SóProvas


ID
1925182
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo:

I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia formal.

II. A Constituição Federal não admite a pena de trabalhos forçados.

III. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

IV. Determinado Oficial de Justiça comparece às 21 horas, numa residência, acompanhado de reforço policial e munido de mandado judicial, para fazer diligência devidamente autorizada por juiz competente. Nesse caso, o morador da referida residência deve abrir as portas da sua casa em obediência à referida ordem.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas
Comentários
  • I- Isonomia material

    II- Ordem judicial apenas durante o dia.

  • ISONOMIA MATERIAL

  •  A Constituição Federal trata da isonomia formal ( todos são iguais perante a lei sem distinção de raça, sexo ou cor...) e isonomia material (tratar de forma diferenciada pessoas em condições diferente -tempo da licença maternidade/licença paternidade; teste físico para homens/teste físico para mulheres etc

  • Pessoal, quando diz "convicção filosófica ou política." Não pode ser vedado caso seja ex: Partido Nacional Socialismo (Nazista). Talves estou confundido sou iniciante nos estudos, caso alguém possa me explicar. Agradeço!

  • Gabarito: letra A 

  • I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia MATERIAL

    II. A Constituição Federal não admite a pena de trabalhos forçados. C

    III. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. C

    IV. Determinado Oficial de Justiça comparece às 21 horas, numa residência, acompanhado de reforço policial e munido de mandado judicial, para fazer diligência devidamente autorizada por juiz competente. Nesse caso, o morador da referida residência deve abrir as portas da sua casa em obediência à referida ordem. E (Feito somente durante o dia)

  • as bancas amam esse "durante o dia"!

  • isonomia material 1º

  • Com base na Constituição Federal de 1988:

    I - INCORRETA. Neste caso, o que se respeita é o princípio da isonomia/igualdade material. Lembre-se que a isonomia formal é a igualdade de todos perante a lei, enquanto que a isonomia material busca igualar os indivíduos que são essencialmente desiguais.

    II - CORRETA. Art. 5º, XLVII, "c".

    III - CORRETA. Art. 5º, VII.

    IV - INCORRETA. Pelo princípio da inviolabilidade domiciliar, disposta no art. 5º, XI estabelece que a casa é asilo inviolável do individuo, sendo que, por determinação judicial, somente durante o dia poderá ser adentrada sem seu consentimento.

    Gabarito do professor: letra A.









  • questão bacana !

  • I ; OBS tava tudo p/ ser CERTA, porém, seria MATERIAL

  • Erro do Item I

    I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia formal. ----> (isonomia material)

    = Trate os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade.

     

  • HOUVE UMA PEGADINHA NA IV, 21 HORAS.. É DURANTE O DIA..

  • Me corrija de estiver errado, mas conforme a nova lei de abuso de autoridade pode ser se cumprido o mandado até às 20:59 min da noite. Procede?

  • a questão está desatualizada, a lei de abuso de autoridade colocou um horário das 21 as 5 horas, mas mesmo assim ele não poderia entrar.

  • Questão bonita!

  • A QUESTÃO PEDE EM RELAÇÃO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL. LOGO, A ALTERAÇÃODA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE É IRRELEVANTE PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO.