de mídia. NBL Editora. 2003.
  • Análise da situação de marketing / Plano estratégico de marketing / Estratégia de criação publicitária / Planejamento de mídia.


ID
4985635
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando se estabelece um orçamento de propaganda, deve-se considerar os seguintes fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, não deve se considerar "Capacidade de penetração da mensagem" no orçamento?

  • Obrigado pela ajuda!