SóProvas


ID
1886584
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois que se tinha fartado de ouro, o mundo teve fome de açúcar, mas o açúcar consumia escravos. O esgotamento das minas − que de resto foi precedido pelo das florestas que forneciam o combustível para os fornos −, a abolição da escravatura e, finalmente, uma procura mundial crescente, orientam São Paulo e o seu porto de Santos para o café. De amarelo, passando pelo branco, o ouro tornou-se negro.

      Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta; à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos. Estamos encerrados num canal verdejante. Quase podíamos, só com estender a mão, agarrar essas plantas que o Rio ainda mantinha à distância nas suas estufas empoleiradas lá no alto. Aqui se estabelece, num palco mais modesto, o contato com a paisagem.

      O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação. As plantações de bananeiras que a cobrem são do verde mais jovem e terno que se possa imaginar: mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação; mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial.

      Durante cerca de meia hora, rolamos por entre bananeiras, mais plantas mastodontes do que árvores anãs, com troncos plenos de seiva que terminam numa girândola de folhas elásticas por sobre uma mão de 100 dedos que sai de um enorme lótus castanho e rosado. A seguir, a estrada eleva-se até os 800 metros de altitude, o cume da serra. Como acontece em toda parte nessa costa, escarpas abruptas protegeram dos ataques do homem essa floresta virgem tão rica que para encontrarmos igual a ela teríamos de percorrer vários milhares de quilômetros para norte, junto da bacia amazônica.

      Enquanto o carro geme em curvas que já nem poderíamos qualificar como “cabeças de alfinete”, de tal modo se sucedem em espiral, por entre um nevoeiro que imita a alta montanha de outros climas, posso examinar à vontade as árvores e as plantas estendendo-se perante o meu olhar como espécimes de museu.


(Adaptado de: LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Coimbra, Edições 70, 1979, p. 82-3) 

No primeiro período do segundo parágrafo, as duas orações que não se subordinam a nenhuma outra contêm os seguintes verbos:

Alternativas
Comentários
  • Do que adianta postar o gabarito sem a tese para consubstanciá-lo?

  • Dããããm!! concordo Adamir, já sabemos o gabarito. 

    Mas a questão trata de orações subordinada e oração principal. Quais são as orações principais do primeiro periodo do segundo parágrafo?

     

     O local conserva uma beleza secreta _  oração principal; (apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional_ oração subordinada adversativa).

     

    Experimento aqui (SP-porto de Santos) o primeiro sobressalto dos trópicos _oração principal; (à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas _ oração subordinada de proporcionalidade).

  • o que é uma oração subordinada? exercem função sintatica na oração principal e pode se ligar a ela por meio de conjunções.

    vou começar pela letra b:

    b) terem ocorrido / conseva . Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional.  observe que  conjunção concessiva apesar de  exerce função sintatica na oração principal .

    c)tornaram / penetra. Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional.  observe que  conjunção concessiva apesar de  exerce função sintatica na oração principal

    d) tornaram / experimento . experimento não há subordidação. "à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos".   experimento não está na oração principal e a conjunção proporcional liga-se a penetra.

    e)conserva/penetra. não há suborninação em "conserva"." Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva".  conserva não está na oração principal. 

    a)conserva / experimento.  não há subordinação. Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta; à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópico.

  • Eu respondi a letra A por entender que as orações: " o local conserva uma beleza secreta " e " experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos " estão em Períodos simples não havendo coordenação nem subordinação.

  • Desculpem poluir os comentários, mas as pessoas são muito sem imaginação...
    Algumas pessoas colocam apenas o gabarito, pois isso ajuda os colegas não assinantes a consultar os comentários e encontrar a resposta correta sem precisar solucionar a questão usando o site, visto o limite diário de 10 questões para não assinantes... :|

  • GABARITO A

    VALDICLÉRIA ALBUQUER, houve um equívoco no seu comentário:

     local conserva uma beleza secreta _  oração principal; (apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional_ locução prepositiva concessiva e NÃO oração subordinada adversativa).

