SóProvas


ID
1893628
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I- Um pouco da história da Baixada Fluminense


      Os primeiros europeus chegaram à Baixada Fluminense na segunda metade do século XVI. Antes, a região era habitada por povos indígenas. Alguns deles chegaram a participar, de um lado ou do outro, da luta dos colonos portugueses ali estabelecidos contra as tentativas de invasão francesa. Às margens dos rios Meriti, Sarapuí, Iguaçu e Inhomirim, começaram a se instalar fazendas de cana-de-açúcar.

      A Baixada Fluminense viveu um período de maior desenvolvimento a partir do ciclo de mineração, no século XVIII: era passagem obrigatória para a maior parte do ouro que vinha de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, capital do Brasil colonial. No século XIX, foi uma das primeiras áreas em que se plantou café no Brasil.

      Durante o Segundo Reinado (1840-1889), foi construída na Baixada Fluminense a primeira ferrovia do Brasil: a Estrada de Ferro Dom Pedro II. O primeiro trecho, ligando o Rio de Janeiro à cidade de Queimados, foi inaugurado em 29 de março de 1858.

      Mais de 3 milhões de habitantes vivem [hoje] na área, a segunda mais populosa do estado, que só perde para a capital, a cidade do Rio de Janeiro. Na região da Baixada Fluminense, fica uma das cidades com maior densidade demográfica da América: São João do Meriti. Nesse município, vivem 13.126 habitantes por quilômetro quadrado (censo de 2010).


Disponível em: http://escola.britannica.com.br/article/483095/Baixada-Fluminense. Acesso em: 03 jul. 2015, com adaptações

De acordo com a norma padrão, assinale a alternativa correta em relação ao período “No século XIX, foi uma das primeiras áreas em que se plantou café no Brasil.”.

Alternativas
Comentários
  • onde = em que 

    Bizu é até anotar isso, uma vez que há questões desse tipo com frequência nas provas!

  • Gabarito  A.

     

    A) Em que = onde

    B) Aonde é usado com verbos cuja regência exigem a preposição "a". Ex: Aonde vai, José?

    C) O pronome se não pode ser deslocado, pois na frase em questão tem-se uma próclise (a presença do pronome relativo "que" atrai o pronome "se", o que o obriga a ficar antes do verbo) .

    D) "No Brasil" é adjunto adverbial. Adjuntos adverbiais só são separados por vírgula quando se encontram deslocados da sua ordem natural, o que não é o caso.

    E) Século: proparoxítona (acentuam-se todas as proparoxítonas)

    Área (paroxítona terminada em ditongo crescente)

    Café (oxítona terminada em -e)

     

  • GABARITO = A

    a-) o "QUE" é um pronome relativo que retorna a "ÁREAS". TANTO QUE PODERÍAMOS SUBSTITUIR POR (NAS QUAIS SE PLANTOU...). PODERIA SUBSTITUIR 'EM QUE' POR 'ONDE' POIS 'ONDE' É TB PRONOME RELATIVO.
    b-) errada: NÃO HÁ NENHUM TERMO QUE PEÇA O 'A'ONDE. QUEM PLANTA, PLANTA "EM ALGUM LUGAR".
    c-)errada: o pronome relativo que exerce atração sobre o pronome. Sendo assim o POA deve ficar enclítico ao verbo.
    d-) errada: "No Brasil" é um adjunto adverbial. A vírgula até pode ser usada em caso de ênfase, mas nunca como obrigatória.
    e-)errada: século é proparoxítona,áreas é uma paroxítona, período é proparoxítona e café é uma oxítona.

  • Acertei esta questão analisando o SE , Particula Apassivadora  ( onde foi plantado o café ) 

  • "onde" é pronome relativo que pode substituir "em que", para se referir a lugar

     

    "quem" é pronome relativo que pode substituir "a qual" e derivações, para se referir à pessoa

     

    "que" é pronome relativo que pode substituir "a qual" e derivações, para se referir a lugar, pessoa, coisa (é pronome universal)

  • LETRA A

     

    CUIDADO!!! NEM SEMPRE SERÁ POSSÍVEL A TROCA DE EM QUE POR ONDE, POIS O ONDE SÓ RETOMA LUGARES.

  • LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUER ESTÁ.

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Onde é um advérbio relativo de lugar. Em que é pronome relativo precedido de preposição: em. Dessa maneira, empregamos o advérbio onde quando estiver relacionado a lugar físico. Se não for lugar físico, use em queno qual, na qual: Essa é a casa onde/em que/na qual acontecerá a festa.

    Na frase acima, podemos empregar qualquer uma das expressões.

     

    Por sua vez, na frase – O governo divulgou nota onde(em que) nega irregularidades nos contratos com empreiteiras.– devemos empregar a expressão em que ou na qual. Não há possibilidade de empregar o advérbio onde, pois o substantivo ao qual se refere não designa lugar físico.

    FONTE: https://blog.pontodosconcursos.com.br/nao-erre-mais-emprego-do-onde-e-em-que/

  • Onde: só retorna lugares.

    --> Em que, no qual, na qual, nas quais.