-
Orações coordenadas ligadas pelo 'e' podem fazer uso de virgula facultativa caso tenha sujeitos distintos. Na alternativa c temos o mesmo sujeito. Errei
-
Quando e ter sujeitos diferentes é obrigatória a inclusão de vírgula logo após.
Um tijolo a cada dia.
A paz de DEUS esteja convosco.
-
O "E" que inicia a oração em: E se o rompimento não foi universal, culpa é do brasileiro, que não tem vocação pra exportar coisa alguma; Tem Valor Adversativo!
O conectivo aditivo "e" , quando tiver valor adversativo, quando vier repetido antes de cada oração( Polissíndeto) ou quando a oração introduzida pelo "e" tiver sujeito diferente da oração anterior, deve vir separado por vírgula.
Resposta: Letra "a"
-
Só haverá vírgula depois do MAS se houver uma frase intercalada separando a conjunção do resto da oração da qual ela faz parte.
Observe os exemplos:
Mas, apesar dos esforços, a meta não foi alcançada.
Mas, reconhece o ministro, o Brasil precisa economizar mais energia.
Mas, se o quadro não for alterado, o apagão é inevitável.
http://www.portuguesnarede.com/2011/10/virgula-de-mas.html#sthash.ltpxBveE.dpuf
-
e se eu passar no concurso, compro um carro -> CORRETO
E, se eu passar no concurso, compro um carro -> CORRETO
de volta à luta.
-
Apredi isso com o porf. do QC "pão pão, queijo queijo" :
VIRGULA NA CONJUNÇÃO MAS, SÓ NAS INTERCALAÇÕES ( a colega camila deu bons exemplos)
Fui ao cinema, mas não quis assistir filme algum.> CORRETO
Fui ao cinema, mas(,) pelas circunstancias(,) não quis assistir filme algum. > CORRETO
NO CASO DA CONJUNÇÃO "E":
- somente 1 sujeito : virgula proibida > João tem que comprar e alugar bolos para seu aniversário.
- mais de 1 sujeito : virgula facultativa > joão tem que comprar bolo, e maria tem que alugar carros para a data tão especial.
Muito iimportante ^^. Não pare por nada.
GABARITO "A"
-
Só uma observação sobre o excelente comentário do "Eliel Madeiro" .
Assistir (VER) VTI - A
Assistir (CABER) VTI- A
Assistir (MORAR) VTI- EM
Assistir (AJUDAR) VTD - (0)
-
A- Não seria uma oração subordinada adverbial condicional por isso teria vírgula?
-
-
Galera, tomem cuidado com os comentários dos colegas do QC. Às vezes, na ânsia de ajudar, acabam colocando comentários equivocados. A vírgula a ser colocada na oração da letra A - "E", em E se o rompimento não foi universal... (2° parágrafo) - não tem nada a ver com fato de termos sujeitos diferentes, sentido adversativo e etc. Nós temos uma oração adverbial intercalada, que precisa ser separada por vírgulas.
jogo futebol e, se ele nao vier, jogo tênis.
Sacaram ?
-
"E se o rompimento não foi universal, culpa é do brasileiro, que não tem vocação pra exportar coisa alguma."
"E, se o rompimento não foi universal, culpa é do brasileiro, que não tem vocação pra exportar coisa alguma." CORRETA!
"se o rompimento não foi universal" é uma O.S.Adv.Condicional deslocada, entao o uso da vírgula para isola-la está correto.
-
O Melhor comentario, no caso correto, é do Diogo Graca.
-
Pessoal, um esclarecimento (no que se refere ao "E" da letra A) no que tange aos comentários dos colegas. Conforme foi exposto pelo caro colega Eliel :> " mais de 1 sujeito : virgula facultativa ". No entanto, há considerações a fazer:
A vírgula PRECEDENDO será facultativa SIM, mas qnd o sujeito de uma oração é um e da outra oração (onde tem o E) é outro. Ex: Os candidatos faziam prova, E o fiscal lia. >>
"os candidatos" é o sujeito da oracao 1; "o fiscal" é o sujeito da oracao 2- oracao na qual está a conjução "E".
Ainda, acrescento:
--> qndo o E expressa ADICAO: unindo ações do mesmo sujeito, não pode ser precedido de vírgula.
--> qndo o E expressa ADVERSIDADE: a vírgula será FACULTATIVA.Ex: O jovem trabalha muito, e não tem boa condicao financeira.
--> qnd expressa RELACAO DE CONSEQUENCIA- nesse caso, um fato se desdobra em outro-: nao pode ser precedido de vírgula. ex: O rapaz estava tenso e chegou ao desmaio durante a prova.
Fonte: Livro Ricardo Erse, 2015- p.281
Espero ter ajudado
-
GABARITO: A
Antes dos conectivos adversativos - mas, entretanto, contudo, porém, todavia, no entanto - a vírgula é obrigatória e depois dos conectivos adversativos a vírgula é facultativa. Entretanto, depois do conectivo MAS, não pode haver vírgula, ou melhor, até poderia, desde que fosse um termo intercalado.
Créditos: Professor Alexandre Soares
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mateus 22:29
-
Uma observação:
O comentário da Camila Pena está incompleto e trazendo uma ideia de que a conjunção "Mas" possui apenas uma regra. Sugiro, para complementar o conhecimento, que leem o comentário do Willy Maia que completa o comentário dela.
-
Complementando sobre a A:
Conjunção "e" ----> Sujeitos diferentes, a virgula é facultativa, mas quando for o mesmo sujeito nas duas orações a virgula torna-se proibitiva.
-
Galera, assistam ao comentário do professor Alexandre Soares, está muito bom e esclarecedor!
Quanto mais faço as provas da banca FCC, encontro mais novidades.
-
NA MAIORIA DAS VEZES OS COMENTÁRIOS ATÉ AJUDAM UMA COISA OU OUTRA, MAS NESSE CASO EXISTE UM MONTE DE COMENTÁRIO EQUIVOCADO. E ISSO É RUIM PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO E PRECISA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS.
PARA AQUELES QUE ESTÃO COMEÇANDO MUITO CUIDADO NOS COMENTÁRIOS! NEM TUDO QUE RELUZ É CERTO.
-
RESPOSTA: A
VÍRGULA DEPOIS DE MAS JAMAIS! (Prof. Alexandre Soares - QC)
-
Na alternativa C a vírgula não seria permitida após o E pois temos uma elipse?
-
Se a vírgula após a conjunção "mas" estiver marcando uma interrupção, ela se torna obrigatória. Na ordem direta ela é vedada pela NGB.
-
APÓS conjunções adversativas no início de período, a vírgula é facultativa. EXCETO para o MAS, em que é proibida. Uma questão que foi da Cespe:
Fragmento do texto: A Constituição de 1988 contém uma norma que protege os animais, independentemente de sua origem ou classificação. Porém, a proteção que lhes é garantida baseia-se em um argumento puramente utilitarista: os animais são protegidos com a finalidade de garantir um hábitat saudável às atuais e futuras gerações humanas.
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados caso a conjunção “Porém” (linha 3) fosse substituída por Mas.
Comentário: Sabemos que a conjunção “Porém” só pode ter valor coordenativo adversativo. Assim, seria natural a sua troca pela conjunção “Mas”, a qual possui mesmo valor semântico.
Porém, note que, no texto original, a conjunção “Porém” se encontra seguida de vírgula, o que pode ocorrer também com as conjunções “contudo”, “entretanto”, “todavia”, “no entanto”; mas não com a conjunção “mas”.
Por isso, a afirmação está errada.
Gabarito: E