-
POLISSEMIA: Uma palavra com múltiplos significados
HOMONÍMIA: Palavras com a mesma grafia e mesma pronuncia, mas com significados diferentes.
SINÔNIMOS: Palavras diferntes com o mesmo significado.
AMBIGUIDADE: Aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado.
-
I, II e IV, apenas.
-
GABARITO: D
I - CORRETO - a ambiguidade é gerada pela confusão entre as patas do animal e a fêmea do pato (pata);
II - CORRETO - a palavra pata é polissêmica porque trata-se de um substantivo com dois sentidos.
III - ERRADO - não se pode falar em sinonímia pois seria o caso se houvesse duas palavras diferentes com o mesmo significado. Ex. feliz/contente; triste/melancólico;
IV - CORRETO - homonímia perfeita, igualde de som e grafia, se estabelece entre patas (pés de animais) e patas (plural do feminino de pato). Ex. Corpo são, mente sã. / São Francisco ajudava os pobres. / Eles são pobres. (as três palavras são iguais em tudo, mas têm significados diferentes).
-
GABARITO: D.
I, II e IV, apenas.
-
Desde quando Pato e pata tem grafia igual ou pronuncia igual?
Sem sombra de dúvidas é um parônimo (Pronúncia e grafia parecida)
-
Essa questão está errada. Vejamos...
O humor consiste na ambiguidade de "pata" (membro de locomoção animal) e "pata" (fêmea do pato). Observem que ambos são SUBSTANTIVOS, sendo assim, trata-se de POLISSEMIA por pertencerem a mesma classe.
Não são homônimos, pois homônimos devem pertencer a classes diferentes. Ex.: janta (comida - Substantivo) e janta ( verbo jantar na terceira pessoa do singular).
Logo as únicas corretas são I e II.
-
Nunca, não pertencem a classes diferentes para serem homonimas
-
Marquei a letra C pelo simples motivo de ser a resposta certa; se o o examinador tem outro entendimento, problema dele, pois eu sei q estou certo; o sinônimo perfeito ocorre quando eventualmente pode haver a mudança de classe gramatical, como, por exemplo, com a palavra Manga, pode ser do fruto, da camisa, mas tb pode ser conjugação do verbo mangar; ora, patas será sempre substantivo e o q confirma meu questionamento é (e gostaria de poder perguntar ao incapaz examinador): se a palavra é polissêmica, como ela seria homônima tb? É paradoxal.