SóProvas


ID
1977694
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Após uma ação bem-sucedida da assessoria de imprensa, vários telejornais noticiaram uma nova forma dos cidadãos acessarem os serviços de uma instituição pública instalada em uma grande região metropolitana. A audiência dos telejornais levou ao aumento das ligações para o telefone central e as chamadas passaram a ser atendidas por diversos colaboradores. No entanto, nem todos estavam cientes das novas formas de acesso aos serviços.

A partir deste cenário, considere as proposições abaixo:

I. Além do investimento em assessoria de imprensa a instituição deveria também investir na comunicação interna.

PORQUE

II. Dentro dos conceitos de comunicação integrada, tanto os colaboradores da instituição como o público externo são considerados públicos de interesse e deveriam receber as mesmas informações, mas cada um por meio do veículo mais adequado.

Sobre essas proposições, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. A questão diz que tanto os colaboradores da instituição como o público externo são considerados públicos de interesse (até aqui tudo bem) e deveriam receber as mesmas informações (errado). Há certas informações, por exemplo, que são exclusivas ao público interno.

     

     

  • Concordo com a posição de João Netto, acertei a questão, mas buscando a interpretação que achava que a FCC considerava correta e não a que eu acreditava ser.

  • as mesmas informações? sérião?

  • No início, eu tbm achei estranha essa afirmação sobre públlico interno e externo deverem ter acesso às mesmas informações. Mas depois, pensando bem, acho que que o xis da questão aqui é a instituição ser pública. Acredito que, em se tratando de uma instituição pública, e tendo em vista a Lei de Acesso à Informação, a afirmativa está sim, certa. Afinal, todos os cidadãos devem ter acesso às informações de relevância social segundo a LAI. E no caso de as informações serem ultrassecreta, secretas, ou reservadas, elas não serão divulgadas nem para o público interno nem para a sociedade em geral, não havendo essa distinção.