SóProvas


ID
1914448
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao tratar de documentos digitais ou eletrônicos, o Conselho Nacional de Arquivos passou a traduzir termos utilizados pelo Projeto InterPares, coordenado por Luciana Duranti, e a difundir seu emprego entre nós. Foi o que ocorreu com o verbo capturar e sua forma substantivada. Quando se afirma que captura é a entrada de tais documentos num sistema informatizado de gestão arquivística, de modo a dotá-los de identificadores únicos e de outros metadados (data, classe, tipo etc.), poderíamos caracterizar esse processo utilizando termos já consolidados na área arquivística, como

Alternativas
Comentários
  • Captura é a incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, quando ele passa a seguir as rotinas de tramitação e arquivamento. É incorporado por meio das seguintes ações:

    · registro;
    · classificação;
    · indexação; ( Aqui podemos encontrar a notação) NOTAÇÃO: código e identificação que permite  ordenação ou localização das unidades de arquivamento.
    · atribuição de restrição de acesso;
    · arquivamento.

     

    Além do código de classificação, descritores, número de protocolo e número do registro, a captura pode prever a introdução de outros metadados, tais como data e hora de produção, da transmissão e do recebimento do documento; nome do autor, do originador, do redator e do destinatário, entre outros. Esses metadados podem ser registrados em vários níveis de detalhamento, dependendo das necessidades geradas pelos procedimentos do órgão ou entidade e do seu contexto jurídicoadministrativo..
    Os metadados são essenciais para identificar o documento arquivístico de maneira inequívoca e mostrar sua relação com os outros documentos.

     

    Fonte: http://ged.net.br/suspensao-sigad.html

     

     

     

  • CAPTURA: RCIAA

    REGISTRO > CLASSIFICAÇÃO > INDEXAÇÃO (NOTAÇÃO) > ATRIBUIÇÃO DE RESTRIÇÃO AO ACESSO > ARQUIVAMENTO