     

  •  

    ALTERNATIVA "a"

     

    1) Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta;

     

    > ORAÇÃO PRINCIPAL ~> O local conserva uma beleza secreta;

    > ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA ~> apesar de terem ocorrido essas transformações;

    > ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA ~> que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional.

     

    2) à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos. 

     

    > ORAÇÃO PRINCIPAL ~> experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos;

    > ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL PROPORCIONAL ~>  à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas;

     

    Link para explicação da questão acima (resposta final aos 22min30): https://www.youtube.com/watch?v=zBix_qMVKj4.

     

    FONTE: Professor João Marcos De Camillis (NEAF Concursos Públicos).

  • O comentário do colega abaixo está perfeito. Há apenas um erro. A oração subordinada adverbial proporcional é outra.

    > ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL PROPORCIONAL ~> à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas;

  • A oração principal é a que não é introduzida por conjunção ou locução prepositiva, de modo que não exige outra oração que complemente seu sentido, o que não ocorre coom a subordinada. 

  • No primeiro período do segundo parágrafo, as duas orações que não se subordinam  (são orações principais, ou seja, não  possuem conjunção, nem pronome relativo) a nenhuma outra contêm os seguintes verbos: 

     

     Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações (oração subordinada) / que (pronome relativo- oração subordinada adjetiva) tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta (oração principal) ;

    à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas (oração subordinada) , experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos (oração principal) .

     

    letra a. .

  • "Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta;"

     

    e esse "mas" perdido ali no inicio do periodo??? ele nao faz parte da oracao "o local conserva uma beleza secreta"? 

    MAS o local conserva uma beleza secreta apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional

    eu acho que sim, e a oracao seria uma coordenada adversativa. Nao muda em nada o gabarito, porém fiquei com essa duvida. 

    o que acham?

  • Questão bastante interessante e inteligente, e ainda tem gente que fica dizendo que português da FCC é fácil, é cada uma..

  • Também fiquei com essa dúvida Maíra Moura

  • Já sabem o gabarito aqueles que assinam o site e têm questões ilimitadas, os demais só podem responder 10 questões por dia e os comentários com gabarito ajudam muito sim.

  • 1º VERBO  CONSERVAR : ORAÇÃO COORDENADA ADVERSATIVA

     

    2º VERBO EXPERIMENTAR : ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÉTICA. -POR NÃO POSSUIR CONECTOR COORDENADO-

  • não entendi essa questão :(

  • Juliana Corsino  essa questão pede conhecimento dos conectivos.

     

    Basicamente questão pede pra achar os verbos das orações COORDENADAS ( Não se subordinam)

  • Pensava que ponto e vírgula finalizava um período.

  • Dica.

    A oração principal terá seu sentido,  independente de qualquer  outra. Se  estiver sozinha faz sentido. Veja:

    Experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos.

    O local conserva uma beleza secreta.

     

    Já as subordinadas dependem das principais para fazerem sentidos (subordinam-se). Assim, quando isoladas não fazem sentido:

    Apesar de terem ocorrido essas transformações...

    ...que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional.

    à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas...,

     

     

  • Sinais que encerram período são: Ponto final, interrogação,exclamação e reticências.

     

  • Profº Alexandre Soares tem as melhores explicações!

  • não se subordinam, porquanto ambas desempenham a função sintática de oração principal.

  • Nem sempre, Lucas. O fato de a oração não se subordinar pode significar que ela seja a principal sim, mas também pode significar que seja uma oração coordenada. Não é o caso desse exemplo, mas pode acontecer.

     

    "... que tornaram Santos num dos centros do comércio ..."  Oração Subordinada Adjetiva Restritiva;

    " ... à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas ... " Oração Subordinada Adverbial Proporcional;

    " ... apesar de terem ocorrido essas transformações ... " Oração Subordinada Adverbial Concessiva;

    " ... o local conserva uma beleza secreta ... " Oração Principal de " ... apesar de terem ocorrido ...". Logo, não se subordina;

    " ... experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos ... " Oração Principal de " ... à medida que o barco ...". Logo, não se subordina;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A