SóProvas


ID
2033224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue o próximo item.

Controles orçamentários realizados nos níveis intermediários da organização para monitorar e controlar as despesas de várias unidades no decorrer de um exercício anual são considerados controles táticos.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Carlos Xavier: "O controle no nível intermediário, das unidades organizacionais (departamentos)são realmente do nível tático." GABARITO:Certo.

  • GABARITO: CERTO

     

    Errei a questão por achar que o controle orçamentário seria a nível estratégico. Pesquisei no livro do Chiavenato e encontrei a resposta. Segue abaixo os tipos de controles táticos citado por Chiavenato em seu livro Administração: Teoria, Processo e Prática.

     

    TIPOS DE CONTROLES TÁTICOS

    Existem vários tipos de controles táticos, isto é, de controles efetuados no nível intermediário das empresas. Os tipos de controles táticos mais importantes são: sistema de informações gerenciais, controle orçamentário, orçamento-programa e contabilidade de custos.

     

  • Não precisa saber nada de controle orçamentário. Basta saber que o controle tático pertence ao nível intermediário.

    Baseando-se na pirâmide:
    Estratégico = primeiro nível (topo/alto)
    Tático = segundo nível (intermediário)
    Operacional = último nível (embaixo)

     

  • Gab. CERTO

     

    ESTRATÉGICO➟➟➟➟➟➟➟ Longo Prazo ( + Abrangente, + Genérico, Presidência/Diretores)

     

    TÁTICO➟➟➟➟➟➟➟➟➟➟ Médio Prazo ( - Genérico, Elo entre os níveis)

     

    OPERACIONAL➟➟➟➟➟➟ Curto Prazo ( Detalhado, Específico)

     

    #DeusnoComando 

  • O administrador utiliza o planejamento tático para delinear o que as várias partes da organização, como departamentos ou divisões, devem fazer para que a organização alcance sucesso. 

    Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade. Para ajustar-se ao planejamento tático, o exercício contábil da organização e os planos de produção, de vendas, de investimentos etc, abrangem geralmente o período anual.

    Prof. Giovanna Carranza - concurseirosprime

  • Fiquei na dúvida, pois apesar da questão fazer referência ao âmbito departamental (nível tático), orçamento é um plano da área operacional. Achei que pudesse ser uma pegadinha da banca, e por isso errei a questão. É o que dá quando você começa a ver muito cabelo em ovo :(

  • Cada vez mais o Cespe trazendo interdisciplinariedade. AFO + Adm. Geral.

  • ABRANGÊNCIA E TIPOS DE CONTROLE:

    - NÍVEL INSTITUCIONAL OU ESTRATÉGICO: visa companhar a realização da missão e os fatores externos e internos, olhando para a otganização como um todo. Exemplos: governança corporativa; relatórios de desempenho global da empresa; balanço contábil e relatórios financeiros; demonstrativos de lucros e perdas; análise do retorno do investimento; balanço social; controle social, etc.

    - INTERMEDIÁRIO OU TÁTICO: focaliza a área funcional, voltado para a quantidade, qualidade, tempo e custo. Exemplos: controle orçamentário, orçamento-programa; contabilidade de custos etc.

    - OPERACIONAL: focaliza as atividade, tarefas e operações, analisando o consumo dos recursos. Exemplos: relatório custo-pradrão; controle de estoque; programação just-in-time; quadros de produtividade; controle de qualidade; medidas não financeiras de desempenho, como: rotatividade de estoque; pontualidade nas entregas; tempo de resposta a uma chamada telefônica ou e-mail; nível de satisfação do cliente, etc.

     

    FONTE: Administração geral e pública para concursos. Elisabete Moreira. págs: 276-277.
    Bons estudos.

  • Segundo Chiavenato :

    1- Controle estratégico: São denominados também controle organizacionais: constituem o sistema de decisões de cúpula que controla o desempenho e os resultados da organização como um todo, tendo por base informações externas (do ambiente) e informações internas (da organização)

    Ø  São exemplos: Balanços e relatórios financeiros, Controle de lucros e perdas , Analise do retorno sobre o investimento (RSI)

     

    2-Controle tático: Referem-se ao controle de cada unidade organizacional

    Ø  São exemplo: Controles orçamentários , contabilidade de custos , controle de estoques, o planejamento de requisitos de materiais (PRM ou MRP) , o controle de qualidade.

