-
D) 3.1. Planejamento
Todos nós conhecemos e utilizamos o planejamento em nossas vidas, não é mesmo? Quando queremos fazer uma viagem de carro, por exemplo, analisamos qual será a distância até o destino, qual será a estrada mais adequada, quantos postos de gasolina existem no caminho, quanto tempo levará a viagem, quanto custará, entre outros fatores.
Fazendo essa análise, aumentamos a chance de que não aconteça algo de ruim em nossa viagem, como ficar sem gasolina no meio do caminho, não é verdade? Nas organizações, também utilizamos o planejamento como uma forma de aumentar as chances de sucesso.
O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.
Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados. Vejam algumas dessas definições:
Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
-
GABARITO: D
AS FUNCÕES DO PROCESSO DE GESTÃO SÃO INTERLIGADAS.
-
Jurava que o processo administrativo era composto de 4 etapas: planejamento, organização, direção e controle. Mas fui na letra D porque estava muito errada.
-
Duas opções erradas (A e D), a meu ver, então se escolhe a mais errada dentre elas.
Nunca vi "liderança" ser um processo administrativo. Uma organização pode funcionar com ou sem líderes.
Se vai funcionar bem, aí já é outra história...
Maaas... Gabarito Letra "D".
-
O processo administrativo se compõe de QUATRO principais funções: planejamento, organização, execução e controle
-
Segundo Maximiano (2004 p. 34), "(...) compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (...), execução e controle".
Letra "a" está correta!
-
d) As funções do processo de gestão não são interligadas, porque não constituem a essência do enfoque funcional da administração - na administração, tudo está interligado; sem isso, a organização pode não funcionar eficazmente.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as funções administrativas. No caso da questão em análise, devemos marcar a alternativa incorreta.
A - correta. O processo administrativo se compõe de cinco principais funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Apesar de parecer incorreta, esta alternativa esta correta de acordo com Maximiano (p.34, 2013). Neste livro, o autor apresenta as seguintes funções administrativas:
- Planejamento;
- Organização;
- Liderança;
- Execução e;
- Controle.
B - correta. O processo administrativo é importante em qualquer contexto de utilização de recursos.
C - correta. A razão principal que justifica o estudo do processo administrativo é seu impacto no desempenho das organizações.
D - incorreta. As funções do processo de gestão não são interligadas, porque não constituem a essência do enfoque funcional da administração.
Pelo contrário, as funções estão interligadas, sim. É por isso que elas podem dar origem ao processo administrativo.
Após verificar as alternativas, concluímos que a letra "D" é o gabarito.
GABARITO: D
Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013.