E - Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias.1 O primeiro teórico a buscar mudar essa realidade foi Frederick Taylor. Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor. Nas fábricas, os funcionários faziam seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Os gerentes não estudavam as melhores formas de se trabalhar.
Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor, ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor” – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.2 Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3 A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4
eoria das Relações Humanas
O crescimento das ciências sociais, como a psicologia, levou a diversos estudos dentro do contexto do homem no trabalho. Além disso, no início da década de 1930, a economia passou por uma grande depressão em todo o mundo. Com a crise, o desemprego cresceu muito.
As más condições de trabalho predominavam na indústria, e os conflitos entre trabalhadores e patrões estavam aumentando. Nessa época, ocorreram muitas greves e conflitos nas fábricas por todo o mundo. A ideia de que o homem deveria ser uma engrenagem de uma “máquina” passou a não ser mais aceita.18
O Taylorismo começou a ser criticado por não se preocupar com o aspecto humano. Além disso, a produtividade prometida muitas vezes não se concretizou. Nesse cenário, a Teoria das Relações Humanas começou a tomar forma.
Assim, a Teoria das Relações Humanas buscou o aumento da produtividade através de uma atenção especial às pessoas. De acordo com seus teóricos, se os gestores entendessem melhor seus funcionários e se “adaptassem” a eles, as suas organizações teriam maior sucesso.19
RENNO, CHIAVENATO, SOBRAL E PECI ANDRADE
GABARITO: "E".
I - administração científica possui foco nos tempos e movimentos com objetivo de buscar a maior eficiência do trabalho na organização. (I - C)
II - A escola neoclássica supera a administração clássica por entender que o foco deve ser a eficácia do trabalho, sem perder a eficiência. (II - B)
III - A escola das relações humanas entende que o funcionário deve estar sempre satisfeito para que entregue o seu melhor desempenho. (III - A)
Fonte: Prof. Carlos Xavier (Estratégia Concursos)