     

    3- Controles operacionais: Envolve controle da disciplina dos funcionários, visando manter o desempenho dos funcionários de acordo com os objetivos organizacionais. Boa parte da ações corretivas de controle operacional é realizada sobre as pessoas e o seu desempenho – chamada de ação disciplinar.

     

     

    Outra classificação que já vi ser cobrada aqui no CESPE:

    Q380833 Os processos burocráticos e os tecnológicos são exemplos de controle de primeira ordem, em que chefias (donos, patrões, gerentes etc.) exercem poder direto sobre seus comandados em uma estrutura simples de controle. FALSO.

     

    1-Controle de primeira ordem: supervisão direta. É uma forma mais simples de controle, adotada por pequenas empresas.

    2- Controle de segunda ordem: padronização dos processos. Com o crescimento da empresa é fundamental que seus processos sejam padronizados para melhor controle, os dois pilares desse controle são a tecnologia (automação dos processos) e a burocracia (conjunto de regras racionais).

    3- Controle de terceira ordem: controle por premissas e culturas. É um controle mais implícito, a coordenação dos trabalhos através de um sistema de partilha de pressupostos, crenças e valores.

  • C

  • Divergência entre autores. Existe uma divergência entre os autores quanto à natureza do controle orçamentário. Alguns, a exemplo de Peci e Sobral, sustentam que se trata de um controle operacional. Chiavenato, por outro lado, defende que seja um controle tático. Sempre sugiro jogo de cintura para pontos como esse.

    Nesse enunciado ficou claro que a banca quis afastar a polêmica falando em controle orçamentário realizado nos níveis intermediários (característica do controle tático) para monitorar e controlar as despesas de várias unidades (enterra de vez qualquer dúvida sobre a possibilidade de ser um controle operacional).

    Gabarito: CERTO

  • Chiavenato (2014) em sua obra destaca que os orçamentos fazem parte do PLANEJAMENTO

    operacional. Portanto, faria mais sentido se o autor afirmasse que o controle orçamentário faz

    parte do CONTROLE operacional. Contudo, isso não acontece. O autor acaba se contradizendo e

    sustenta que o controle orçamentário faz parte do CONTROLE tático.

    Sobral e Peci (2013), por outro lado, seguindo a linha de raciocínio mais lógica, afirmam que o

    controle orçamentário, de fato, faz parte do CONTROLE operacional.

    Portanto, você deve ficar atento ao contexto da questão e aceitar se a banca disser que o controle

    orçamentário faz parte do CONTROLE tático (nesse caso, estará adotando o posicionamento de

    Chiavenato) bem como deverá aceitar se a banca disser que o controle orçamentário faz parte do

    CONTROLE operacional (nesse caso, estará adotando o posicionamento mais assertivo de Sobral e

    Peci).

    Fonte: Prof Stefan Fantini - Estratégia.

  • Resposta:Certo

    ---------------------------

    #CONTROLE

    > Controles estratégicos:

    • Balanço e Relatórios financeiros
    • Controle do Lucro e perdas
    • Analise sobre o retorno do investimento

    > Controles táticos:

    • Orçamentado
    • Contabilidade de custo

    > Controle operacional:

    • Disciplina

    ---------------------------

    FONTE:APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • @Happy Gilmore o certo é interdisciplinaridade.

  • A questão em análise nos faz refletir sobre os níveis de planejamento.

    O planejamento estratégico está voltado para o longo prazo e para o macroambiente (cenários políticos, econômicos, sociais, ambientais, legais) em que a empresa está inserida.

    O planejamento tático está voltado para o médio prazo e aborda questões ligadas a cada área ou departamento da empresa, como logística, gestão de pessoas, finanças e tecnologia da informação.

    O planejamento operacional está voltado para o curto prazo e para o microambiente, para as rotinas diárias, ou seja, para a operação da empresa, como ela opera determinado maquinário, como os empregados atendem ao público etc.

    Assim, fazendo um paralelismo, os controles orçamentários realizados nos níveis táticos estão alinhados com o planejamento tático. Portanto, podem ser considerados controles táticos.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.